Coluna Minas Gerais

Vender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não

Publicados

em

AMM | Divulgação

A Associação Mineira de Municípios (AMM) está preparada para ocupar, a partir de fevereiro, seu assento na mesa de conciliação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para debater o futuro da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A privatização da empresa pode ser uma opção para o Governo de Minas Gerais, que obteve autorização da Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado com a aprovação do Projeto de Lei nº 4.380/2025. No entanto, esse processo não pode implicar a retirada de direitos da população mineira.

A discussão sobre o modelo de desestatização exige seriedade, transparência e foco nas pessoas que dependem, diariamente, do abastecimento de água e do saneamento — serviços essenciais à saúde, à dignidade e ao desenvolvimento econômico e social.

Prioridades da AMM na mesa de negociação

A atuação da AMM terá como eixo central a proteção dos interesses dos municípios e da população. Entre os pontos prioritários estão:

  • manutenção e aprimoramento da qualidade dos serviços, com metas claras e fiscalização efetiva;
  • garantia de continuidade do fornecimento, sem interrupções ou descontinuidade por decisão unilateral, sem negociação prévia e sem salvaguardas;
  • tarifas justas e previsíveis, compatíveis com a realidade de cada localidade, evitando que o custo recaia sobre quem já vive em maior vulnerabilidade.
Leia Também:  Agricultores mineiros se preparam para seca fazendo silagem

Realidades distintas exigem soluções responsáveis

Atualmente, a Copasa atende 585 municípios mineiros, total ou parcialmente, com serviços de abastecimento de água e/ou saneamento. São centenas de realidades distintas — grandes centros urbanos, cidades médias e pequenas comunidades do interior — que não podem ser tratadas de forma uniforme em um processo de mudança estrutural dessa magnitude.

Por isso, a participação ativa dos municípios é essencial na definição de qualquer modelo de privatização. Prefeitos e prefeitas são os responsáveis legais pela assinatura dos contratos de prestação de serviços e, portanto, devem ter voz nas decisões que impactarão esses contratos, a continuidade do atendimento e o bolso do consumidor.

Proteção aos municípios mais vulneráveis

É fundamental esclarecer quais serão os impactos da mudança, especialmente para os pequenos municípios, historicamente mais vulneráveis em negociações com grandes empresas. Esses municípios não estarão sozinhos.

A AMM existe para dar escala, coordenação e respaldo institucional ao que é legítimo: defender a população, proteger os contratos públicos e assegurar que qualquer decisão preserve direitos, serviços essenciais e a autonomia municipal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Aeroporto de Uberlândia projeta crescimento

Publicados

em

Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Aeroporto de Uberlândia projeta crescimento
O Aeroporto de Uberlândia iniciou 2026 com uma projeção de crescimento superior a 30% na oferta de assentos ao longo do ano. De acordo com a Aena Brasil, gestora do aeródromo, a ampliação é resultado da criação de novas rotas e do aumento de frequências em voos já existentes, o que vai fortalecer a conectividade da cidade com importantes centros do país. Com as novidades, Uberlândia ampliará sua ligação com os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e passará a contar com uma nova rota para Brasília (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39708/aeroporto-de-uberlandia-projeta-aumento-superior-a-30-na-oferta-assentos-em-2026

Árvores ‘envenenadas’ em Sete Lagoas
Processo que tramita na 1ª Vara Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Sete Lagoas comprova uma rotina de procedimentos irregulares responsáveis pela morte suspeita de duas gameleiras históricas e imunes a corte. As espécies, que chamavam a atenção na Estradas dos Tropeiros esquina com rua Leopoldina, bairro Panorama, não existem mais. Documento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sugere crime ambiental e caso vira motivo de multas e também de uma forte demanda judicial. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/envenenadas-morte-de-gameleiras-historicas-tem-indicios-de-crime-ambiental-e-gera-guerra-judicial/

Entidades mineiras defendem democracia
Entidades empresariais de Minas Gerais divulgaram uma nota conjunta em defesa da liberdade, da democracia e do Estado de Direito. O manifesto, assinado por nove importantes organizações representativas do setor produtivo mineiro, reafirma o compromisso com a Constituição Federal, a estabilidade institucional e a preservação das garantias democráticas no país. As entidades destacam a importância da liberdade de expressão, do direito à manifestação pacífica e do respeito às instituições como pilares essenciais para o fortalecimento da democracia e para a segurança jurídica. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/24/entidades-empresariais-de-minas-gerais-divulgam-manifesto-em-defesa-da-liberdade-da-democracia-e-do-estado-de-direito/

Leia Também:  Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras

Tiradentes tem Mostra de Cinema
Com a temática “Soberania Imaginativa”, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes teve início neste final de semana. A programação reúne realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa e inteiramente gratuita, que articula exibições, debates, encontros formativos e atividades de mercado. A expectativa é receber um público acima de 35 mil pessoas. Neste ano, serão exibidos 137 filmes, sendo 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia de 23 estados. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/soberania-imaginativa-e-o-tema-da-29a-mostra-de-cinema-de-tiradentes/

Jetiquinhonha ganha tratamento de esgoto
A Copasa acaba de entregar um pacote de obras para modernizar e incrementar as estações de tratamento de esgoto dos municípios de Almenara, Joaíma, Mata Verde, Medina e Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. Foram investidos mais de R$ 6 milhões em melhorias e no aumento da capacidade operacional das unidades, o que beneficiou cerca de 111 mil moradores da região. Os recursos foram destinados à implantação de leitos de secagem de lodo e escuma, valas de aterro de resíduos sólidos, elevatória de recirculação e serviços de urbanização. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32496

Leia Também:  Consórcio amplia bases do Samu

Fluxo de passageiros tem queda
O fluxo de passageiros no Aeroporto Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), caiu mais de 30% em 2025, na comparação com 2024, declinando de 198 mil viajantes para 136 mil, considerando embarques e desembarques. A concessionária responsável pela administração do espaço atribui a queda, principalmente, à readequação da malha aérea ao longo do período, em decorrência do encerramento das operações da companhia aérea Voepass, após suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em março do ano passado. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/23-01-2026/fluxo-passageiros-aeroporto-regional.html

Varginha sedia Congresso Ufológico
A cidade de Varginha sedia, neste final de semana, o Congresso Ufológico Internacional, evento que reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater a ufologia. O congresso é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal e marca as três décadas de um dos episódios mais famosos da ufologia mundial: a suposta aparição de uma criatura extraterrestre em Varginha em janeiro de 1996. O “Caso Varginha” ganhou repercussão internacional e tornou a cidade um ponto de referência para pesquisadores e curiosos. (O Debate Notícias)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-sedia-i-congresso-ufol%C3%B3gico-internacional-caso-et-de-varginha-30-anos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA