Coluna Minas Gerais
Consumo se recupera em Minas Gerais
Foto: Alessandro Carvalho/Arquivo DC
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Consumo se recupera em Minas Gerais
O consumo dos mineiros em supermercados e restaurantes de Minas Gerais registrou recuperação expressiva em setembro. Nos supermercados, os mineiros têm feito compras em maiores quantidades e valores, enquanto nos restaurantes, oscilaram nas idas, mas também têm gastado mais na hora de consumir. As informações são dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e em Restaurantes (ICR) da Alelo-Fipe, estudo realizado mensalmente pela empresa de benefícios e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/consumo-supermercados-restaurantes-recupera-mg/
Mosaic paralisa operações em Salitre
As atividades da unidade da Mosaic Fertilizantes em Salitre de Minas, distrito de Patrocínio, serão interrompidas entre 1º de novembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026. A informação foi divulgada no informativo do Sindicato dos Mineradores, com subsede em Patrocínio, e confirma a suspensão temporária das operações de extração na mina local. Especialistas do setor avaliam que a interrupção pode estar relacionada a uma possível negociação com uma mineradora parceira, que estaria interessada em assumir o Complexo de Salitre – área rica em terras raras e nióbio. (Jornal de Patrocínio)
Filme inspira pacientes de câncer
Em celebração ao Outubro Rosa, a Fundação Cristiano Varella promoveu um momento especial de acolhimento e reflexão com pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Em parceria com a psicóloga Margarida Maria Paulo Rodrigues Vargas, foi exibido o filme “Câncer com Ascendente em Virgem”. Antes da exibição, as pacientes participaram de uma roda de conversa marcada pela troca de experiências e pela escuta acolhedora. (Gazeta de Muriaé)
Funcionamento do Samu ameaçado
Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), organizada pela Comissão de Administração Pública, , trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) demonstraram desesperança, indignação e o grave subfinanciamento desse serviço no Estado e no país. Em Minas Gerais, o Samu é gerido por consórcios intermunicipais, com financiamento previsto entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%). No entanto, conforme Ormesinda Salgado, secretária executiva da Rede de Urgência Centro Sul (Cisru), os repasses federais ficaram congelados entre 2012 e 2022, sobrecarregando os entes estaduais e municipais. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/financiamento-e-defasagem-salarial-ameacam-o-funcionamento-do-samu/
Caratinga sedia campeonato de rolimã
Caratinga se prepara para receber um evento inédito e cheio de adrenalina: a final do Campeonato Mineiro de Rolimã, que será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, na Rua Vereador Lúcio Antônio Tomé, bairro Maria da Gloria, das 8h às 18h. A competição promete reunir pilotos de várias regiões do estado e transformar a cidade em um ponto de encontro dos apaixonados por velocidade e tradição. De acordo com Maxwell Mascarenhas, representante do Campeonato Mineiro, a escolha de Caratinga para sediar a final se justifica pelo destaque na modalidade. (Diário de Caratinga)
Expoqueijo no calendário oficial
A Expoqueijo Brasil – Concurso Internacional do Queijo Artesanal – agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Araxá. A inclusão foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Raphael Rios, e aprovada por unanimidade durante a Reunião Ordinária de terça-feira (21). A iniciativa reforça o protagonismo de Araxá no cenário nacional e internacional da produção artesanal de queijos. A Expoqueijo Brasil é um evento que movimenta a economia local, impulsiona o turismo e projeta Araxá como referência mundial. (Jornal Interação – Araxá)
Coluna Minas Gerais
Programa leva ações de saúde direto à propriedade
Mais qualidade de vida para quem vive no campo (CNA/Divulgação)
FAEMG SENAR | Divulgação
Em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, o Sistema Faemg Senar está levando ações de prevenção em saúde diretamente para as propriedades rurais, de forma individualizada e personalizada. Este é o diferencial do Programa Saúde no Campo, voltado para produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O programa-piloto começou em outubro no Vale do Jequitinhonha e Mucuri e deve chegar às regiões de Juiz de Fora e Sete Lagoas em março de 2026.
Semelhante ao Programa ATeG, o programa conta com um supervisor de Saúde Rural (enfermeiro) e 15 técnicos de Saúde Rural (enfermeiros ou técnicos de enfermagem). Cada técnico atende 30 propriedades, com visitas mensais para avaliar condições de saúde, planejar medidas preventivas e incentivar o cuidado individual e coletivo. Até o momento, cerca de 360 famílias estão sendo atendidas em Minas Gerais.
“É um programa que complementa o atendimento aos produtores rurais, promovendo a prevenção em saúde para que possam melhorar a qualidade de vida e produzir mais e melhor. Com duração de dois anos, o programa atende não só a família que vive na propriedade, como também seus colaboradores”, destacou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães.
Além disso, o programa contribui para reconhecer demandas específicas de cada comunidade, desenvolver ações direcionadas e ampliar o acesso a serviços especializados por meio da cooperação com Sindicatos Rurais, prefeituras e instituições de saúde parceiras. As ações também incluem acompanhamento por meio da telessaúde e a entrega de kits personalizados de higiene pessoal (adaptados por faixa etária) e de primeiros socorros.
Em 2026, a previsão é alcançar 15 mil produtores rurais, em todo o estado, com a atuação de 160 técnicos de Saúde Rural.
“O objetivo é conscientizar o produtor a cuidar da própria saúde com o mesmo zelo e dedicação com que cuida de sua lavoura. Por isso, o programa leva os serviços de saúde até o campo, superando barreiras de distância e rotina”, explica a analista de Promoção Social, Marília Costa.
Técnicos de campo levam atendimento direto ao produtor (CNA/Divulgação)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos




