Coluna Minas Gerais

Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas

Publicados

em

Foto: Divulgação Codemge

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Teófilo Otoni faz Feiras de Pedras Preciosas
A Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), realizada no Expominas, e a Feira de Pedras Preciosas e Semipreciosas, na Praça Tiradentes, que tiveram início na terça-feira, 15 de julho, seguem até este sábado, 19. Com a grande movimentação na cidade, com visitantes do Brasil e de vários outros países, os órgãos de segurança pública reforçaram seus efetivos, e têm atuado em ações conjuntas com os organizadores dos eventos, e com a Prefeitura Municipal. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30563

Sociedade Rural comemora nova lei
A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada dessa quinta-feira (17), o projeto de lei que estabelece novas regras gerais para o licenciamento ambiental no Brasil. O texto segue agora para sanção presidencial e é considerado um dos marcos mais relevantes para o desenvolvimento de empreendimentos produtivos com mais agilidade. A nova proposta cria modelos mais eficientes de licenciamento, como a Licença Ambiental Especial (LAE) e a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), com procedimentos simplificados, prazos reduzidos e prioridade para empreendimentos estratégicos ao país. A Sociedade Rural de Montes Claros celebrou a aprovação do projeto, avaliando-o como uma vitória do diálogo entre os setores produtivo, ambiental e político. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/aprovado-novo-marco-do-licenciamento-ambiental-e-sociedade-rural-de-montes-claros-comemora-avanco-para-o-setor-produtivo/

Leia Também:  Fecomércio MG: pesquisa revela que 58,4% dos empresários mineiros projetam crescimento das vendas no 1º semestre

MPs cobram ações contra poluição
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG) emitiram recomendações conjuntas à Prefeitura de Contagem e à Copasa para reforçar o combate à poluição da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O reservatório, tombado como patrimônio cultural em níveis federal, estadual e municipal, continua sendo alvo de despejos de esgoto e resíduos sem tratamento. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/07/mpf-mp-contas-acoes-poluicao-lagoa-da-pampulha/

ExpoAgro arrecada alimentos
A ExpoAgro GV 2025, que aconteceu no Parque de Exposições José Tavares Pereira, em Governador Valadares, consolidou-se também como um exemplo de responsabilidade social. Durante os dez dias de programação, a entrada do público pôde ser feita por meio da meia entrada social, em que visitantes doaram 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite em troca do ingresso com valor reduzido. O resultado foi expressivo: 10,5 mil litros de leite e 9,5 toneladas de alimentos foram arrecadados. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/expoagro-gv-2025-entrega-95-toneladas-de-alimentos-a-entidades-filantropicas-em-valadares/

Leia Também:  Crise faz hospital suspender internações

Estação restaurada em Varginha
A Estação Ferroviária de Varginha, tombada como Patrimônio Cultural do Município desde 2000, está em processo de revitalização desde junho. O prédio, que abriga a Fundação Cultural e sedia eventos como o 5ª da Boa Música e a Exposição Nacional de Orquídeas, recebe melhorias estruturais e visuais, incluindo pintura externa, reparos em fissuras e remoção do boulevard instalado em 2015 para ampliar o espaço de eventos. (O Debate – Varginha)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/esta%C3%A7%C3%A3o-ferrovi%C3%A1ria-de-varginha-passa-por-restaura%C3%A7%C3%A3o-para-manter-viva-a-mem%C3%B3ria-cultural

Pedágio reajustado no Sul de Minas
A EPR Vias do Café anunciou que, a partir das 0h do sábado, dia 26, entram em vigor os novos valores das tarifas de pedágio nas praças sob sua administração, conforme deliberação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), publicada no Diário Oficial do Estado do dia 12 de julho de 2025. A atualização está prevista no contrato de concessão e garante a continuidade dos serviços de operação, manutenção e investimentos nas rodovias. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/novos-valores-tarifarios-entram-em-vigor-nas-pracas-de-pedagio-da-epr-vias-do-cafe-a-partir-do-sabado-26-07/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva produtores para trocar experiências e conhecer propriedades em regiões referência na produção de queijos artesanais regularizados

O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sebrae Minas, realiza, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, a missão técnica “Nas Trilhas do Queijo Artesanal”. A iniciativa levará produtores e técnicos do Vale do Suaçuí às cidades mineiras de Itamonte e Alagoa, reconhecidas pela excelência na produção de queijos artesanais regularizados. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, fortalecer a cadeia produtiva e fomentar a regularização das agroindústrias familiares da região.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 9,42 bilhões de litros em 2023 — cerca de 26,6% da produção nacional, segundo o IBGE. No estado, há aproximadamente 11,4 mil agroindústrias familiares de leite, das quais 7,3 mil produzem queijos artesanais, conforme dados da Emater. Apesar da relevância do setor, a formalização das queijarias ainda é um desafio, especialmente em regiões como o Vale do Suaçuí.

“A missão técnica surgiu como resposta a esse cenário. O queijo artesanal da região já é reconhecido oficialmente, mas ainda necessita de regulamentação sanitária, o que dificulta o acesso ao mercado formal. Por isso, a proposta desta missão é capacitar os produtores por meio de visitas práticas a propriedades que são referência em gestão, produção e regularização”, explica Paula Lobato, analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar.


Programação

Durante a missão, 15 produtores do Vale do Suaçuí, acompanhados de técnicos e equipe de apoio, visitarão cinco queijarias nos municípios de Itamonte e Alagoa. A atividade incluirá seminário técnico, oficinas de degustação comentada e rodas de conversa entre produtores, fiscais, sindicatos e instituições parceiras, como a Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Mantiqueira (APROMAN).

“Além de estimular o aprimoramento das práticas produtivas e de gestão, o intercâmbio visa inspirar os participantes com histórias de sucesso de produtores que já passaram pelos processos de regulamentação e valorização dos seus produtos”, acrescenta Paula.

A missão contará ainda com a participação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção Sanitária, reforçando a importância da padronização e qualificação da fiscalização agroindustrial.

Leia Também:  Golpe do boleto em Teófilo Otoni

Entre os resultados esperados estão:

  • Fortalecimento técnico e motivacional dos produtores;

  • Adoção de práticas mais sustentáveis;

  • Estreitamento de parcerias institucionais;

  • Aumento do interesse pela regularização ambiental e sanitária.

“A partir do levantamento que será feito ao longo da atividade, vamos propor um plano de ação, com o apoio do Sebrae, para fortalecer a marca do queijo artesanal do Suaçuí”, afirma Paula.


Regulamentação

Neste mês de julho, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) abriu consulta pública sobre a proposta de regulamentação técnica do Queijo Artesanal do Vale do Suaçuí, produto tradicional da microrregião, reconhecida por suas práticas peculiares de produção.

O regulamento define as especificações de identidade e qualidade, incluindo critérios sobre:

  • Matéria-prima

  • Modo de preparo

  • Condições de higiene

  • Maturação e conservação

Essas diretrizes garantem segurança alimentar ao consumidor e valorização cultural do produto.

A consulta pública está aberta até 27 de julho e permite que produtores, especialistas, representantes do setor e cidadãos interessados enviem sugestões e colaborem com a construção dessa nova legislação estadual.

Leia Também:  Carros, motos, pedras semipreciosas e ouro apreendidos em operações contra o tráfico serão leiloados em Minas

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA