Coluna Minas Gerais

Metade de MEIs não declarou

Publicados

em

Foto: Marcello Casal Jr – Ag BR

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Metade de MEIs não declarou
Segundo os dados da Receita Federal, mais de 38,8 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) de Uberlândia ainda não enviaram a Declaração Anual Simplificada (Dasn-Simei), representando 48,72% do total de microempreendedores da cidade, que é de 79.787. A declaração começou a ser recebida em 1° de janeiro e estão obrigados a declarar todos aqueles que tiveram CNPJ ativo em 2024. Os microempreendedores devem enviar informações sobre o lucro da empresa no ano anterior. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38125/quase-50-meis-uberlandia-nao-entregaram-declaracao

Morro Vermelho recebe Festival
No dia 7 de junho, acontece o Festival Cultural do Morro Vermelho, na Praça da Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, com apresentações culturais de teatro e música, além da tradicional Feirinha do Morro com artesanato e gastronomia local. Morro Vermelho preserva festas e tradições culturais centenárias. Além da sua história e cultura, oferece paisagens naturais, como cachoeiras, cascatas, e uma porta de entrada para o Parque Nacional da Serra do Gandarela. O distrito está localizado na Estrada Real, rota constante de ciclistas e motociclistas que lotam a região todos os finais de semana. (Jornal Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/morro-vermelho-recebe-festival-cultural-em-junho/

Circuito de eventos começa em JF
Com entrada gratuita e atrações variadas, o XVIII Torneio Leiteiro de Filgueiras marca o início do Circuito de Eventos Agropecuários de Juiz de Fora. A programação começou nesta quinta-feira, 29 de maio, e segue até domingo, 1º de junho.A abertura oficial do torneio ocorreu nesta sexta-feira. Neste sábado, além das ordenhas e da sequência de shows, o público poderá aproveitar a estrutura recreativa do projeto JF Lazer, da Secretaria de Esporte e Lazer (RCW TV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/torneio-leiteiro-da-inicio-ao-circuito-agropecuario-de-juiz-de-fora-com-programacao-para-toda-a-familia

Leia Também:  Energia recebe investimentos em Minas

Samarco prorroga adesão indenizatória
A mineradora Samarco prorrogou até 4 de julho o prazo para adesão ao Programa Indenizatório Definitivo (PID), voltado a pessoas e empresas afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana (MG) em 2015. O programa prevê pagamentos de R$ 35 mil mediante assinatura de um Termo de Quitação, que exige a renúncia a ações judiciais sobre o desastre. Já foram protocolados mais de 255 mil pedidos, com mais de 31 mil pagamentos efetuados. Paralelamente, segue na justiça inglesa um processo movido por 620 mil atingidos, que pleiteiam R$ 260 bilhões em indenizações da BHP Billiton, uma das controladoras da barragem. (São Geraldo – Belo Horizonte)
https://www.jornalsaogeraldo.com.br/mineradora-samarco-prorroga-adesao-indenizatoria-ate-4-de-julho

Expô Formiga foi cancelada
A tradicional Expô Formiga, prevista para ocorrer de 5 a 8 de junho, foi cancelada devido à falta de recursos financeiros por parte do município para viabilizar o evento, conforme informações da ACIF/CDL. A festa, que costumava atrair grande público e movimentar o comércio local com apresentações de artistas de renome nacional, poderá ser remarcada para julho com apoio do setor privado. Apesar do cancelamento, o Sindicato Rural anunciou a realização da 1ª Exposição Regional Especializada Mangalarga Marchador de Formiga entre 26 e 28 de junho. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/foi-cancelada-a-expo-formiga-que-deveria-ocorrer-de-5-a-8-de-junho/

Leia Também:  Sabará reabre Santa Casa para o SUS

Paraíso tem festival de balonismo
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Sebastião do Paraíso realiza entre os dias 30 de maio e 1º de junho, no Campo Municipal Irmãos Capatti (Campão), o II Festival de Balonismo 2025. O evento, que foi um sucesso de público em 2024, terá diversas atracões. A programação começou nesta sexta-feira (30) com o primeiro voo às 16h, reunindo cinco balões em uma decolagem simultânea. No sábado (31), o segundo voo está previsto para as 7h da manhã, e o Night Glow se repete no fim da tarde, das 17h às 19h. No domingo (1º de junho), o encerramento será com um novo voo logo ao amanhecer, às 7h. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219250

Operação contra extração de ouro
Durante uma operação de patrulhamento realizada nesta semana, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Ipanema flagrou uma atividade clandestina de extração de ouro no rio Manhuaçu, na zona rural do município. No local, os militares encontraram uma balsa equipada com motor a diesel, bombas de sucção e estrutura para permanência prolongada, operando sem a devida licença ambiental. Quatro pessoas estavam a bordo, sendo que uma delas realizava mergulho no momento da abordagem. A extração foi imediatamente interrompida e os envolvidos presos. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/policia-ambiental-interrompe-extracao-ilegal-de-ouro-no-rio-manhuacu-em-ipanema/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.

O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de companhias, pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos.
A programação foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.

“À medida que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

Leia Também:  Mais da metade das gestações no Brasil não é planejada

Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar apresentaram um panorama das principais cadeias produtivas de Minas Gerais, destacando as épocas de safra e os produtos de maior valor de mercado, como o café, que exige atenção especial das forças de segurança devido ao seu alto valor.

Outros temas em destaque foram a bovinocultura e a equideocultura, com explicações detalhadas sobre os processos de produção, manejo, abate, distribuição e exportação, evidenciando o impacto econômico e social do agronegócio mineiro.

A Polícia Militar de Minas Gerais também apresentou casos de sucesso da patrulha comunitária rural, mostrando exemplos de como o estreitamento do relacionamento com as comunidades tem contribuído para aumentar a sensação de segurança e confiança entre os produtores e moradores do campo.

“Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia.

Também estiveram presentes o coronel PM Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; o coronel PM Câmara, diretor de Operações; e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, além do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.

Leia Também:  Em Carangola, Família do Campo bate recorde de público em 2025

Coronel Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, Comandante-Geral da PMMG, Antônio de Salvo; Coronel Câmara, Diretor de Operações; e Renato Laguardia

Os policiais participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, bem como reconhecer situações que dispensam documentação.
Também foram abordados temas como a identificação de maquinários agrícolas e as boas práticas no transporte de animais, medidas fundamentais para garantir segurança, rastreabilidade e conformidade nas operações rurais.

O seminário proporcionou aos policiais uma visão aprofundada sobre o perfil dos produtores mineiros e as especificidades da produção rural, contribuindo para uma atuação mais estratégica, integrada e próxima das comunidades rurais em todo o estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA