Coluna Minas Gerais
Triângulo se destaca na produção de milho

Foto: Emater/Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Triângulo se destaca na produção de milho
As cidades do Triângulo Mineiro se destacaram no encerramento da safra 2024/25. De acordo com um levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Uberlândia foi o sexto município do estado com a maior produção de milho durante o período. Uberaba lidera a produção de milho em Minas Gerais. Foram 289 mil toneladas produzidas na safra 2024/2025. Em seguida vêm Perdizes, na mesma região, com 282 mil toneladas, e Paracatu, no Noroeste de Minas, com uma colheita de 252 mil toneladas. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/38766/uberlandia-sexto-maior-produtor-de-milho-ultima
Ulysses Gomes cotado para TCE
Já é de domínio público as informações de bastidores, no âmbito da Assembleia Legislativa, pormenorizando um possível acordo visando a definição do próximo nome a ocupar uma vaga como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. A preferência recairia sobre o parlamentar Ulysses Gomes (PT). O grupo de deputados em favor de Ulysses Gomes já teria selado os entendimentos, quando da eleição do deputado Alencar da Silveira Júnior (PDT), cujo resultado foi positivo com mais de 60 votos a favor do nome dele. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/tudo-arrumado-para-a-eleicao-de-ulysses-gomes-ao-tribunal/
Servidora faz denúncia de discriminação
Na 5ª Conferência Estadual de Política para as Mulheres realizada em Belo Horizonte e convocada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o município de Teófilo Otoni esteve representado por oito delegadas. Durante as discussões dos eixos temáticos, a servidora Aivy Ann Roult Macedo, representante de Teófilo Otoni, foi impedida de dar continuidade a uma argumentação e teve sua presença questionada por uma das participantes do respectivo grupo de trabalho. O episódio ocorreu diante de várias mulheres, configurando ato de discriminação e violência contra a delegada do município e provocou reação da administração municipal (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=31006
Viçosa cobra por remoção de resíduos
A Prefeitura de Viçosa já está utilizando a nova forma de cobrança de remoção de resíduos sólidos dos imóveis desde o último dia 15 de agosto. O novo processo tem como base o valor fixo de R$18,16 referente à TBD (Tarifa Básica de Disponibilidade) para cada residência, que varia conforme a categoria do imóvel. Ela garante que o serviço de coleta e destinação de resíduos esteja sempre disponível, mesmo que o imóvel não gere lixo em determinado período. A partir de agora, a tarifa de coleta de lixo em Viçosa passa a ser calculada com base no consumo de água de cada residência. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/nova-tarifa-de-remocao-de-lixo-ja-e-cobrada-pela-prefeitura-de-vicosa
Consórcio entre turismo e produção tem resultado
Em meio às montanhas verdejantes do Sul de Minas, a Tulha de Minas emerge como um exemplo inspirador de como o consórcio entre produção rural e turismo pode transformar uma propriedade familiar em um polo de sucesso econômico e cultural. Fundada com o objetivo de valorizar o café especial e a herança mineira, a iniciativa tem atraído milhares de visitantes anualmente, impulsionando a economia local e preservando tradições ancestrais. Baseado em relatos de visitantes e dados operacionais, a experiência bem-sucedida une cultivo artesanal, gastronomia e imersão na natureza. (Estrada Nacional – Pouso Alegre)
https://www.estradanacional.info
Fabriciano debate atenção aos animais
A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano realizou uma audiência pública proposta pelo vereador Thiago Lucas, com o objetivo de discutir o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais no município. Durante a audiência, foram apresentadas demandas e sugestões para fortalecer as ações de proteção animal, incluindo vacinação, castração e punições mais rigorosas para os responsáveis por maus-tratos. A iniciativa reforçou a necessidade de união entre poder público, entidades civis e sociedade para promover mudanças efetivas. (Portal Carlos Souto)


Coluna Minas Gerais
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais

AMM | Divulgação
A Divinópolis será a primeira parada da “Caravana AMM”, iniciativa de interiorização das ações da Associação Mineira de Municípios (AMM), que percorrerá todas as 10 macrorregiões do Estado a partir de setembro de 2025. Na região centro-oeste, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, reunindo prefeitos, prefeitas e servidores públicos municipais, com programação voltada à capacitação e orientação sobre pautas municipalistas prioritárias.
A reforma tributária, tema que gera preocupação entre os gestores municipais, será abordada na palestra magna pelo Auditor de Controle Externo do TCEMG, Gustavo Terra Elias, mestre em Governança pela Universidade de Sussex (Inglaterra) e em Direito pela UFMG.
Cada região terá um documento com as principais demandas locais, elaborado com o apoio das associações microrregionais AMVI e AMASF. Além disso, assessores técnicos da AMM e especialistas da Escola de Gestão Municipalista (EGM) conduzirão atividades de capacitação em temas centrais da administração pública municipal.
“Os eventos da Caravana AMM têm como premissa reunir os anseios dos prefeitos de cada município mineiro, produzindo coletivamente a carta municipalista da região no primeiro dia. No segundo dia, levaremos capacitação de qualidade aos gestores e servidores públicos. Nosso foco é trabalhar pelos 853 municípios de Minas Gerais, sem coloração partidária, visando a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Programação
A abertura em Divinópolis contará com a palestra “Os impactos da Reforma Tributária para os Municípios”, ministrada por Gustavo Terra Elias. A programação inclui:
-
Reunião do presidente da AMM com prefeitos da microrregional;
-
Apresentação institucional da AMM;
-
Construção coletiva do Documento de Demandas Regionais;
-
Palestra magna em conjunto com prefeitos da diretoria e patrocinadores;
-
Almoço com prefeitos.
À tarde, ocorrerão atendimentos técnicos em áreas como Assistência Social, Educação, Captação de Recursos e Convênios, abordando temas como prestação de contas, gestão de programas federais, elaboração de projetos e uso das principais plataformas de transferências de recursos.
Sobre o projeto
Com apoio das microrregionais mineiras e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Caravana AMM tem como objetivo ouvir as demandas de todos os municípios de Minas Gerais para propor ações e estratégias que promovam o desenvolvimento econômico municipal.
Inscrições
A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo link:
https://portalamm.com/caravana-amm/
Atendimento à imprensa
O presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, estará disponível para entrevistas na terça-feira (3/9), das 9h ao meio-dia. Mais informações com a Coordenadora de Comunicação da AMM, Thalita Marinho, pelo telefone: (31) 98408-4774.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços integra Central de Inteligência
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
FIEMG lança curso online sobre Reforma Tributária Descomplicada
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Ecodistrito de Itabira movimentará R$1 bilhão
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Concurso de Desenho e Redação incentiva desenvolvimento cognitivo de estudantes; inscrições até 1º de setembro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nova Lima e Araxá lideram exportações
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Licitação da sede do IF de Caratinga tem edital
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Consórcio cobra retomada de obra da barragem
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Divinópolis recebe a primeira edição da “Caravana AMM”; projeto leva pauta municipalista e capacitação a todas as regiões de Minas Gerais