Coluna Minas Gerais
Projeto Araxá projeta 200 empregos
Foto: Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Projeto Araxá projeta 200 empregos
A Prefeitura de Araxá recebeu representantes da mineradora australiana St George Mining para tratar do avanço do Projeto Araxá, que prevê a produção de nióbio e elementos de terras-raras (REE) no município. Com sede em Perth, na Austrália, a St George concluiu recentemente a aquisição do Projeto Araxá, de alto teor de nióbio e terras-raras. A empresa já iniciou os processos para começar as obras de instalação previstas para 2026. A projeção é de geração de 200 empregos diretos, com 90% dos serviços prestados por empresas locais. ((Jornal Interação – Araxá)
Uberaba faz boletim sobre violência no trânsito
O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publicou o primeiro boletim epidemiológico sobre os casos de violência no trânsito no município. A publicação, que marca a inclusão oficial do tema como agravo de notificação municipal, traz uma análise detalhada das notificações registradas entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024. Segundo o levantamento, foram registradas 3.059 notificações de vítimas de sinistros de trânsito atendidas nos hospitais e unidades de pronto atendimento de Uberaba durante os 24 meses analisados. (Jornal de Uberaba)
Pirapora apoia empreendedores
O município de Pirapora abriga cerca de cinco mil empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Pensando em fomentar o desenvolvimento desses negócios e incentivar novos empreendedores, o Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Sala Mineira do Empreendedor, lança no próximo dia 17 de junho o programa Impulsiona Negócios. O programa traz um conjunto de ações externas ao fortalecimento empresarial, incluindo cursos, capacitações, rodadas de negócios e consultorias especializadas. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/sebrae-minas-e-prefeitura-lancam-programa-impulsao-negocios-em-pirapora/
Parque recebe o Arraiá de Poços
O Parque Municipal Antônio Molinari, em Poços de Caldas, sedia até este domingo, 15, o Arraiá de Poços 2025, que começou dia 13. A festa reúne gastronomia típica, música ao vivo e o tradicional Concurso de Quadrilhas, com participação de escolas, CEIs e o Projeto Municipal da Juventude, que também atuam nas barracas de alimentação, cuja renda será destinada a melhorias nas instituições. Há ainda estandes de cervejarias artesanais locais, área kids e espaço acessível para pessoas com deficiência. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
Andradas zera filas de exames
A Prefeitura de Andradas anunciou que conseguiu zerar as filas para exames laboratoriais na rede pública, proporcionando mais agilidade e organização no atendimento. A iniciativa, resultado de ações da Secretaria Municipal de Saúde, tem garantido que os pacientes já saiam das consultas com os pedidos autorizados, acelerando diagnósticos e tratamentos. Além disso, o município já realizou mais de 2.500 exames de imagem em 2025. (Jornal Andradas Hoje)
Ipatinga promove Escutas Públicas
A Prefeitura de Ipatinga iniciou, neste sábado (14), uma série de Escutas Públicas para definir, junto à comunidade cultural, como serão utilizados mais de R$ 1,5 milhão oriundos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB – Ciclo 2). Até 18 de junho, artistas, coletivos e instituições participarão de fóruns setoriais — presenciais e virtuais — para elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos, que será submetido à plataforma federal Transferegov.br. As propostas serão consolidadas em um encontro na Estação Memória Zeza Souto, no dia 25, e debatidas na 9ª Conferência Municipal de Cultura, de 27 a 29 de junho. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
Secretários defendem Propag na Assembleia
Os titulares das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvia Listgarten, e da Fazenda, Luiz Claudio Gomes, compareceram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para apresentar aos deputados as ações realizadas pelas duas pastas ao longo dos quatro primeiros meses de 2025. A audiência pública integrou o 1º ciclo de prestação de contas no âmbito do Assembleia Fiscaliza neste ano. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/2025/06/13/secretarios-apresentam-acoes-e-defendem-o-propag-na-almg/
Coluna Minas Gerais
A união que move o campo
FAEMG SENAR | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, produtor rural, engenheiro agrônomo e presidente do Sistema Faemg Senar
Mais do que nunca, o agro mineiro tem demonstrado sua capacidade de união, aprendizado e posicionamento firme. Nossos produtores compreendem o cenário em que estão inseridos e o papel essencial que desempenham na engrenagem econômica e social do país. Essa consciência é resultado de um trabalho contínuo de mobilização, capacitação e diálogo, que vem aproximando segmentos historicamente distantes e fortalecendo a representatividade do setor.
Essa nova fase do agro pode ser ilustrada pelo sucesso da primeira edição do Congresso Nacional da Carne. O encontro técnico, realizado em setembro deste ano para discutir o futuro da pecuária brasileira, contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, entre produtores, especialistas, lideranças políticas e representantes das 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.
Outro marco importante de mobilização foi o movimento “Minas Grita pelo Leite”, realizado em 2024, que reuniu aproximadamente 9 mil pecuaristas de todas as regiões do estado em um único dia para exigir medidas emergenciais em defesa da produção leiteira nacional. O resultado foi uma série de ações concretas e respostas governamentais que dificilmente seriam alcançadas sem a força coletiva dos produtores.
Da mesma forma, a expectativa em torno da Semana Internacional do Café (SIC) — que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte — reforça o momento positivo vivido pelo agro mineiro. Somos líderes mundiais na produção de café, responsáveis por cerca de 47% da produção brasileira. Nesse contexto, a SIC se consolida como um espaço de diálogo, negócios e conexão de toda a cadeia produtiva, contribuindo para valorizar a cafeicultura mineira e impulsionar o desenvolvimento dos nossos produtores.
O Sistema Faemg Senar tem cumprido seu papel nesse processo. Atua com firmeza na defesa e no posicionamento do setor, construindo pontes entre produtores e instituições, e promovendo conhecimento técnico, gestão e desenvolvimento. Se antes havia fragmentação, com cadeias produtivas caminhando de forma isolada, hoje vivemos um tempo de organização, diálogo e união. E quando cada segmento entende sua importância, o setor conquista representatividade e capacidade real de influenciar políticas, decisões e mercados.
Os desafios, porém, permanecem. A atividade agropecuária ainda enfrenta pressões crescentes que exigem preparo, coesão e clareza para garantir o direito de produzir com responsabilidade. O produtor precisa de segurança jurídica e estabilidade para continuar fazendo o que sabe tão bem: produzir alimentos, gerar renda e movimentar a economia do país.
Seguiremos firmes no propósito de unir e fortalecer as cadeias produtivas, treinando, posicionando e defendendo nossos produtores, para que tenham cada vez mais condições de crescer, inovar e gerar resultados que beneficiem o campo, a cidade e toda a sociedade brasileira.
-
COLUNA MG2 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
-
GERAL5 dias atrásMaurício do Vôlei dispara e se consolida para disputar o Senado por Minas Gerais
-
Brasil e Mundo2 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
-
CIDADES12 horas atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
COLUNA MG2 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPapa recebe artesanato de Sabará
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAgro sofre prejuízos de R$ 875 mi



