Coluna Minas Gerais

O futuro do comércio mineiro se encontra em outubro

Publicados

em

FECOMÉRCIO | Divulgação

O Prêmio Mercúrio e o Inova Varejo BH celebram a reinvenção e resiliência do varejo mineiro.

Com o objetivo de impulsionar a competitividade e fortalecer o comércio em Minas Gerais, o Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais promovem dois eventos estratégicos em Belo Horizonte, no início de outubro.

3ª edição do Prêmio Mercúrio – Medalha Ordem do Mérito Comercial

O compromisso com o fortalecimento do comércio mineiro começa com o reconhecimento daqueles que se destacam. No dia 2 de outubro, em evento fechado, a Federação realiza a terceira edição do Prêmio Mercúrio e da Medalha Ordem do Mérito Comercial.

A honraria, conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, tem o objetivo de reconhecer empresários que se tornaram exemplos de sustentabilidade e longevidade empresarial. Mais do que uma celebração, a premiação é incentivo para milhares de outros empreendedores, oferecendo referências para crescimento e prosperidade.

A data também marca o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado em 5 de outubro.

Inova Varejo BH: onde líderes do comércio se encontram para transformar o amanhã

No dia 3 de outubro (sexta-feira), Belo Horizonte será novamente palco da terceira edição do Inova Varejo BH, o maior evento do setor em Minas Gerais, promovido pelo Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais.

Leia Também:  Trem de passageiros inicia operações

O encontro acontece no Befly – Minas Centro, das 8h às 17h, reunindo empresários, especialistas e personalidades inspiradoras em um ambiente de troca de experiências, conhecimento e networking estratégico.

Em 2024, o evento reuniu mais de 2.500 participantes, consolidando-se como ponto de convergência para líderes que buscam novas perspectivas e oportunidades. Este ano, o Inova Varejo BH promete ir além, com palestras e painéis de destaque com nomes como Walter Longo, Felipe Nunes, Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, Gaby Amarantos e Maria Ribeiro.

Entre os destaques da programação:

  • 9h – Abertura com Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

  • 9h30 – Palestra sobre Inovação com Walter Longo, especialista em inovação e transformação digital. “É um espaço de aprendizado sobre liderança, estratégia e transformação digital, com experiências práticas em grandes grupos de mídia e marketing”, afirma Longo.

  • 10h35 – Painel Economia e Política com Nadim Donato e Felipe Nunes. Felipe é cientista político, estatístico e especialista em dados, autor do best-seller “Biografia do Abismo”.

  • 13h45 – Painel Desafios do Empreendedorismo Feminino com Gaby Amarantos, cantora e multiartista amazônica, e Maria Ribeiro, atriz, autora e apresentadora.

  • 14h50 – Palestra Meta – Potencialize seu Negócio no Digital.

  • 15h55 – Palestra com Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, médica psiquiatra e referência em comportamento humano.

  • 17h – Palestra de encerramento.

“O Inova Varejo BH é mais do que um encontro de empresários. É um espaço de transformação, onde o conhecimento e a conexão se unem para preparar o setor para os desafios do presente e as oportunidades do futuro. Nosso objetivo é impulsionar a competitividade do comércio mineiro e inspirar lideranças a construírem negócios sustentáveis, inovadores e conectados à sociedade”, afirma Nadim Donato.

Com uma programação intensa, o Inova Varejo BH 2025 reafirma seu papel como o principal hub de inovação, tendências e conexões do varejo em Minas Gerais.

Leia Também:  Dengue deixa Uberlândia em emergência

Inscrições e informações: inovavarejomg.com.br

Sobre o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac

O Sistema é formado pela Fecomércio MG, pelo Sesc e pelo Senac, em parceria com os Sindicatos Empresariais, integrando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Por meio da cooperação estratégica entre essas instituições, o Sistema busca fortalecer o comércio mineiro e contribuir com o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Suas atividades incluem capacitação profissional e promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, abrangendo saúde, educação, cultura, esporte, lazer e ação social.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

Publicados

em

RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

Leia Também:  Pesquisa Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para o Natal

Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA