Coluna Minas Gerais

Mais postos da BR 381 com pedágios

Publicados

em

FOTO: Divulgação/Nova 381

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Mais postos da BR 381 com pedágios

A partir da zero hora do dia 17 de novembro, a Concessionária de Rodovia Nova 381 inicia a cobrança de pedágio nos pórticos instalados em Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, completando o ciclo de ativação das praças eletrônicas no trecho sob sua administração, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A autorização foi concedida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres por meio da Deliberação nº 425, publicada no Diário Oficial da União. Com isso, passam a operar os três últimos pedágios eletrônicos previstos para a rodovia. (Diário do Rio Doce)

https://drd.com.br/nova-381-comeca-cobranca-de-pedagios-em-mais-tres-pracas/

Rede rural de energia recebe melhorias

A Cemig finalizou, no último mês, importantes obras de melhoria na infraestrutura elétrica em regiões rurais do município de Caratinga, no Leste de Minas Gerais. As intervenções fazem parte do programa Minas Trifásico, iniciativa estratégica da companhia que visa ampliar a confiabilidade e a capacidade da rede elétrica no campo. Nos distritos de Dom Modesto, Cordeiro de Minas e no trecho entre os distritos de São Cândido e Vale Verde de Minas, em Ipaba, a rede monofásica foi substituída por rede trifásica, mais robusta e com uma capacidade maior de suportar novas cargas. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/2025/regional/cemig-conclui-obras-de-modernizacao-da-rede-eletrica-em-areas-rurais-de-caratinga/

Minas doa hospital para a União

O Governo de Minas Gerais confirmou oficialmente a doação do imóvel do Hospital Regional de Divinópolis à União, por meio da Universidade Federal de São João del-Rei. A decisão, anunciada na semana passada, tem o objetivo de garantir a conclusão e a inauguração da unidade de saúde, que atenderá cerca de 1,3 milhão de habitantes de 54 municípios da região Centro-Oeste mineira. O acordo foi firmado entre o governador Romeu Zema e o ministro da Educação, Camilo Santana, em reunião realizada no último dia 29 de outubro, em Brasília. (Portal G37)

Leia Também:  Expoleste tem resultado positivo

https://g37.com.br/divinopolis/governo-de-minas-gerais-doa-hospital-regional-de-divinopolis-a-uniao-para-acelerar-inauguracao-da-unidade/

Patos sobe no Plano Aeroviário Nacional

Patos de Minas deu mais um importante passo no fortalecimento de sua infraestrutura e conectividade regional. O município passou a integrar o Cenário Base do Plano Aeroviário Nacional (PAN), classificação do programa do Governo federal que reconhece aeroportos com elevado potencial estratégico para o país. A conquista é resultado de reunião realizada em Brasília, na Secretaria Nacional de Aviação Civil. Na ocasião, a vice-prefeita Sandra Gomes apresentou as potencialidades locais, em um trabalho de articulação que reforçou o protagonismo do município no cenário regional. (Folha Patense)

https://www.folhapatense.com.br/patos-de-minas-sobe-de-categoria-no-plano-aeroviario-nacional-e-amplia-perspectivas-para-o-desenvolvimento-regional-1584

Câmara de Uberaba vai investigar viagens

O vereador Marcos Jammal vai apresentar o pedido de criação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) com objetivo de apurar possíveis irregularidades nos gastos com viagens por parte da Prefeitura de Uberaba. São necessárias sete assinaturas de parlamentares para que a CEI seja criada. Ele garantiu que já possui oito assinaturas, uma a mais do queo necessário para garantir a abertura da CEI. O parlamentar, no entanto, optou por não revelar os nomes dos colegas que assinaram o documento. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Leia Também:  Mulheres do Agro fortalecem união e liderança em Minas

https://www.jmonline.com.br/politica/vereador-vai-protocolar-pedido-de-cei-para-investigar-viagens-na-prefeitura-de-uberaba-1.563054

Araxá quer ampliar oferta na saúde

A Prefeitura de Araxá deu um passo importante na busca por aprimoramentos nos serviços de saúde. Representantes do município se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti, em Belo Horizonte, para discutir melhorias nos serviços de média e alta complexidade hospitalares e ambulatoriais. O encontro contou com a presença do prefeito Robson Magela, do secretário municipal de Saúde, Sebastião Donizete de Souza, e do deputado estadual Bosco. O foco da comitiva foi a captação de novos investimentos visando o fortalecimento da saúde pública em Araxá. (Clarin.net)

https://clarim.net.br/araxa-busca-novos-investimentos-para-servicos-de-media-e-alta-complexidade-com-o-governo-de-mg/

Defesa Civil faz preventiva em Itaúna

A Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar,  realizou no sábado, 8, um monitoramento preventivo e contínuo nas áreas vulneráveis a inundações na cidade. O objetivo é acompanhar de perto o nível do rio São João após as recentes chuvas. As equipes executaram vistorias detalhadas em diversas regiões ribeirinhas, incluindo a avaliação da régua de medição próxima aos bairros Sion e Portal do Engenho. Até o momento da publicação, o nível do rio foi classificado como baixo e sem riscos iminentes de transbordamento. (Folha do Povo – Itaúna)

https://www.folhapovoitauna.com.br/monitoramento-preventivo-da-defesa-civil-de-itauna-acompanha-nivel-do-rio-sao-joao

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Demissões voluntárias crescem em Minas

Publicados

em

Foto: Reprodução

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Demissões voluntárias crescem em Minas
O número de demissões ou desligamentos voluntários em Minas Gerais cresce ano a ano, evidenciando uma nova dinâmica do mercado de trabalho. Entre 2020 e 2025, os pedidos no Estado cresceram 147%, saltando de 385 mil para 951 mil, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Estado seguiu os números no Brasil, onde o movimento também foi expressivo: as saídas voluntárias passaram de 15,9 milhões em 2020 para 25,3 milhões no ano passado. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/demissoes-voluntarias-crescem-minas/

O dilema do PL em Minas
Por meses a fio, a indecisão foi uma realidade no âmbito do grupo político em torno dos interesses eleitorais envolvendo o Palácio do Planalto, com expectativa de encontrar um nome ideal para disputar o Governo de Minas, cuja sugestão sempre recaiu sobre o senador Rodrigo Pacheco. Esse cenário de vai e volta agora migrou para o Partido Liberal, o mesmo da família Bolsonaro. Na disputa mineira por cargos majoritários, especialmente ao Governo de Minas, o assunto entre os liberais se transformou em uma verdadeira Torre de Babel. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/partido-liberal-enfrenta-dilemas-na-disputa-ao-palacio-tiradentes/

Empresa de Araguari veste o Cruzeiro
A indústria araguarina segue marcando presença no cenário esportivo nacional. Desta vez, uma camisa ligada ao Cruzeiro Esporte Clube está sendo produzida na Sua Fábrica, empresa genuinamente araguarina comandada pelos visionários Felipe Trajano e Gustavo Lander. A peça será utilizada pela comissão técnica e pela diretoria do clube, aparecendo no dia a dia das atividades e à beira do campo, vestindo nomes de destaque do futebol brasileiro, como o técnico Tite e o presidente Pedro Lourenço, o Pedrinho, além de outros integrantes da cúpula celeste. (Gazeta do Triângulo)
https://gazetadotriangulo.com.br/industria-de-araguari-produz-camisa-do-cruzeiro/

Leia Também:  Café em Transformação

Cidades do Vale do Aço no Prêmio
Alvarenga, Ipatinga e São Gonçalo do Rio Abaixo estão entre os municípios mineiros finalistas da etapa estadual da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). As cidades, atendidas pela Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas, concorrem em diferentes categorias da premiação, que reconhece boas práticas de gestão pública voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao desenvolvimento econômico local. (Portal Silmara de Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/municipios-das-regioes-rio-doce-e-vale-do-aco-sao-finalistas-do-premio-sebrae-prefeitura-empreendedora-em-minas-gerais/

Patos tem bicicletários públicos
Alunos do 8º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) finalizaram, neste semestre, a construção de dois bicicletários públicos como resultado do Projeto Integrador. A iniciativa transforma teoria em prática e leva para a comunidade soluções reais voltadas à mobilidade urbana. No início do semestre, a turma realizou um estudo aprofundado sobre mobiliário urbano. A partir desse conteúdo, os estudantes mapearam a cidade de Patos de Minas, identificando demandas, fluxos e áreas com carência de infraestrutura. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/projeto-integrador-de-arquitetura-e-urbanismo-do-unipam-constroi-bicicletarios-publicos

Leia Também:  Postos do Sine em Minas disponibilizam 10,8 mil vagas de emprego

Fiemg negocia compra do Expominas
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) negocia a compra do Expominas em Juiz de Fora e prepara a instalação de uma nova unidade do Senai voltada para tecnologia e inovação. Os projetos fazem parte das prioridades da entidade para 2026 e foram apresentados pela presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Mariângela Miranda Marcon. Segundo a dirigente, a possível aquisição do centro de eventos representa um novo investimento da federação na cidade e pode ampliar a capacidade de atração de feiras, congressos e eventos empresariais. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/13-02-2026/fiemg-negocia-compra-expominas.html

Viçosa amplia transporte público
Foi aprovado por unanimidade durante a reunião ordinária da Câmara projeto de autoria do prefeito Ângelo Chequer, que autoriza o aumento do subsídio destinado ao transporte público coletivo urbano de Viçosa. A proposta prevê um incremento de R$ 810.720 no valor já aprovado para 2026, elevando o subsídio total para R$ 4.668.274 ao longo do ano. O PL altera a Lei Municipal nº 3.238/2025 e tem como principal objetivo viabilizar a implantação e manutenção de cinco novas rotas de ônibus no município, ampliando o atendimento a comunidades que hoje apresentam demanda reprimida por transporte público. (Folha da Mata)
https://folhadamata.com.br/camara-aprova-aumento-do-subsidio-do-transporte-para-criacao-de-novas-rotas-em-vicosa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA