Coluna Minas Gerais
Parceria entre sindicatos da Câmara da Comunicação garante mercados e visibilidade internacional para produtos mineiros
Inteligência Artificial, competitividade e associativismo também foram destaques na reunião do colegiado.
A parceria consistente entre os sindicatos da Câmara da Indústria da Comunicação, aliada ao apoio do Sistema FIEMG em inovação e competitividade, foi destaque na reunião do colegiado, realizada na sede da entidade. O presidente da Câmara, Rodrigo Fernandes, destacou que todos os elos do processo produtivo do setor estão representados na Câmara, e celebrou os resultados alcançados em maio:
“Foram resultados impressionantes, fruto da interação entre os membros — desde a formação profissional, passando pela produção, até as diversas formas de divulgação por meio da comunicação”, comemorou.
Nesse contexto, uma parceria inédita entre os sindicatos integrantes da Câmara proporcionou a produção de material promocional que pode abrir e ampliar mercados para produtos industriais mineiros no exterior. A Primacor, empresa associada ao Sindicato da Indústria Gráfica de Minas Gerais (Sigemg) — presidido por Vicente Aleixo Dias —, foi responsável pela impressão dos folders de apresentação do cinema mineiro. Esse material foi utilizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual (Sindav), que representou Minas Gerais no Festival de Cinema de Cannes, o maior do setor no mundo, realizado em maio.
A presidente do Sindav, Daniela Fernandes, destacou a importância da colaboração:
“Essa parceria foi fundamental para que o mundo conhecesse as nove produções mineiras apresentadas em Cannes, que devem ser a base para muitos negócios que estão por vir”, ressaltou.
Produção mineira como referência internacional
Entre os nove filmes apresentados em Cannes estava “Maria: A Rainha Louca”, que contou com apoio da Escola SENAI Audiovisual, tanto no processo de produção quanto na elaboração de roteiro e figurinos. A gerente da escola, Karla Bittar, fez um balanço das atividades e anunciou uma novidade:
“Estamos elaborando uma proposta para interiorizar nossos cursos, levando formação audiovisual para todas as regiões do estado”, afirmou.
A reunião também contou com a presença da secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, que falou sobre a missão mineira, coordenada por ela, no Festival de Cannes. Ela elogiou os esforços da FIEMG:
“É uma satisfação estar aqui, vendo os resultados de um trabalho que se consolida”, destacou.
Em seguida, passou a palavra para Thaylane Cristina, coordenadora da BH Film Commission, que apresentou um balanço das atividades e dos avanços da capital como polo de produção cinematográfica.
Inovação, tecnologia e defesa do setor
Outro ponto de destaque na reunião foi a apresentação das soluções em Inteligência Artificial oferecidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), através da Gerência de Projetos para a Indústria. A palestra foi conduzida pela analista Alice Machado Campos e Souza, que detalhou como a IA pode apoiar o desenvolvimento das indústrias criativas.
Além disso, foi ressaltado o sucesso do Seminário da Indústria Gráfica, realizado em maio, dentro do programa FIEMG Competitiva. A analista Ana Isabella Ferrarez, que também apoia o Sindicato dos Proprietários de Jornais, Portais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor em razão dos critérios atuais de geolocalização de acessos, utilizados como base para a remuneração de publicidade em meios digitais por governos e entidades mineiras.
O presidente da Câmara e do Sindijori, Rodrigo Fernandes, solicitou ao IEL orientações e apoio técnico para a elaboração de um parecer, que subsidiará a defesa dos interesses de um setor estratégico para a indústria da comunicação em Minas Gerais.
Coluna Minas Gerais
Antônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
João Martins foi reeleito para mais um mandato à frente da CNA
FAEMG SENAR | Divulgação
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, tomou posse como 2º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta terça-feira (9/12) em Brasília. De Salvo integra a nova diretoria executiva da CNA, liderada pelo presidente João Martins, reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da entidade.
│ “Um setor que impulsiona a economia precisa se manter unido para que, cada vez mais, a gente possa trazer riquezas para o Brasil e uma vida melhor para nossos produtores rurais. Vamos continuar trabalhando com firmeza para que o agro seja cada vez mais ouvido, respeitado e para que as demandas dos produtores mineiros estejam no centro das discussões nacionais”.
Em novembro deste ano, De Salvo também reassumiu a presidência do Sistema Faemg Senar para o seu segundo mandato.
Posse na CNA
A cerimônia reuniu representantes de entidades do agro, do setor privado, deputados, senadores, embaixadores, autoridades, familiares, produtores rurais, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores e integrantes do Sistema CNA/Senar.
│ “Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores, em todos os pontos do país, priorizando as regiões menos favorecidas. Levamos a essa nova classe um conjunto de conhecimentos e assistência, que lhes permite alcançar o máximo de sua capacidade”.
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNA (2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura



