Coluna Minas Gerais

Parceria entre sindicatos da Câmara da Comunicação garante mercados e visibilidade internacional para produtos mineiros

Publicados

em

Inteligência Artificial, competitividade e associativismo também foram destaques na reunião do colegiado.

A parceria consistente entre os sindicatos da Câmara da Indústria da Comunicação, aliada ao apoio do Sistema FIEMG em inovação e competitividade, foi destaque na reunião do colegiado, realizada na sede da entidade. O presidente da Câmara, Rodrigo Fernandes, destacou que todos os elos do processo produtivo do setor estão representados na Câmara, e celebrou os resultados alcançados em maio:

“Foram resultados impressionantes, fruto da interação entre os membros — desde a formação profissional, passando pela produção, até as diversas formas de divulgação por meio da comunicação”, comemorou.

Nesse contexto, uma parceria inédita entre os sindicatos integrantes da Câmara proporcionou a produção de material promocional que pode abrir e ampliar mercados para produtos industriais mineiros no exterior. A Primacor, empresa associada ao Sindicato da Indústria Gráfica de Minas Gerais (Sigemg) — presidido por Vicente Aleixo Dias —, foi responsável pela impressão dos folders de apresentação do cinema mineiro. Esse material foi utilizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual (Sindav), que representou Minas Gerais no Festival de Cinema de Cannes, o maior do setor no mundo, realizado em maio.

Leia Também:  Morre o ex&presidente da Alago prof. Djalma Francisco Carvalho

A presidente do Sindav, Daniela Fernandes, destacou a importância da colaboração:

“Essa parceria foi fundamental para que o mundo conhecesse as nove produções mineiras apresentadas em Cannes, que devem ser a base para muitos negócios que estão por vir”, ressaltou.

Produção mineira como referência internacional

Entre os nove filmes apresentados em Cannes estava “Maria: A Rainha Louca”, que contou com apoio da Escola SENAI Audiovisual, tanto no processo de produção quanto na elaboração de roteiro e figurinos. A gerente da escola, Karla Bittar, fez um balanço das atividades e anunciou uma novidade:

“Estamos elaborando uma proposta para interiorizar nossos cursos, levando formação audiovisual para todas as regiões do estado”, afirmou.

A reunião também contou com a presença da secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, que falou sobre a missão mineira, coordenada por ela, no Festival de Cannes. Ela elogiou os esforços da FIEMG:

“É uma satisfação estar aqui, vendo os resultados de um trabalho que se consolida”, destacou.

Em seguida, passou a palavra para Thaylane Cristina, coordenadora da BH Film Commission, que apresentou um balanço das atividades e dos avanços da capital como polo de produção cinematográfica.

Leia Também:  Rodovia MGC-367, entre Couto de Magalhães de Minas e Diamantina, recebe nova camada de asfalto

Inovação, tecnologia e defesa do setor

Outro ponto de destaque na reunião foi a apresentação das soluções em Inteligência Artificial oferecidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), através da Gerência de Projetos para a Indústria. A palestra foi conduzida pela analista Alice Machado Campos e Souza, que detalhou como a IA pode apoiar o desenvolvimento das indústrias criativas.

Além disso, foi ressaltado o sucesso do Seminário da Indústria Gráfica, realizado em maio, dentro do programa FIEMG Competitiva. A analista Ana Isabella Ferrarez, que também apoia o Sindicato dos Proprietários de Jornais, Portais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor em razão dos critérios atuais de geolocalização de acessos, utilizados como base para a remuneração de publicidade em meios digitais por governos e entidades mineiras.

O presidente da Câmara e do Sindijori, Rodrigo Fernandes, solicitou ao IEL orientações e apoio técnico para a elaboração de um parecer, que subsidiará a defesa dos interesses de um setor estratégico para a indústria da comunicação em Minas Gerais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

AMM e Codemge abrem inscrições para curso de capacitação em PPPs e Concessões

Publicados

em

AMM | Divulgação

A Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), publicou nesta terça-feira (22/7) o edital para seleção de 85 servidores públicos municipais interessados em participar do Curso de Capacitação Técnica em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões.

A iniciativa tem como objetivo qualificar gestores públicos municipais para atuarem no planejamento, estruturação e gestão de projetos de PPPs e Concessões. O conteúdo abrange temas como sustentabilidade, regulação, gestão contratual e o relacionamento com órgãos de controle.

O curso será realizado na modalidade EAD, com 60 horas-aula e certificação conjunta da AMM, Codemge e FESP. O início das aulas está previsto para 20 de agosto de 2025.


Inscrições abertas até 12 de agosto

As inscrições podem ser feitas entre 22/07 e 12/08/2025, pelo site www.portalamm.com.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá enviar:

  • Formulário de inscrição preenchido no site;

  • Carta de indicação assinada pelo(a) prefeito(a) ou secretário(a);

  • Currículo atualizado, destacando experiências relevantes;

  • Declaração de participação ou interesse no Programa Cidade Parceira, da Codemge/Seinfra.

Leia Também:  Athletico-PR vence em casa e garante vaga nas oitavas da Libertadores

Todos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: [email protected].


Critérios de seleção

A seleção dos candidatos seguirá critérios técnicos definidos no edital, considerando:

  • Experiência prévia na área de PPPs e Concessões;

  • Atuação estratégica na administração municipal;

  • Vínculo com municípios filiados à AMM;

  • Participação em programas ou convênios com a Codemge.

O número de vagas por município será proporcional ao número de habitantes e à adesão ao Programa Cidade Parceira.

“A capacitação técnica dos servidores é fundamental para ampliar a capacidade dos municípios mineiros de estruturar projetos de qualidade em parceria com o setor privado, promovendo desenvolvimento, eficiência e inovação na gestão pública”, destaca o presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão.


Conteúdo programático

A formação será dividida em cinco módulos, com os seguintes temas:

  • Aspectos estratégicos das PPPs e Concessões;

  • Planejamento e estruturação de projetos;

  • Regulação e execução contratual;

  • Sustentabilidade, ESG e atuação dos órgãos de controle.

A programação inclui ainda estudos de caso, palestras e uma atividade de encerramento presencial.


Inscreva-se aqui:
https://central.amm-mg.org.br/cent_seg_Login/

Mais informações:
[email protected]

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA