Coluna Minas Gerais
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Acordo impulsiona reciclagem de carbono
A CBMM de Araxá, líder global na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e a Universidade de Birmingham, no Reino Unido, anunciaram o desenvolvimento de um projeto conjunto focado em tecnologia de reciclagem de carbono para a produção de aço com menos emissões, contribuindo diretamente para os esforços de descarbonização da indústria. A iniciativa visa transformar o dióxido de carbono (CO₂) gerado por processos industriais de alto consumo energético — baseados na queima de combustíveis fósseis — em um insumo reutilizável. (Carin.net – Araxá)
https://clarim.net.br/cbmm-e-universidade-de-birmingham-firmam-parceria-para-impulsionar-reciclagem-de-carbono/
Itabirito terá pátios de parada
Foi sancionada em Itabirito a Lei Municipal nº 4.290, que autoriza o Poder Executivo a destinar terrenos públicos para a criação de pátios de parada e estacionamento de caminhões e carretas. A medida tem como objetivo principal melhorar o fluxo viário da cidade, coibir o estacionamento irregular de veículos pesados e oferecer mais segurança e estrutura aos motoristas. A legislação busca equilibrar as demandas do transporte de cargas com a qualidade de vida urbana, contribuindo para uma cidade mais organizada e segura. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/itabirito/nova-lei-autoriza-a-criacao-de-patios-para-caminhoes-em-itabirito/
Pouso Alegre terá 176 moradias
Foi publicada nesta segunda-feira, 14, a Chamada Pública que tem como objetivo selecionar uma empresa de construção civil interessada em participar do processo de contratação, por meio da Caixa Econômica Federal ou outra instituição financeira autorizada. A chamada pública representa mais uma etapa do processo de viabilização das 176 novas unidades habitacionais anunciadas pela Prefeitura de Pouso Alegre, que se somam aos 100 apartamentos já em construção no bairro Jardim São Fernando, totalizando 276 moradias populares destinadas a famílias de baixa renda no município. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2279/pouso-alegre-avanca-projeto-habitacional-lanca-chamada
Filarmônica de Minas em Valadares
Neste próximo sábado, 19, a Cemig, com o apoio da Prefeitura de Valadares, traz à cidade a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para um concerto ao ar livre na praça da Estação a partir das 20h. O programa da apresentação, que será gratuita e com interpretação em Libras, é composto por dez peças, executadas por 90 músicos brasileiros e estrangeiros, que vão do repertório erudito ao popular, internacional e nacional. A regência está a cargo do maestro paulista José Soares, regente associado da Filarmônica de Minas Gerais. (Portal Vemvegv – Governador Valadares)
https://vemvegv.com.br/filarmonica-de-mg-chega-a-valadares-para-concerto-na-praca-da-estacao/
TRE cassa prefeito de Vieiras
Durante a sessão da última quarta-feira, 09, a Corte Eleitoral mineira cassou o diploma do prefeito de Vieiras, Ricardo Maia. O TRE confirmou a sentença da 187ª zona eleitoral que reconheceu o abuso de poder político e econômico e a prática de condutas vedadas pela legislação eleitoral, durante a campanha para as Eleições 2024. Apesar da decisão, o processo ainda cabe recurso. Conforme determinado pela Corte, os cassados permanecem no cargo até o julgamento de eventuais embargos de declaração, quando as decisões deverão ser executadas, com o afastamento do prefeito e vice e a marcação de novas eleições. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16056/tre-cassa-mandato-do-prefeito-e-vice-de-vieiras
Araguari tem Arena Minas Urbano
Foi inaugurada nesta terça-feira, 15 de julho, a Arena Minas Urbano em Araguari, marcando o início da programação oficial do projeto que transforma espaços públicos em polos de cultura, arte e convivência. Instalada na Praça Getúlio Vargas, a estrutura recebe até o dia 19 uma agenda intensa e gratuita de oficinas, apresentações, rodas de conversa, dança e música, abertas para todas as idades. A iniciativa, realizada em parceria com órgãos públicos e coletivos culturais, reafirma o compromisso de levar arte e cidadania aos territórios urbanos de Minas Gerais. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://gazetadotriangulo.com.br/minas-urbano-movimenta-araguari-com-cultura-e-lazer-na-praca-getulio-vargas/
Projeto científico em Patos
Teve início neste mês um projeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A iniciativa é coordenada pelo professor Dr. Luiz Flávio Nepomuceno do Nascimento e executada pelo aluno Murilo Soares Marra, do 9º período do curso de Medicina Veterinária. Intitulado “Estudo Comparativo de Dois Protocolos de Transferência de Embriões em Fêmeas Bovinas no Município de Patos de Minas – MG”, o projeto visa avaliar a eficácia de dois protocolos de transferência de embriões bovinos (frescos e congelados) da raça Nelore. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/projeto-de-iniciacao-cientifica-consolida-parcerias-e-torna-se-vitrine-para-genetica-animal-na-regiao
Coluna Minas Gerais
Quatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
AMM | Divulgação
A Associação Mineira de Municípios (AMM) manifesta preocupação e lamenta o silêncio do Governo de Minas Gerais quatro meses após a solicitação de reunião da diretoria da entidade, sem que, até o momento, tenha havido qualquer resposta oficial do Executivo estadual.
O encontro foi formalmente solicitado por meio do Ofício nº 230/2025, encaminhado em 23 de setembro, com o objetivo de estabelecer diálogo entre o Estado e a nova diretoria da AMM, gestão 2025–2028. A reunião é considerada estratégica para o fortalecimento do municipalismo e para o encaminhamento de pautas urgentes que impactam diretamente os municípios mineiros.
- Pautas prioritárias para os municípios
Entre os temas propostos estão a inauguração dos hospitais regionais, investimentos na conservação das estradas estaduais, ampliação dos recursos para a saúde, apoio à implementação da reforma tributária, saneamento básico, prorrogação de prazos relacionados a multas ambientais e, especialmente, o ressarcimento de despesas atualmente assumidas pelos municípios, mas que são de responsabilidade do Estado.
Diante da sobrecarga financeira enfrentada pelas prefeituras, a AMM destaca que, a seu pedido, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) está realizando um levantamento técnico para dimensionar e calcular os gastos assumidos pelos municípios mineiros em áreas que extrapolam suas atribuições legais.
- Preocupação com o diálogo institucional
Para o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, a ausência de retorno do Governo de Minas preocupa e enfraquece o diálogo institucional.
| A AMM sempre defendeu o diálogo como instrumento fundamental para a construção de soluções conjuntas. O silêncio do Governo de Minas, após quatro meses, causa apreensão aos prefeitos e prefeitas, que enfrentam dificuldades reais e urgentes para manter serviços essenciais à população.
Falcão ressalta que o levantamento conduzido pelo TCE-MG reforça a gravidade da situação vivida pelos municípios.
| Estamos falando de números concretos, que estão sendo apurados por um órgão de controle. Os municípios estão arcando com despesas que não lhes cabem, comprometendo investimentos em áreas essenciais. Precisamos de respostas e de uma parceria efetiva com o Estado.
A AMM reafirma que permanece aberta ao diálogo e espera que o Governo de Minas se manifeste com brevidade, reconhecendo a urgência das demandas municipalistas e o papel fundamental dos municípios no desenvolvimento econômico e social do Estado.
Clique aqui para baixar o Ofício sobre a reunião da AMM com o Governo de Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásPolo automotivo tem recorde de exportações
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFaemg mantém mobilização frente à crise do leite
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásFunrural, qual a melhor opção?
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásArrecadação em Minas avança 7,2%
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSucessão em MG tem embate entre vice governador e presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSaúde em Ipatinga perto do colapso
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDeputada denuncia ameaça de Simões
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito



