Coluna Minas Gerais
Produção de minério recua 4,4% em Minas
Foto: Washington Alves / Reuters / DC
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Produção de minério recua 4,4%
A Vale registrou uma produção em Minas Gerais no primeiro semestre deste ano de 60,8 milhões de toneladas de minério de ferro. Em relação à igual intervalo de 2024, o volume recuou 4,4%. Os dados constam no relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira, 22. O Sistema Sul, que abrange as operações de Vargem Grande e Paraopeba, foi o responsável pelo resultado negativo, ao produzir 23,7 milhões de toneladas, quantidade 10,9% inferior. Por sua vez, o Sistema Sudeste, que compreende os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, apresentou uma leve alta de 0,3%, produzindo 37,2 milhões de toneladas. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/producao-vale-minas-gerais-recua-primeiro-semestre/?utm_source=home&utm_medium=positionclick&utm_campaign=1&utm_content=economia
População contra privilégios na Câmara
O abaixo-assinado intitulado “Exija o Fim dos Privilégios Excessivos dos Vereadores Arcoenses” está circulando nas redes sociais desde 07 de julho, por iniciativa da enfermeira Divina Maria da Silva (Diva), de 54 anos. Em texto postado nesta terça-feira (22), ela informa que o abaixo-assinado já conta com quase 250 apoiadores assinantes. Agora à tarde já são 251. O movimento é contrário ao aumento de diária, reajuste de salário de servidor e contra a transgressão dos princípios da administração pública, por ocasiões de licitações, contratações etc. (Correio do CentroOeste – Arcos)
https://www.jornalcco.com.br/manifestacao-pelo-fim-de-privilegios-na-camara-de-arcos-ja-tem-251-apoiadores
Instituto será transformado em hospital
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a transformação do Instituto Maria Modesto de Uberaba em hospital geral, com a abertura de 25 vagas para atendimento a pacientes de diversas especialidades. Conforme o secretário, algumas adaptações serão realizadas para atender o reposicionamento daquela unidade de saúde, que permanecerá atendendo pacientes psiquiátricos. Baccheretti estima que o Estado destinará pelo menos R$120 mil mensais para custeio do novo hospital. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://www.jmonline.com.br/politica/maria-modesto-sera-transformado-em-hospital-geral-com-25-leitos-1.526164
Pouso Alegre terá bacharelado de IA
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) anunciou a criação de um novo campus em Pouso Alegre, junto com a implantação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial. O novo campus será instalado no bairro Santa Rita, no mesmo espaço onde a Prefeitura de Pouso Alegre constrói o Pouso Hub, centro voltado à tecnologia, inovação e empreendedorismo. Segundo a Unifei, o objetivo é transformar o local em um polo de referência em desenvolvimento tecnológico, estimulando a formação de profissionais em inteligência artificial e a criação de novos negócios na região. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/2311/pouso-alegre-prepara-receber-campus-focado-inteligencia
Paraisense eleita Miss Rodeio de Barretos
A paraisense Natália Ribeiro conquistou o título de Miss Rodeio Brasil 2025. A final do concurso foi exibida neste domingo, 20 de julho, pelo canal BRttvMAX e também no YouTube oficial do evento. A novidade desta edição foi o formato de reality show, com provas e desafios gravados nos dias 14 e 15 de julho no Parque do Peão, em Barretos. O também paraisense, Jonathan Mistieri de igual maneira teve lugar de destaque no concurso, classificando-se em terceiro lugar como Mister Sertanejo Brasil 2025. (Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)
https://jornaldosudoeste.com.br/noticia_detalhe.php?id=219576
MoC receberá Conexão Industrial
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas, em parceria com o Sebrae MG, finalizam os preparativos para a segunda edição do Conexão Industrial Norte 2025, que acontecerá em agosto, em Montes Claros. Faltando menos de 30 dias para o maior evento B2B do Norte de Minas, o Conexão já está com todos os estandes esgotados e promete ser um marco no fortalecimento de negócios na região. O evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, contará com 17 indústrias âncoras confirmadas, além de 3 instituições financeiras e mais de 50 empresas fornecedoras já inscritas nas rodadas de negócios. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/esta-chegando-o-segundo-conexao-industrial-norte-maior-evento-b2b-da-regiao/
Coluna Minas Gerais
Recorde na produção mineira de azeite
Foto: Divulgação Olivais Gamarra
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Recorde na produção mineira de azeite
