Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar orienta produtores afetados por granizo

Publicados

em

Crédito da imagem: Técnicos de Campo ATeG

FAEMG SENAR | Divulgação

As chuvas de granizo causaram prejuízos significativos a produtores rurais na última sexta-feira (25/7), danificando lavouras e pastagens e comprometendo tanto a colheita quanto a produção futura. O Sistema Faemg Senar está atuando no levantamento das áreas impactadas, identificando as culturas afetadas e estimando os prejuízos em curto, médio e longo prazos, além de oferecer orientações técnicas aos produtores.

Estamos muito preocupados com as chuvas de granizo no Sul de Minas, que afetaram diversos setores produtivos. Estamos atentos a isso e trabalhando em iniciativas que possam solucionar ou atenuar os impactos,” afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

O mapeamento dos danos está sendo realizado com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais, associações regionais e dos grupos atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).


Cafeicultura

Está marcada, para esta semana, uma reunião da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg Senar para discutir a situação, com a participação de presidentes de Sindicatos e representantes de outras comissões, como as de fruticultura e de hortaliças e flores.

O Sul de Minas é o maior produtor de cafés do estado, e a cafeicultura foi fortemente impactada”, destacou o presidente da comissão, Arnaldo Bottrel, que também preside o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha.


Orientações ao produtor rural

O Sistema Faemg Senar orienta os produtores sobre medidas para mitigar os prejuízos econômicos, como emissão de laudos técnicos, acionamento do seguro rural, renegociação de custeio e recomendações agronômicas específicas.

Leia Também:  Valadares investe R$ 5 milhões em terminal

Clique aqui e veja todas as recomendações

    Em caso de dúvidas, o produtor deve procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de sua região ou entrar em contato com o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência do Agronegócio (GDA), pelo telefone (31) 3074-3050.

    COMENTE ABAIXO:
    Propaganda

    Coluna Minas Gerais

    Turismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional

    Publicados

    em

    FECOMÉRCIO | Divulgação

    Atividade turística do estado mantém trajetória de recuperação e apresenta desempenho mensal acima do registrado no país

    O turismo em Minas Gerais registrou crescimento pelo terceiro mês consecutivo e apresentou desempenho acima da média nacional. Em novembro, o volume de atividade turística no estado avançou 0,3% na comparação com outubro, que já havia apresentado alta de 0,5% em relação a setembro, confirmando uma trajetória de recuperação desde o início do segundo semestre.

    No cenário nacional, o crescimento do turismo foi de 0,2% em novembro, o que coloca Minas Gerais com resultado mensal superior ao do país. O desempenho reforça a relevância do setor turístico para a economia mineira, especialmente no fortalecimento do segmento de serviços.

    Na comparação anual, entre novembro de 2025 e novembro de 2024, o turismo em Minas apresentou retração de 5,4%, indicando desaceleração em relação ao desempenho observado no ano anterior, quando houve crescimento de 4,6% na comparação com novembro de 2023. No mesmo recorte, o turismo brasileiro registrou crescimento de 2,1%.

    Leia Também:  Só 12 municípios aderem ao acordo de Mariana

    Segundo análise econômica da Fecomércio MG, o desempenho mensal positivo em Minas Gerais reflete um cenário relativamente mais robusto do que o observado no país. Entre os fatores que contribuíram para o resultado está a influência de datas relevantes do calendário varejista, como a Black Friday, tradicionalmente realizada em novembro, que impulsiona não apenas o comércio, mas também o setor de serviços e o turismo, favorecido pelo maior dinamismo econômico do período.

    No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2025, Minas Gerais registra queda de 3,9% no volume de atividade turística. No mesmo período, o crescimento nacional foi de 5,0%, evidenciando um ritmo mais moderado de recuperação no estado.

    Já no acumulado de 12 meses, entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o volume de atividade turística em Minas Gerais apresenta retração de 3,0%. No Brasil, a média de crescimento no mesmo intervalo foi de 5,5%.

    Apesar dos desafios observados nos recortes anuais, os resultados mensais consecutivos indicam sinais de retomada do turismo mineiro, setor estratégico para a geração de empregos, movimentação econômica e fortalecimento das cadeias regionais ligadas ao comércio, aos serviços e ao lazer.

    • Sobre a Fecomércio MG
    Leia Também:  Valadares investe R$ 5 milhões em terminal

    A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. A instituição atua como porta-voz do empresariado mineiro, promovendo o diálogo com o poder público e a sociedade para fortalecer a economia estadual.

    Além da representação institucional, a Federação administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, promovendo ações integradas nas áreas de educação, qualificação profissional, cultura, lazer e assistência social. Com 87 anos de atuação, a entidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do estado.

    Fonte: Wagner Fernando Liberato – Comunicação Fecomércio MG

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    ALPINÓPOLIS E REGIÃO

    MINAS GERAIS

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    MAIS LIDAS DA SEMANA