Coluna Minas Gerais
Covid volta assustar Uberaba

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Covid volta assustar Uberaba
A taxa de transmissão da Covid-19 em Uberaba quase dobrou em uma semana, de acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Entre os dias 7 e 13 de setembro, o índice era de 0,91. Já no período de 14 a 20 de setembro, saltou para 1,77, indicando que cada pessoa infectada pode transmitir o vírus para quase duas outras. Segundo o boletim da Prefeitura divulgado em 22 de setembro, Uberaba registrou 86 novos casos da doença na última semana, totalizando também 86 casos ativos. (Jornal da Manhã – Uberaba)
Caeté desiste de taxa para caminhões
O projeto de lei 40/2025, que previa a criação da Taxa de Manutenção Viária, (TMV) no valor em torno de 40 reais por caminhão com 4 eixos ou mais que cruzasse ou acessasse o perímetro urbano, foi retirado de pauta e não será mais analisado pela Câmara Municipal. Um dos argumentos da Prefeitura para a criação dessa taxa era que as transportadoras que desgastam as vias locais ajudassem a pagar pela sua manutenção. (Jornal Opinião – Caeté)
Oktoberfest BH terá mais de 20 cervejarias
Está confirmada para o dia 4 de outubro a partir de meio dia no Parque das Mangabeiras a edição 2025 do Oktoberfest Beagá. Será um evento incrível com comidas típicas, danças tradicionais, mais de 20 cervejarias e 40 rótulos de cerveja. Entre as marcas confirmadas estão Krug Bier, Läut, Verace, Slod, Albanos, Stadt Jever, 040, Vinil e Klaus. Entre as atrações, não pode faltar o desafio do chope, além de danças típicas da tradicional da cultura alemã como a Schuhplattler. Uma das mais famosas é a competição de “chope em metro”. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)
Estado obrigado a implementar rede
Em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, a Justiça negou provimento a recurso interposto pelo Estado de Minas Gerais, confirmando a decisão de primeiro grau que condenou o ente federativo a promover a implementação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul, que contempla o município de Viçosa, na Zona da Mata. A sentença também condenou o Estado ao pagamento de R$ 100 mil a título de danos morais coletivos, acrescido de juros legais e correção monetária. (Acessa.com – Juiz de Fora)
Cartilha orienta nos projetos
Com o objetivo de promover maior clareza, organização e acessibilidade aos procedimentos relacionados à aprovação sanitária de projetos arquitetônicos, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros acaba de lançar uma cartilha informativa destinada a arquitetos, engenheiros e proprietários de estabelecimentos que necessitam passar pela análise do Projeto Básico de Arquitetura (PBA). (Gazeta Norte Mineira)
Caçamba só com alvará em S. Dumont
Na última semana, a Prefeitura de Santos Dumont divulgou um decreto destinado ao uso de caçambas estacionárias em via pública. Segundo as novas deliberações, toda colocação de caçamba em local comum exige a retirada de alvará, sendo isso de responsabilidade do proprietário. A autorização deve ser requerida na Secretaria Municipal de Obras com antecedência mínima de 5 dias úteis. O alvará passará a ser obrigatório em outubro deste ano. (Portal 14B)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=619135
Santuário de Muriaé ganha reconhecimento
O pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Padre Jair Benedito dos Santos, comemorou a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei de autoria do vereador Léo Pereira, que reconhece o Santuário como patrimônio cultural e imaterial do município. Padre Jair ressaltou que a decisão é um marco importante para a comunidade católica e para a própria cidade. “Nossa Senhora Aparecida faz parte da cultura e da vivência de todo muriaeense. Esse reconhecimento ultrapassa a dimensão confessional”, comentou. (Portal Radio Muriaé)


Coluna Minas Gerais
Nova Diretoria da AMM entrega demandas dos municípios em reunião com governador

AMM | Divulgação
A nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), presidida por Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas, realizou sua primeira reunião oficial com o Governo de Minas Gerais nesta semana, em Belo Horizonte.
O encontro teve como objetivo a apresentação da nova gestão da entidade e o debate de parcerias estratégicas em prol dos municípios mineiros. Participaram da reunião o governador Romeu Zema, o vice-governador Mateus Simões, o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Batista Leite Corrêa da Costa.
Entre as principais pautas apresentadas pela AMM estão:
-
Revisão de despesas municipais que deveriam ser custeadas pelo Estado;
-
Inauguração dos Hospitais Regionais;
-
Ampliação dos investimentos em Saúde e na conservação das estradas estaduais;
-
Destinação de recursos para saneamento básico em cidades de pequeno porte;
-
Apoio à implementação de programas estratégicos em diferentes áreas municipais.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Rota da Liberdade vence leilão da BR&356
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Pouso Alegre cria polo de inovação
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Salinas vai sediar Seminário da Cachaça
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Utilização de drones no campo avança no Norte de Minas
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Triângulo entre os maiores produtores
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Nova Diretoria da AMM entrega demandas dos municípios em reunião com governador
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Hospital de Sabará retoma eletivas