O início da colheita de azeitonas em Minas Gerais vem animando os produtores, principalmente os da região da Serra da Mantiqueira, que estão com perspectivas de produção recorde de azeite em 2026, graças às boas condições climáticas a que as oliveiras estiveram sujeitas ao longo do ano anterior. Normalmente, a colheita do fruto no Estado ocorre a partir de fevereiro, mas, devido ao bom clima, a prática foi antecipada para a segunda quinzena de janeiro e deve seguir até março, dentro do prazo normal. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/producao-mineira-azeite-recorde-2026/
Novo trem do metrô já está em Minas
O primeiro dos novos trens do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte já está em solo mineiro. A composição, fabricada na China, chegou ao porto seco de Juiz de Fora, onde passa pelos procedimentos de desembaraço aduaneiro antes de seguir para a capital. A renovação da frota faz parte do contrato de concessão do metrô, acompanhado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, e representa um avanço na melhoria do transporte público sobre trilhos na RMBH. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/29/novo-trem-do-metro-ja-esta-em-minas/
Hamburger mineiro é premiado
Belo Horizonte segue se firmando como um dos principais polos gastronômicos do Brasil, na edição 2025 do Burger Fest, o maior festival de hambúrguer do país. A capital mineira conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Hambúrguer, com a Nimbos Bar, reforçando o protagonismo da culinária local no cenário nacional. Após vencer a categoria em 2024, o representante de Belo Horizonte ficou atrás apenas do BBC Burguer, de São Paulo, mantendo a cidade no pódio pelo segundo ano consecutivo. (Cidade Conecta)
https://www.cidadeconecta.com/gastronomia/hamburguer-de-bh-e-eleito-entre-os-melhores-do-brasil-no-burger-fest-2025/
Varginha aumenta vale alimentação
A Prefeitura de Varginha anunciou nesta quinta-feira (29) a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores municipais com índice de 7%, superior ao percentual de 5% estabelecido pelo Governo Federal. O reajuste garante um ganho real acima da inflação acumulada, demonstrando um compromisso ativo com a reposição do poder de compra da categoria. Além do reajuste salarial, a administração municipal ampliou o benefício do tíquete-alimentação. O valor do auxílio será reajustado em 8,52%, índice que corresponde ao dobro da inflação oficial. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-concede-reajuste-com-ganho-real-e-amplia-benef%C3%ADcio-alimenta%C3%A7%C3%A3o
Livro tem receitas de vida
A Fundação Cristiano Varella, por meio do setor de Psicologia do Hospital do Câncer de Muriaé, lançou o projeto “Receitas de Vida – Compartilhando Sabores e Memórias”, uma iniciativa voltada a pacientes oncológicos em cuidados paliativos e seus familiares. O projeto resultou na produção de um livro colaborativo, apresentado em um encontro que reuniu os participantes da iniciativa. O material reúne receitas culinárias e também “receitas de vida”, como conselhos, aprendizados e mensagens deixadas como legado. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16216/fundacao-cristiano-varella-lanca-projeto-receitas-de-vida-e-registra-historias-de-pacientes
Santa Casa ganha certificação
A Santa Casa de Misericórdia de Passos alcançou um novo patamar de reconhecimento institucional ao obter a Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1. Esta certificação, concedida pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, valida a integração ensino-serviço e o ambiente de aprendizagem da instituição dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). (Observo)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-conquista-certificacao-de-hospital-de-ensino
Prefeito de Orizânia é afastado
O prefeito de Orizânia, Jonia Leite, foi afastado do cargo por improbidade administrativa devido à estruturação de um esquema de fraude licitatória e desvio de recursos públicos por meio de contratos em que a prefeitura alugava máquinas pesadas do próprio prefeito. A decisão é em caráter liminar, tem validade de 90 dias e envolve também o bloqueio de R$ 5,8 milhões do réu, valor que poderá ser usado para pagamento de multas após a conclusão do processo, caso o pedido do Ministério Público de Minas Gerais seja deferido. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2026/regional/prefeito-de-orizania-e-afastado-do-cargo-e-tem-quase-r-6-milhoes-bloqueados-pela-justica/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásBR&267 tem 20 kms esburacados
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásImportações mantêm pressão sobre produtores



