Coluna Minas Gerais

Mais postos da BR 381 com pedágios

Publicados

em

FOTO: Divulgação/Nova 381

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Mais postos da BR 381 com pedágios

A partir da zero hora do dia 17 de novembro, a Concessionária de Rodovia Nova 381 inicia a cobrança de pedágio nos pórticos instalados em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, completando o ciclo de ativação das praças eletrônicas no trecho sob sua administração, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres por meio da Deliberação nº 425, publicada no Diário Oficial da União. Com isso, passam a operar os três últimos pedágios eletrônicos previstos para a rodovia. (Diário do Rio Doce)

https://drd.com.br/nova-381-comeca-cobranca-de-pedagios-em-mais-tres-pracas/

Rede rural de energia recebe melhorias

A Cemig finalizou, no último mês, importantes obras de melhoria na infraestrutura elétrica em regiões rurais do município de Caratinga, no Leste de Minas Gerais. As intervenções fazem parte do programa Minas Trifásico, iniciativa estratégica da companhia que visa ampliar a confiabilidade e a capacidade da rede elétrica no campo. Nos distritos de Dom Modesto, Cordeiro de Minas e no trecho entre os distritos de São Cândido e Vale Verde de Minas, em Ipaba, a rede monofásica foi substituída por rede trifásica, mais robusta e com uma capacidade maior de suportar novas cargas. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/2025/regional/cemig-conclui-obras-de-modernizacao-da-rede-eletrica-em-areas-rurais-de-caratinga/

Minas doa hospital para a União

O Governo de Minas Gerais confirmou oficialmente a doação do imóvel do Hospital Regional de Divinópolis à União, por meio da Universidade Federal de São João del-Rei. A decisão, anunciada na semana passada, tem o objetivo de garantir a conclusão e a inauguração da unidade de saúde, que atenderá cerca de 1,3 milhão de habitantes de 54 municípios da região Centro-Oeste mineira. O acordo foi firmado entre o governador Romeu Zema e o ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião realizada no último dia 29 de outubro, em Brasília. (Portal G37)

Leia Também:  BR 356 terá a R$ 2 bilhões do acordo de Mariana

https://g37.com.br/divinopolis/governo-de-minas-gerais-doa-hospital-regional-de-divinopolis-a-uniao-para-acelerar-inauguracao-da-unidade/

Patos sobe no Plano Aeroviário Nacional

Patos de Minas deu mais um importante passo no fortalecimento de sua infraestrutura e conectividade regional. O município passou a integrar o Cenário Base do Plano Aeroviário Nacional (PAN), classificação do programa do Governo federal que reconhece aeroportos com elevado potencial estratégico para o país. A conquista é resultado de reunião realizada em Brasília, na Secretaria Nacional de Aviação Civil. Na ocasião, a vice-prefeita Sandra Gomes apresentou as potencialidades locais, em um trabalho de articulação que reforçou o protagonismo do município no cenário regional. (Folha Patense)

https://www.folhapatense.com.br/patos-de-minas-sobe-de-categoria-no-plano-aeroviario-nacional-e-amplia-perspectivas-para-o-desenvolvimento-regional-1584

Câmara de Uberaba vai investigar viagens

O vereador Marcos Jammal vai apresentar o pedido de criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) com objetivo de apurar possíveis irregularidades nos gastos com viagens por parte da Prefeitura de Uberaba. São necessárias sete assinaturas de parlamentares para que a CEI seja criada. Ele garantiu que já possui oito assinaturas, uma a mais do queo necessário para garantir a abertura da CEI. O parlamentar, no entanto, optou por não revelar os nomes dos colegas que assinaram o documento. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Leia Também:  Hospital oncológico é ampliado

https://www.jmonline.com.br/politica/vereador-vai-protocolar-pedido-de-cei-para-investigar-viagens-na-prefeitura-de-uberaba-1.563054

Araxá quer ampliar oferta na saúde

A Prefeitura de Araxá deu um passo importante na busca por aprimoramentos nos serviços de saúde. Representantes do município se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti, em Belo Horizonte, para discutir melhorias nos serviços de média e alta complexidade hospitalares e ambulatoriais. O encontro contou com a presença do prefeito Robson Magela, do secretário municipal de Saúde, Sebastião Donizete de Souza, e do deputado estadual Bosco. O foco da comitiva foi a captação de novos investimentos visando o fortalecimento da saúde pública em Araxá. (Clarin.net)

https://clarim.net.br/araxa-busca-novos-investimentos-para-servicos-de-media-e-alta-complexidade-com-o-governo-de-mg/

Defesa Civil faz preventiva em Itaúna

A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar,  realizou no sábado, 8, um monitoramento preventivo e contínuo nas áreas vulneráveis a inundações na cidade. O objetivo é acompanhar de perto o nível do rio São João após as recentes chuvas. As equipes executaram vistorias detalhadas em diversas regiões ribeirinhas, incluindo a avaliação da régua de medição próxima aos bairros Sion e Portal do Engenho. Até o momento da publicação, o nível do rio foi classificado como baixo e sem riscos iminentes de transbordamento. (Folha do Povo – Itaúna)

https://www.folhapovoitauna.com.br/monitoramento-preventivo-da-defesa-civil-de-itauna-acompanha-nivel-do-rio-sao-joao

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Guia reúne conteúdo sobre direitos, benefícios e serviços para pessoa com deficiência

Publicados

em

Foto: Alexandre Netto

ALMG | Divulgação

Lançamento contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, de representantes de entidades e de servidores

Foi lançado nesta terça-feira (23/12/25), pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Guia Prático – Direitos, Benefícios e Serviços para Pessoa com Deficiência. O evento, realizado no Salão Nobre da Casa, contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB); do deputado Antonio Carlos Arantes (PL); de integrantes de entidades e de servidores do Legislativo mineiro.

O guia reúne conceitos básicos e o detalhamento dos direitos da pessoa com deficiência (PcD), começando pelos mais abrangentes, como os direitos à igualdade e à proteção contra maus-tratos, à participação política e cidadã e ao acesso a benefícios e serviços.

O material também detalha direitos, benefícios e serviços específicos, que facilitam a rotina diária desse segmento da população.

| O presidente Tadeu Leite destacou que o guia surgiu de escutas aos cidadãos. Ele afirmou que a iniciativa contribui para reunir, em um único material, as legislações voltadas para as pessoas com deficiência, que também devem ser acompanhadas por outros grupos da sociedade.

Conforme o parlamentar, nesta Legislatura foram apresentadas cerca de 250 propostas de lei relacionadas a esse segmento, e algumas delas já se tornaram normas. Para ele, o guia é “um legado para o Estado de Minas Gerais” e uma tentativa de “incentivar a sociedade e outras entidades para que possam trabalhar cada vez mais pela inclusão”.

| O deputado Antonio Carlos Arantes reforçou o trabalho da ALMG com a inclusão ao lembrar que, em seu sexto mandato na Casa, nunca tinha visto tantas proposições voltadas às pessoas com deficiência.

Representantes de entidades elogiam a iniciativa

Integrantes de entidades que congregam pessoas com deficiência prestigiaram o lançamento. A presidenta do Instituto Corre Pra Ver, Flávia Mucci, manifestou alegria pelo reconhecimento e pelo momento histórico vivido na Assembleia. A instituição conecta pessoas com deficiência visual a guias voluntários para a prática de corrida e caminhada.

Leia Também:  Sine-MG: postos do estado oferecem mais de 13,7 mil vagas de emprego

Dois atletas da entidade também elogiaram o lançamento: Flávio Oliveira e William de Lelis Braz Nascentes. Flávio afirmou que o material se integra ao movimento pela inclusão. Já William solicitou que a ALMG produza algumas cópias em braile para serem distribuídas em locais frequentados por pessoas com deficiência visual, como a Biblioteca Pública de Belo Horizonte.

Para a diretora da Apae-BH, Patrícia Valadares, o guia coloca em prática as leis já criadas e facilita o acesso das pessoas que mais necessitam desse tipo de conteúdo. Já o coordenador do Instituto Pernas de Aluguel, Magnus Valerius Gonçalves, relembrou sua própria trajetória ao contar que seu filho de 16 anos nasceu com síndrome de Down e afirmou que o guia vai “trazer um benefício enorme para as famílias” e é de “grande valia” para todos.

Segundo o Censo do IBGE de 2022, entre as 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade no País, 14,4 milhões — ou 7,3% — são pessoas com deficiência. Além disso, 2% da população nessa faixa etária possuem duas ou mais dificuldades funcionais. Minas Gerais segue a mesma proporção: em 2022, entre os 20.094.482 habitantes do Estado, havia 1.472.199 pessoas com deficiência, o equivalente a 7,3% do total.

Leia Também:  Postos do Sine em Minas têm mais de 8 mil vagas de emprego nesta segunda (9/5)

Guia tem linguagem simples e três versões digitais

Dois servidores da Assembleia diretamente envolvidos com a elaboração do guia também participaram do lançamento. Alice Braga, da Gerência de Relações Públicas (GRP), afirmou que o material foi desenvolvido com linguagem simples, direta e acolhedora, para facilitar a busca por direitos e serviços.

| “O guia se configura como um instrumento, entre tantos outros, para reforçar o compromisso da Casa com a inclusão”, destacou.

Rafael Marques, da Gerência de Comunicação e Mídias Digitais (GCMD), informou que o material está disponível em três versões:
PDF navegável, com imagens e links;
Texto, sem imagens, pensado para leitores de tela;
Áudio, gerado por Inteligência Artificial (IA), com voz semelhante à humana e recursos de acessibilidade, como ajuste de velocidade de reprodução.

Para ver mais fotos clique aqui.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA