Coluna Minas Gerais

Faemg realiza a primeira Assembleia da sua história em Brasília

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

A Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) foi realizada, pela primeira vez, em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O encontro, que reuniu uma expressiva comitiva de produtores e presidentes de sindicatos rurais de Minas, integrou a Missão Técnica da Faemg, com o objetivo de fortalecer a representatividade da agropecuária mineira.

Em um discurso contundente, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, convocou a comitiva a repensar a atuação do setor, destacando a necessidade de inovação, união e maior protagonismo político.

Diretoria do Sistema Faemg Senar:
Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário;
Antônio de Salvo, presidente;
Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças.

União e protagonismo político no centro do discurso

Um dos pilares da fala de Salvo foi o chamado à união e à ação coletiva.

“Se fizermos sempre a mesma coisa, o resultado será esse que estamos colhendo. E convenhamos: não está bom nem para nós, nem para Minas, nem para o Brasil”, alertou.

Para ele, a solução começa com um compromisso individual que gera impacto coletivo:

“Vamos enxergar o que cada um pode fazer, do jeito que somos, do tamanho que somos. Se cada um fizer um pouco mais, faremos uma diferença gigantesca.”

Salvo também reforçou a importância de uma postura madura e despersonalizada no setor:

“É fundamental que despersonalizemos nosso relacionamento. Não é nada pessoal. Precisamos de todos — e ainda será pouco. Temos que trazer mais gente para nosso lado.”

O presidente foi enfático ao ressaltar que, embora o agro seja uma potência econômica e social, ainda carece de força política proporcional à sua relevância:

“Não é possível um setor como o nosso, que responde por 50% das exportações e tem peso significativo no PIB, ser apático politicamente.”


Vozes do Agro convergem em Brasília

Antes do discurso de Antônio de Salvo, o palco da CNA recebeu lideranças parlamentares que reforçaram a importância da união e do fortalecimento político do agro.

  • Newton Cardoso Jr. destacou:

“Sabemos da importância do agro e queremos estar cada vez mais perto desse setor que leva Minas à frente.”

  • Zé Silva afirmou:

“É um momento de firmarmos um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento do agro mineiro. Estamos à disposição para levar nosso agro avante.”

  • Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), trouxe um alerta:

“As decisões tomadas aqui em Brasília estão chegando dentro da porteira e gerando muitos problemas. Enfrentamos ataques diários: questões tributárias, socioambientais… Precisamos estar atentos e na defensiva.”

  • Ana Paula Leão reforçou a importância da união:

“Quando estamos juntos, é mais difícil sermos deixados de lado e mais fácil vencermos os desafios. Parabenizo a liderança da Faemg por unir os produtores mineiros.”

  • Domingos Sávio destacou seu orgulho pela origem no agro:

“Viemos da mesma origem e sabemos do nosso papel. Tenho orgulho de estar ao lado de deputados parceiros de muitas lutas.”

  • Evair de Melo, do Espírito Santo, fez um alerta:

“As dificuldades atuais são reflexo da falta de discussão política no passado. Precisamos mudar esse cenário.”

  • José Vitor enfatizou o papel do agro no desenvolvimento do país:

“As grandes vitórias do Brasil passaram pelo agro, graças à mobilização do setor. É tempo de construir, dialogar e enfrentar os desafios.”

  • Greyce Elias fez uma reflexão sobre futuro e responsabilidade política:

“Somos responsáveis pelo nosso futuro e pelo futuro do Brasil. As eleições passam por Minas. Precisamos incluir mais as mulheres nesse debate.”


Dados, estratégia e decisão embasada

Um dos momentos de destaque da Missão Técnica foi a palestra do cientista político e CEO da Quest Consultoria, Felipe Nunes, que apresentou um diagnóstico estratégico baseado em dados.

“As pesquisas mostram que o cidadão mineiro reconhece a agropecuária como atividade econômica fundamental, superando até a mineração na percepção pública”, revelou.

Nunes ressaltou, no entanto, que ainda há um desafio importante:

“O reconhecimento da qualidade dos nossos produtos e da geração de empregos já existe. Agora, é preciso que a sociedade entenda que o agro é uma cadeia produtiva que sustenta a economia mineira.”


Missão Técnica: conexão e fortalecimento institucional

A Missão Técnica da Faemg a Brasília reuniu 250 presidentes e diretores de sindicatos rurais mineiros, em uma agenda intensa de reuniões estratégicas na CNA e no Congresso Nacional.

Leia Também:  Atraso em terceirização da vistoria veicular será debatido na Assembleia

O objetivo foi aprofundar o alinhamento institucional, fortalecer a defesa do produtor rural e ampliar a atuação política do setor.

No segundo dia, os trabalhos começaram com as boas-vindas do presidente da CNA, João Martins, que destacou:

“A CNA é uma trincheira de defesa do produtor rural. Precisamos estar na vanguarda, preparados para uma agropecuária pujante e inovadora.”

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou do encontro e apresentou propostas para o setor, abordando temas como:

  • Pecuária intensiva,

  • Outorga de água,

  • Limpeza de áreas,

  • Vegetação sucessória,

  • Revisão do mapa do IBGE,

  • Segurança no campo,

  • Fiscalização do trabalho.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas

Publicados

em

Foto: Divulgação Codemge

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
A Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), realizada no Expominas, e a Feira de Pedras Preciosas e Semipreciosas, na Praça Tiradentes, que tiveram início na terça-feira, 15 de julho, seguem até este sábado, 19. Com a grande movimentação na cidade, com visitantes do Brasil e de vários outros países, os órgãos de segurança pública reforçaram seus efetivos, e têm atuado em ações conjuntas com os organizadores dos eventos, e com a Prefeitura Municipal. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30563

Sociedade Rural comemora nova lei
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada dessa quinta-feira (17), o projeto de lei que estabelece novas regras gerais para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto segue agora para sanção presidencial e é considerado um dos marcos mais relevantes para o desenvolvimento de empreendimentos produtivos com mais agilidade. A nova proposta cria modelos mais eficientes de licenciamento, como a Licença Ambiental Especial (LAE) e a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), com procedimentos simplificados, prazos reduzidos e prioridade para empreendimentos estratégicos ao país. A Sociedade Rural de Montes Claros celebrou a aprovação do projeto, avaliando-o como uma vitória do diálogo entre os setores produtivo, ambiental e político. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/aprovado-novo-marco-do-licenciamento-ambiental-e-sociedade-rural-de-montes-claros-comemora-avanco-para-o-setor-produtivo/

Leia Também:  JF pode fechar ruas do Centro aos domingos

MPs cobram ações contra poluição
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG) emitiram recomendações conjuntas à Prefeitura de Contagem e à Copasa para reforçar o combate à poluição da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O reservatório, tombado como patrimônio cultural em níveis federal, estadual e municipal, continua sendo alvo de despejos de esgoto e resíduos sem tratamento. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/07/mpf-mp-contas-acoes-poluicao-lagoa-da-pampulha/

ExpoAgro arrecada alimentos
A ExpoAgro GV 2025, que aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, consolidou-se também como um exemplo de responsabilidade social. Durante os dez dias de programação, a entrada do público pôde ser feita por meio da meia entrada social, em que visitantes doaram 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite em troca do ingresso com valor reduzido. O resultado foi expressivo: 10,5 mil litros de leite e 9,5 toneladas de alimentos foram arrecadados. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/expoagro-gv-2025-entrega-95-toneladas-de-alimentos-a-entidades-filantropicas-em-valadares/

Leia Também:  Ipsemg realiza Consulta Pública para empresas de diagnóstico laboratorial

Estação restaurada em Varginha
A Estação Ferroviária de Varginha, tombada como Patrimônio Cultural do Município desde 2000, está em processo de revitalização desde junho. O prédio, que abriga a Fundação Cultural e sedia eventos como o 5ª da Boa Música e a Exposição Nacional de Orquídeas, recebe melhorias estruturais e visuais, incluindo pintura externa, reparos em fissuras e remoção do boulevard instalado em 2015 para ampliar o espaço de eventos. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/esta%C3%A7%C3%A3o-ferrovi%C3%A1ria-de-varginha-passa-por-restaura%C3%A7%C3%A3o-para-manter-viva-a-mem%C3%B3ria-cultural

Pedágio reajustado no Sul de Minas
A EPR Vias do Café anunciou que, a partir das 0h do sábado, dia 26, entram em vigor os novos valores das tarifas de pedágio nas praças sob sua administração, conforme deliberação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho de 2025. A atualização está prevista no contrato de concessão e garante a continuidade dos serviços de operação, manutenção e investimentos nas rodovias. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/novos-valores-tarifarios-entram-em-vigor-nas-pracas-de-pedagio-da-epr-vias-do-cafe-a-partir-do-sabado-26-07/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA