Coluna Minas Gerais

Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

As últimas semanas foram de comemoração para os produtores de queijo do Norte de Minas, que conquistaram mais de 20 medalhas em duas das mais importantes premiações do país: a ExpoQueijo Araxá e o Prêmio Queijo Brasil / Festival Nacional do Queijo, realizado em Blumenau (SC).

Os destaques vieram de produtores dos municípios de Porteirinha, Manga e Catuti – este último com a maior quantidade de prêmios. A queijaria Xodó, comandada pelo casal Sara Manoel e Marcelo Maurício, levou para casa cinco medalhas no Prêmio Queijo Brasil, incluindo duas de ouro. Com pouco mais de quatro anos de atividade, essa foi apenas a segunda participação da queijaria em concursos.

“Desde que finalizamos os cursos do Senar Minas, começamos a produção. Com o apoio da instrutora Luciana Godinho, fomos aperfeiçoando nossos queijos. Receber cinco medalhas em um concurso com dois mil inscritos é um sonho realizado. O Senar teve papel fundamental para iniciarmos com conhecimento, qualidade e profissionalismo”, afirmou o casal.


Medalha de ouro também em Manga

Também premiados com dois ouros inéditos na ExpoQueijo Araxá, Edivaldo Lôpo de Alkimin e João Vitor Alkimin, gestores do Laticínios Vista Alegre (Manga), comemoraram a conquista. A empresa familiar se destaca pela sustentabilidade e integração na fazenda. A participação no concurso foi incentivada por consumidores e especialistas, que reconhecem a qualidade do produto.

“Iniciamos nossos processos produtivos com os cursos do Senar, ainda no ano 2000, e desde então buscamos aperfeiçoamento. Os queijos premiados são produzidos com a mesma receita há anos. Essa conquista vai muito além das medalhas – representa o reconhecimento de um trabalho sério, feito com dedicação e responsabilidade”, ressaltou João Vitor.


Premiações

ExpoQueijo Araxá (junho/2025)
Premiações do Norte de Minas:

  • Laticínios Vista Alegre (Manga)

    • Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (até 15 dias) – Queijo Minas padrão

    • Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (acima de 181 dias) – Queijo parmesão

  • Queijaria Estrela da Serra (Porteirinha)

    • Prata – Queijo de leite cru, massa filada – Queijo tipo nozinho

  • Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

    • Bronze – Categoria Queijo de leite cru

Leia Também:  Cemig inaugura Superintendência Sul

Prêmio Queijo Brasil (10 a 13 de julho, Blumenau/SC)
Premiações do Norte de Minas:

  • Queijaria Xodó (Catuti)

    • Ouro – Queijo palito condimentado e Doce de leite tradicional

    • Prata – Queijo Minas padrão e Doce de leite com café

    • Bronze – Queijo palito

  • Requeijão Vó Luzia (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão moreno

  • Queijaria MJ (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão moreno e Manteiga de garrafa

  • Requeijão Toko (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão

  • Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

    • Prata – Queijo cozido palito, Queijo nozinho e Queijo trancinha

  • Queijaria Rubi (Porteirinha)

    • Prata – Queijo trancinha

    • Bronze – Queijo de massa cozida

  • Fazenda 3J (Porteirinha)

    • Prata – Queijo Minas Artesanal

  • Recanto do Queijo (Porteirinha)

    • Bronze – Queijo Minas Artesanal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Professores da UFJF no ranking

Publicados

em

Foto: Divulgação

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Professores da UFJF no ranking

Seis docentes da Universidade Federal de Juiz de Fora iguram entre os 2% de cientistas mais influentes do mundo, segundo ranking internacional elaborado pela Universidade de Stanford (EUA). O levantamento reúne dados padronizados sobre citações e inclui o índice h — métrica que combina produtividade e impacto com base nos artigos mais citados. A lista, referente ao ano de 2024, avalia a relevância da produção científica global em diferentes áreas do conhecimento. No total, 1.461 pesquisadores brasileiros integram o estudo, o que posiciona o Brasil na 24ª colocação mundial. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/19-10-2025/ranking-de-stanford-coloca-seis-professores-da-ufjf-entre-os-2-mais-influentes-do-mundo-na-ciencia.html

Campeonato de Parapente foi sucesso

Terminou no domingo, 19, a 2ª etapa do Campeonato Valadarense de Parapente. A competição que contou com a participação de vários pilotos de nossa cidade e da região teve apenas uma prova válida. A iniciativa da Associação do Voo Livre Ibituruna contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

No sábado (18) a prova de 37 km consistiu em sair da Ibituruna sentido Galiléia, depois retornar a Ibituruna, ir em Derribadinha (pontilhão) e novamente retornar a Ibituruna e goal (chegada) foi na feira da paz. Segundo o piloto e organizador Enderson Moreira o campeonato foi um sucesso. (Jornal da Cidade)

Leia Também:  Quinze pessoas são presas em Minas e Goiás durante operação Jericó II

https://jornaldacidadevalesdeminas.com/2a-etapa-do-campeonato-valadarense-de-parapente-foi-um-sucesso/

Caratinga se destaca na alimentação

Em meio às discussões do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), um estudo divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) revela que a microrregião de Caratinga é um dos destaques positivos do estado na adesão a políticas de segurança alimentar, mas ainda precisa avançar na estrutura das escolas públicas. O levantamento integra a série “Conhecer para Fiscalizar” e analisa a situação da segurança alimentar em todos os 853 municípios mineiros, abordando desde a governança local até a infraestrutura das escolas e a execução de programas federais. (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/regional/microrregiao-de-caratinga-se-destaca-em-seguranca-alimentar-mas-ainda-enfrenta-desafios-estruturais-nas-escolas-aponta-tcemg/

Feira de Artesanato abre inscrições

A maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Artesanato (FNA), está com inscrições abertas para a sua 36ª edição, que será realizada entre os dias 3 e 7 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento é promovido pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape) e promete reunir milhares de visitantes, expositores e artistas de todo o país. Com o tema “Sustentabilidade”, a edição de 2025 reforça a importância de práticas responsáveis na produção artesanal, incentivando a inovação sem perder o vínculo com a tradição. (Cidade Conecta – Nova Lima)

Leia Também:  Brasil livre de febre aftosa sem vacinação

https://www.cidadeconecta.com/noticias/cultura/feira-nacional-de-artesanato-abre-inscricoes-para-a-36a-edicao-em-belo-horizonte/

Câmara quer apurar premiação

A vereadora Meiriele Maximino apresentou um requerimento à Câmara Municipal de Poços de Caldas solicitando informações sobre os R$ 1.248.000 que, segundo publicação no Diário Oficial do Município, foram destinados à aquisição de medalhas e troféus. O pedido será lido durante a sessão legislativa desta terça-feira (21). A parlamentar também requer esclarecimentos sobre os gastos com premiações, arbitragem e outras despesas nos campeonatos de futebol de campo, society e futsal, realizados ou apoiados pela Secretaria Municipal de Esportes nos anos de 2023, 2024 e 2025. (Poços Já)

https://pocosja.com.br/geral/2025/10/20/vereadora-quer-explicacoes-sobre-gasto-de-r-12-milhao-com-medalhas-e-trofeus/ 

Retotalização altera composição da Câmara

No dia 3 de outubro, o TRE­-MG realizou a retotalização do resultado das Eleições 2024 para a Câmara Municipal de Las­sance, no Norte de Minas. O ato foi determinado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolher o recurso do Avante e deferir o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da agremiação, com a consequente validação dos votos recebidos pelos candidatos que concorreram nas eleições. Com a retotalização, houve mudança nos quocientes eleitoral e partidário. Em razão disso, dois candidatos do Avante foram eleitos (Jornal de Notícias)

https://novojornaldenoticias.com/noticias/retotalizacao-de-votos-altera-a-camara-municipal-de-lassance/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA