Coluna Minas Gerais

Concurso de Desenho e Redação incentiva desenvolvimento cognitivo de estudantes; inscrições até 1º de setembro

Publicados

em

Silemg | Divulgação

As inscrições para a 14ª edição do Concurso de Desenho e Redação promovido pelo SILEMG se encerram no dia 1º de setembro de 2025. A iniciativa é uma oportunidade para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de Minas Gerais, de desenvolverem suas habilidades criativas e cognitivas.

O concurso, que contempla categorias específicas para estudantes neurodivergentes, valoriza a cadeia produtiva do leite e estimula a expressão artística e literária. Ao mesmo tempo, promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, contribuindo para o crescimento socioemocional e socioeducacional dos participantes. A ação reforça a importância da escrita, da leitura e do desenho como ferramentas de aprendizado, saúde emocional e bem-estar.

Entre os prêmios destinados aos alunos estão notebooks, valores em dinheiro e bolsas térmicas recheadas de produtos lácteos. Professores e escolas também serão reconhecidos, com bolsas de estudo exclusivas oferecidas pelo Centro Educacional Flávia Rita e pela Faculdade Arnaldo.

O regulamento completo e os formulários de inscrição estão disponíveis em:  http://www.silemg.com.br/concurso-redacao-desenho.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Nova Lima e Araxá lideram exportações
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

Publicados

em

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

Leia Também:  Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras

Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA