Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar orienta produtores afetados por granizo

Publicados

em

Crédito da imagem: Técnicos de Campo ATeG

FAEMG SENAR | Divulgação

As chuvas de granizo causaram prejuízos significativos a produtores rurais na última sexta-feira (25/7), danificando lavouras e pastagens e comprometendo tanto a colheita quanto a produção futura. O Sistema Faemg Senar está atuando no levantamento das áreas impactadas, identificando as culturas afetadas e estimando os prejuízos em curto, médio e longo prazos, além de oferecer orientações técnicas aos produtores.

Estamos muito preocupados com as chuvas de granizo no Sul de Minas, que afetaram diversos setores produtivos. Estamos atentos a isso e trabalhando em iniciativas que possam solucionar ou atenuar os impactos,” afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

O mapeamento dos danos está sendo realizado com o apoio dos Sindicatos dos Produtores Rurais, associações regionais e dos grupos atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).


Cafeicultura

Está marcada, para esta semana, uma reunião da Comissão Técnica de Café do Sistema Faemg Senar para discutir a situação, com a participação de presidentes de Sindicatos e representantes de outras comissões, como as de fruticultura e de hortaliças e flores.

O Sul de Minas é o maior produtor de cafés do estado, e a cafeicultura foi fortemente impactada”, destacou o presidente da comissão, Arnaldo Bottrel, que também preside o Sindicato dos Produtores Rurais de Varginha.


Orientações ao produtor rural

O Sistema Faemg Senar orienta os produtores sobre medidas para mitigar os prejuízos econômicos, como emissão de laudos técnicos, acionamento do seguro rural, renegociação de custeio e recomendações agronômicas específicas.

Leia Também:  Investimentos em granjas na Zona da Mata

Clique aqui e veja todas as recomendações

    Em caso de dúvidas, o produtor deve procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de sua região ou entrar em contato com o Sistema Faemg Senar, por meio da Gerência do Agronegócio (GDA), pelo telefone (31) 3074-3050.

    COMENTE ABAIXO:
    Propaganda

    Coluna Minas Gerais

    Uberaba receberá gasoduto

    Publicados

    em

    Foto: Reprodução JM

    COLUNA MG
    Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
    www.sindijorimg.com.br

    Uberaba receberá gasoduto 
    Construção do duto entre Iacanga até Uberaba deve ficar pronto em 2030, no plano em andamento que tornará Uberaba projeto piloto do programa Gás para Empregar. O Ministério de Minas e Energia já possui o 1º Plano Coordenado de Desenvolvimento do Sistema de Transporte de Gás Natural, que propõe, ao todo, 30 projetos na malha de gasodutos do país. O gasoduto, deve ser construído pela empresa TBG, com 300 quilômetros de extensão até chegar a Uberaba, com perspectiva de atender à demanda de uma fábrica de fertilizantes e indústrias químicas com potencial de produção de 6 milhões de metros cúbicos por dia. (Jornal da Manhã – Uberaba)
    https://jmonline.com.br/politica/gasoduto-de-uberaba-deve-ter-extens-o-de-300-km-e-pode-ficar-pronto-ate-o-ano-de-2030-1.529048

    Hipotecas terão que ser baixadas
    O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão liminar que obriga a Caixa Econômica Federal a emitir cartas de baixa de hipoteca para consumidores finais que já quitaram seus imóveis em Uberlândia. A decisão, concedida pela 2ª Vara Federal da cidade, também determina que o banco publique a medida em seu site e em jornal de grande circulação local, a fim de garantir que os consumidores tenham acesso à informação e que a liminar seja efetivamente cumprida. (Regionalzão – Uberlândia)
    https://regionalzao.com.br/cotidiano/uberlandia-justica-determina-que-caixa-baixe-hipotecas-de-imoveis-ja-quitados/

    Leia Também:  Minas lidera criação de reservas

    Grupo de Viçosa inicia turnê
    Com uma bagagem de apresentação recheada de países europeus, como Bélgica, Holanda e Portugal, o Grupo Impacto de Dança de Viçosa atingirá mais uma marca importante desde sua criação, em 1990: a 4ª turnê internacional, que, dessa vez, tem como destino o Festival Sziget, na Hungria, considerado um dos maiores eventos multiculturais da Europa e que reúne 80 mil pessoas por dia. Os artistas viçosenses embarcam para o país húngaro já nesta segunda-feira, 4 de agosto, e apresentam o espetáculo Três Gritos durante o festival, que acontece entre os dias 6 e 11 do mesmo mês. (Folha da Mata – Viçosa)
    https://folhadamata.com.br/grupo-de-danca-vicosense-embarca-para-4a-turne-internacional-nesta-segunda

    Minas Tênis comemora 90 anos
    As comemorações não param no Minas Tênis Clube que está completando 90 anos com motivos de sobra para celebrar. Foi inaugurado, na última terça-feira (22/7), espaço temático na The House Food & Fun, que está localizada na Savassi, no coração de Belo Horizonte. Trata-se de um local com ambientação preparada para celebrar a tradição do Minas no vôlei, contando sua história de glórias por meio de uma vitrine expositiva e a reprodução de um vestiário simbólico, abertos à visitação dos clientes do restaurante durante todo o período comemorativo. (Minas Conexão – Belo Horizonte)
    https://minasconexao.com.br/minas-tenis-clube-comemora-90-anos-com-espacos-tematicos-na-the-house/

    Leia Também:  Uberlândia lidera adesão à energia solar

    Comércio do Vale com horário especial
    Nos dias que antecedem o Dia dos Pais, os lojistas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo estão autorizados a funcionar em horário estendido. A medida vale para os dias 8 e 9 de agosto e tem como objetivo oferecer mais tempo para que os consumidores presenteiem seus pais, além de estimular as vendas no setor. Na sexta-feira (8/8), o comércio poderá abrir das 9h às 20h. Já no sábado (9/8), o funcionamento será das 9h às 15h. (Portal Silmara Freitas – Ipatinga)
    https://www.silmaradefreitas.com.br/lojas-do-vale-do-aco-funcionarao-em-horario-especial-na-vespera-do-dia-dos-pais/

    Queimadas caem no sistema MG050
    As ações de prevenção adotadas pela Via Nascentes têm contribuído para a redução das queimadas ao longo das rodovias do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, trecho que liga Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a São Sebastião do Paraíso, na divisa com o Estado de São Paulo. Segundo a concessionária, no primeiro semestre de 2025, foram registrados 29 focos de incêndio às margens da rodovia, contra 66 ocorrências no mesmo período de 2024, uma queda de aproximadamente 56%. (O Pergaminho – Formiga)
    https://www.opergaminho.com.br/focos-de-incendio-caem-56-em-rodovias-do-sistema-mg-050

    COMENTE ABAIXO:
    Continue lendo

    ALPINÓPOLIS E REGIÃO

    MINAS GERAIS

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    MAIS LIDAS DA SEMANA