Coluna Minas Gerais

InfraBusiness Expo quer impulsionar mercado de construção pesada no Brasil

Publicados

em

SICEPOT | Divulgação

Evento será realizado em Belo Horizonte e reunirá líderes do setor para fomentar negócios, inovação e soluções em infraestrutura

O setor brasileiro de infraestrutura ganhará, a partir de 2025, um novo e estratégico ponto de encontro. Está confirmada a realização da InfraBusiness Expo, feira que pretende se firmar como um dos maiores eventos da cadeia produtiva da infraestrutura na América Latina. O encontro acontecerá de 12 a 14 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

Idealizado por Emir Cadar Filho, engenheiro civil e referência no setor, o evento nasce com o propósito de integrar, qualificar e acelerar os negócios da área, que deverá movimentar mais de R$ 100 bilhões em investimentos em Minas Gerais até 2032, segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Isso sem contar os aportes nacionais em concessões, parcerias público-privadas e grandes obras estruturantes em curso.

“Queremos criar um ambiente propício à geração de negócios, articulação institucional e expansão de parcerias. A InfraBusiness é uma oportunidade concreta para fomentar a economia e fortalecer a infraestrutura nacional”, afirma Emir, que é vice-presidente da FIEMG e presidente do Conselho de Infraestrutura da entidade.

Ele também atua em instituições como o SICEPOT-MG e a Brasinfra. Inspirado em grandes feiras internacionais e na necessidade de descentralizar o eixo Rio-SP, Emir aposta no protagonismo de Belo Horizonte como novo polo estratégico da construção pesada no país.

Leia Também:  Brasil é eliminado pela Jamaica; cai na fase de grupos pela 1ª vez desde 1995

Mais que uma feira: um ecossistema de infraestrutura

A InfraBusiness Expo vai além de uma simples vitrine de máquinas e equipamentos. O evento propõe-se a ser uma plataforma de conexões entre todos os elos da infraestrutura: fabricantes de equipamentos pesados, fornecedores de insumos (cimento, aço, pneus, lubrificantes), instituições financeiras, seguradoras, consultorias técnicas e grandes contratantes — públicos e privados.

A programação incluirá rodadas de negócios, apresentações técnicas e um ambiente planejado para parcerias estratégicas reais.

Outro destaque é o Congresso InfraBusiness e os Infra Talks, que contarão com especialistas nacionais e internacionais debatendo temas como sustentabilidade, inovação tecnológica, modelos de financiamento e gestão de riscos em obras públicas.

Entre os nomes já confirmados estão:

  • Ricardo Amorim (economista)

  • Rubens Menin (empresário)

  • Antonio Anastasia (ministro do TCU)

  • Eugênio Mattar (executivo da Localiza)

  • Romeu Zema (governador de Minas Gerais)


Minas Gerais como centro da transformação

A escolha de Minas Gerais como sede do evento reflete o atual cenário positivo do estado, que vive um ciclo robusto de investimentos em infraestrutura. Entre os principais projetos estão:

  • As concessões das BRs 040, 381 e 262

  • O Rodoanel Metropolitano de BH

  • A expansão do metrô da capital

  • As ações estruturantes do Acordo de Mariana, com previsão de mais de R$ 110 bilhões em investimentos

Leia Também:  Karoline Lima assumi namoro com Léo Pereira, do Flamengo: ‘Te assumi pro Brasil’

A expectativa é que esse movimento gere cerca de 730 mil empregos diretos e indiretos até 2032.

“Nesse cenário, a InfraBusiness Expo pretende consolidar Minas como protagonista da transformação da infraestrutura nacional, com um evento à altura dos desafios e das oportunidades do setor”, reforça Emir.


Realização e informações

A feira é uma realização da Cubo Eventos, especializada em grandes feiras e congressos, com apoio institucional da FIEMG e do SICEPOT-MG.

. InfraBusiness Expo
12 a 14 de agosto de 2025
Expominas, Belo Horizonte – MG
Inscrições e mais informações: www.infrabusinessexpo.com.br

Informações para a imprensa:
Saulo Penaforte – (31) 9 9683-5270
Karine Seimoha – (11) 9 6969-2774

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar

Publicados

em

Foto: Reprodução / Marcos Delamore

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar
Os marianenses e ouro-pretanos devem voltar a ouvir os tradicionais sons dos apitos e das buzinas do Trem do Vale a partir de 2027, data prevista para a reativação do trecho entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. A informação foi confirmada pelo prefeito de Mariana, Juliano Duarte, nesta segunda-feira (8), durante as celebrações de 280 anos da Arquidiocese de Mariana. Desde 2020, em função da pandemia, as viagens foram suspensas. Nesse hiato, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e as administrações municipais buscam a salvaguarda do bem patrimonial que remonta ao período imperial. (O Liberal  – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/trem-entre-ouro-preto-e-mariana-pode-voltar-a-funcionar-em-2027/

Prefeitura vai patrocinar Democrata
O prefeito Coronel Sandro sancionou, nesta quarta-feira (10), a lei que autoriza ao Poder Executivo a patrocinar as equipes masculina, feminina e categorias de base do Esporte Clube Democrata. Segundo a legislação, o patrocínio ocorrerá desde que haja dotação orçamentária disponível. Além disso, o texto dispõe como condição para a concessão do patrocínio a disponibilização pelo Democrata de espaço adequado em suas instalações para a execução de projetos sociais, esportivos, educativos ou comunitários desenvolvidos por entidades. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/lei-que-autoriza-prefeitura-patrocinar-democrata-e-sancionada/

Leia Também:  Professores da UFJF no ranking

Pouso Alegre terá reconhecimento facial
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estabeleceu uma Parceria Público-Privada com a Polícia Militar de Minas Gerais e a empresa Energy Sistem do Brasil para a implementação do Sistema Argos, uma tecnologia de reconhecimento facial voltada ao fortalecimento da segurança pública no município. A Polícia Militar de Minas Gerais contribuiu com o banco de dados criminal, enquanto a empresa Energy Sistem foi responsável pela interface tecnológica. Já o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) garantiu a operacionalização do sistema e dos equipamentos instalados. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3115/implantacao-do-sistema-de-reconhecimento-facial-em-pouso-alegre

Conecta Samu 5.0 reúne gestores
O Conecta Samu 5.0, 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, teve início na quarta-feira (10), no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, reunindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e profissionais da saúde de toda a macrorregião. Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Consurge, que definiu os representantes que irão compor a equipe do novo serviço aeromédico. Previsto para iniciar no próximo ano, o serviço ampliará significativamente a capacidade de atendimento. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/conecta-samu-5-0-reune-gestores-e-profissionais-para-fortalecer-a-rede-regional-de-urgencia-e-emergencia/

Leia Também:  Natal de Ouro Preto atraiu 90 mil

Pesquisa aponta disputa aberta em Minas
A nova pesquisa Real Time Big Data mostra que a gestão do governador Romeu Zema segue bem avaliada pelos mineiros, mas essa popularidade ainda não se converte em força eleitoral para seu possível candidato à sucessão em 2026. O levantamento, realizado entre 11 e 13 de agosto com 1.500 entrevistados em todo o estado, revela que o cenário para o governo de Minas permanece aberto e marcado pela vantagem do senador Cleitinho. Segundo a pesquisa, 64% dos mineiros aprovam o governo Zema, enquanto 32% desaprovam. (Jornal da Manhã – Uberaba) https://www.jmonline.com.br/politica/pesquisa-aponta-disputa-aberta-no-cenario-eleitoral-de-minas-para-2026-1.572931

Alunos do Sesi brilham em feira
Os corredores da 2ª Feira Internacional de Iniciação Científica 2025, realizada na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA), ganharam um brilho especial nesta quinta-feira (11/12) com a presença dos estudantes da Escola SESI Professora Quita Guimarães, de Montes Claros. Representando o Norte de Minas com protagonismo e criatividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Lara Mariany Silva Ramos foram selecionados entre 150 equipes de todo o país para apresentar o projeto “Avaliação da Eficiência da Moringa oleifera na Remoção de Turbidez e Microrganismos da Água”. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/alunos-do-sesi-montes-claros-apresentam-projeto-inovador-de-tratamento-de-agua-com-semente-de-moringa-oleifera-na-fenic-2025/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA