Coluna Minas Gerais

Uberlândia testa ônibus elétricos

Publicados

em

Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Uberlândia testa ônibus elétricos

A Prefeitura de Uberlândia iniciou, na segunda-feira, 30, um período de testes com três ônibus elétricos no sistema de transporte público da cidade. O objetivo é avaliar o desempenho, a eficiência energética e o conforto oferecidos pelo veículo, além de estudar a viabilidade de uma eventual e futura adoção dessa tecnologia na frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT) na zona urbana da cidade. Um dos veículos circulará sem passageiros por três dias, em uma linha especial. Em seguida, os testes, já com os três veículos, terão continuação, por mais 30 dias, com a participação dos passageiros. (Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38318/prefeitura-inicia-testes-onibus-eletricos-tr

Woodstock Mineiro lembra Raul Seixas

O espírito irreverente de Raul Seixas vai ecoar pelos vales de Minas Gerais no próximo dia 13 de julho, quando o Festival Internacional de Corais (FIC) realiza uma vibrante homenagem ao eterno Maluco Beleza. Em sua 23ª edição, o festival apresenta o espetáculo inédito “Woodstock Mineiro – FIC Toca Raul na Gruta do Baú”, das 14h às 19h, na Fazenda Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo (MG). Os ingressos estão à venda pela plataforma Sympla. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

Leia Também:  Polícia Civil recupera moto aquática furtada em Uberlândia

https://mgturismo.com.br/woodstock-mineiro-fic-homenageia-raul-seixas-na-gruta-do-bau/

Montes Claros terá 60 ônibus

A Prefeitura de Montes Claros enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que autoriza a aquisição de 60 novos ônibus para o transporte coletivo urbano, com prioridade para veículos elétricos ou híbridos, substituindo o investimento previsto anteriormente para o consórcio do setor. Os veículos serão repassados em comodato à concessionária, que ficará responsável pela manutenção. O projeto também prevê um investimento de R$ 1,5 milhão na compra de bilhetes para o Programa Passe Livre Estudantil. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

https://gazetanm.com.br/mobilidade-urbana-projeto-da-prefeitura-preve-aquisicao-de-60-onibus-para-reforcar-o-transporte-coletivo/

Divinópolis faz Festa do Reinado

A 1ª Festa do Reinado de 2025 em Divinópolis será realizada de 4 a 6 de julho no bairro Campina Verde, abrindo o calendário anual de celebrações culturais e religiosas da cidade. Promovida pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário com apoio da Prefeitura e da Congadiv, a festa reúne guardas tradicionais de Moçambique, Congo e Catupé, celebrando a herança e resistência afro-brasileira por meio de rituais, procissões e apresentações culturais. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/1a-festa-do-reinado-de-2025-comeca-nesta-semana-em-divinopolis/

Projeto Horta Urbana em Formiga

O Projeto Horta Urbana, desenvolvido pela Prefeitura de Formiga-MG por meio do Banco Municipal de Alimentos, vem transformando espaços públicos e escolares ao implantar hortas em instituições sociais, escolas e áreas comunitárias, promovendo sustentabilidade, educação ambiental e cidadania. No primeiro semestre de 2025, 16 hortas foram instaladas com apoio de parceiros como Emater-MG, Unifor-MG e empresas locais. A iniciativa não só produz alimentos, mas fortalece a participação comunitária, segurança alimentar e vínculos sociais, tornando-se uma referência regional em desenvolvimento sustentável e educação ambiental. (Últimas Notícias – Formiga)

Leia Também:  Obras do aeroporto de Uberlândia iniciadas

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/projeto-horta-urbana-transforma-espacos-publicos-e-escolares-em-formiga-mg/

Mariana reinaugura teatro

Na noite de terça-feira (1º), foi realizada a abertura oficial do Festival de Inverno de Mariana, intitulado “EntreLaços”, em conjunto com a reinauguração do Cine Teatro Municipal (antigo SESI). O prefeito Juliano Duarte (PSB) não compareceu ao evento devido à agenda em Londres, onde acompanha a audiência preparatória da segunda fase do julgamento do Caso Mariana. Em sua ausência, a vice-prefeita Sônia Azzi e o secretariado representaram o Executivo municipal. (O Liberal – Ouro Preto)

https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/festival-de-inverno-de-mariana-comeca-com-a-reinauguracao-do-cine-teatro-municipal/

Venda de combustíveis cresce em MG

As vendas de combustíveis pelas distribuidoras de Minas Gerais cresceram 3% no acumulado do ano (janeiro a maio), se comparadas com as vendas do mesmo período do ano passado. A alta de 9,5% da gasolina, a maior dentre os combustíveis, puxou o crescimento no Estado. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No total foram 7,1 milhões de metros cúbicos (m³) de combustíveis comercializados no Estado este ano. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/vendas-de-etanol-caem-e-gasolina-sobe-em-minas-gerais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

ExpoQueijo 2025

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Queijo de Alagoa conquista o prêmio Super Ouro

Pela primeira vez desde sua estreia, em 2019, a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards entregou seu maior prêmio a um queijo artesanal brasileiro. O grande vencedor do troféu Super Ouro 2025 foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, em Alagoa, no Sul de Minas Gerais.

O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países.

Para o produtor Jayme Porfírio, a conquista foi uma surpresa. Ele conta que enviou dois queijos para o concurso: um com cerca de 200 dias de maturação e outro capa preta, mais macio.
Pessoalmente, eu não gosto de queijo tão maturado, então achei que o capa preta tinha mais chances, porque eu acho mais gostoso”, brinca Jayme.
Mas foi justamente o maturado que levou o prêmio principal, garantindo à queijaria o direito de participar de um concurso internacional no Chile.


Tradição que atravessa gerações

Embora esteja à frente da queijaria há cinco anos, a relação da família Porfírio com o queijo vem de longa data. “O meu bisavô já produzia queijo”, afirma Jayme.

Leia Também:  Seinfra divulga itinerário especial dos ônibus metropolitanos para o Carnaval 2024

Mesmo com o saber passado de geração em geração, em 2022 ele se inscreveu no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, com apoio do Sindicato Rural de Baependi. Com orientação da técnica de campo Suelei Reis, Jayme profissionalizou a produção e organizou a gestão.
O principal é a disciplina. A gente que é produtor familiar faz tudo no sítio, está sempre correndo. O ATeG me ensinou a ter mais organização. Mudou tudo”, destaca.


Reconhecimento coletivo

Outros dois produtores atendidos pelo ATeG em Alagoa também foram premiados na ExpoQueijo 2025. E a cidade segue se destacando: no Festival do Queijo Artesanal, realizado entre 12 e 14 de junho, em Belo Horizonte, quatro dos 18 queijos com nota máxima na 3ª Avaliação Técnica dos Queijos ATeG Agroindústria eram de Alagoa e produzidos por propriedades atendidas pelo programa.

Isso mostra que a junção de uma localidade própria, técnica correta, matéria-prima de qualidade e boa gestão fazem toda a diferença no resultado”, avalia Emerson Simão, gerente regional da Faemg Senar na Zona da Mata e Vertentes.

Leia Também:  Vínculo de hospital de Uberlândia com o Ipsemg será tema de audiência

A técnica Suelei Reis também celebrou:
Eles sempre foram meus produtores mais dedicados, ansiosos por aprender. Fico até emocionada com o Super Ouro. É fruto do esforço da família”.

Ela explica que o atendimento do ATeG é completo: boas práticas, qualidade do leite e da água, tratamento ambiental, desenvolvimento de marca, e até conquista do selo de inspeção sanitária foram acompanhados de perto.


Valorização do queijo artesanal

A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards já é considerado o maior evento do setor nas Américas, com a participação dos principais países produtores. A edição 2025 ocorreu entre 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá.

Este ano, o concurso contou com 43 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 40 medalhas de ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru.
Minas Gerais foi o estado mais premiado. Os mil queijos artesanais inscritos foram avaliados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA