Coluna Minas Gerais
Investimentos em granjas na Zona da Mata
Foto: Reprodução/NewTrade
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Investimentos em granjas na Zona da Mata
A Pif Paf Alimentos anunciou um novo pacote de investimentos voltado à modernização das granjas integradas da unidade de Visconde do Rio Branco, com o objetivo de ampliar em cerca de 10% sua capacidade de abates já em 2025. O anúncio foi feito durante encontros realizados nas cidades de Ervália, São Miguel do Anta e Teixeiras, com a presença de produtores integrados e executivos da companhia. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/11-06-2025/pif-paf-projeta-visconde-do-rio-branco.html
Montes Claros no sistema digital
A Prefeitura de Montes Claros deu um grande passo para a modernização de sua gestão ao lançar a plataforma digital “ConectaMoc”, que visa otimizar processos e documentos de forma totalmente digital, garantindo mais eficiência, segurança e transparência. A ferramenta, que inclui o uso do sistema 1Doc para processos como alvarás, protocolos e memorandos, elimina o uso de papel e promete economia de tempo e recursos. Além disso, a prefeitura lançou um aplicativo para facilitar a solicitação de serviços municipais diretamente pelo celular, evitando filas. (Rede Gazeta – Montes Claros)
500 bailarinos na Mostra de Viçosa
Nos dias 20, 21 e 22 de junho, Viçosa será o grande palco da 31ª edição da Mostra Diversidade em Dança. Serão mais de 500 bailarinos em cena, entre estudantes, amadores e profissionais, em um evento gratuito realizado pelo Núcleo de Arte e Dança. Estarão presentes representantes da pujante dança viçosense, como o Grupo Impacto de Dança, que prepara a sua quarta turnê internacional, o Neparc que estará presente com trabalhos de videodança e o Grupo Sinergia, ambos ligados ao curso de Dança – UFV. (Folha da Mata – Viçosa)
PBH assume gestão do Novo Anel
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assumiu a gestão de 22,4 km do Novo Anel Rodoviário, com foco em aumentar a segurança, reduzir acidentes e melhorar a mobilidade. A área, que registrou 1.474 acidentes entre janeiro e abril de 2025, passará por obras de modernização, com investimentos federais, incluindo a construção de viadutos e novos acessos. A PBH também implementará videomonitoramento, sinalização, fiscalização e manutenção contínua, além de reforçar o atendimento emergencial e a operação viária. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
Sala do Empreendedor em Itapecerica
Itapecerica inaugurou a Sala Mineira do Empreendedor (SME), um espaço dedicado a apoiar os pequenos negócios locais. A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas, a Prefeitura e a CDL, oferece serviços essenciais como orientação para abertura e regularização de empresas, consulta de viabilidade, emissão de alvarás e apoio a Microempreendedores Individuais (MEIs) e Microempresas. A SME visa fortalecer o ambiente de negócios da cidade, oferecendo suporte direto aos empreendedores e ajudando no crescimento e desenvolvimento da economia local. (Portal Gerais – Divinópolis)
Associação do Vale do Aço protege idosos
A Associação Cuidado Humano, com unidades em Ipatinga e Santana do Paraíso, desenvolve um trabalho preventivo de combate à violência contra a pessoa idosa, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários. A instituição oferece atividades como artesanato, rodas de conversa e atividades cognitivas, enquanto promove a prevenção e conscientização sobre a violência, identificando casos por meio de escuta qualificada. (Diário do Aço – Ipatinga)
Registros de Ovni’s em Uberaba
Poucos assuntos despertam tanto fascínio, especulação e curiosidade quanto os relatos de Objetos Voadores Não Identificados, o OVNI’s. Sempre que um novo documento é revelado, reacende-se o mistério: o que, afinal, foi visto nos céus? E claro, como não poderia deixar de ser, Uberaba também tem sua parcela nessa história enigmática. Dois registros envolvendo a cidade foram recentemente divulgados pelo Arquivo Nacional. Os episódios aconteceram em 1986 e em 2023, ambos protagonizados por pilotos de voos comerciais em pleno espaço aéreo mineiro. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Coluna Minas Gerais
Lei autoriza controle populacional do javali&europeu
Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle
FAEMG SENAR | Divulgação
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.
Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.
│ “Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.
Métodos de controle populacional e manejo
A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.
O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.
O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.
│ “A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.
Próximos passos
A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.
A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais24 horas atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais24 horas atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais18 horas atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu



