Educação
A ESCOLA DONA INDÁ ESTÁ NA ETAPA FINAL DAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
A aluna Lavínia Cardoso Bastos, da escola Estadual Dona Indá, após passar pelas quatro etapas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa ( Escolar , Municipal, Estadual e Regional) e ganhar medalhas de bronze e prata, na categoria Memórias Literárias, estará com sua professora Rosa Mendes de Lima, em São Paulo, concorrendo à etapa Nacional, medalha […]
A aluna Lavínia Cardoso Bastos, da escola Estadual Dona Indá, após passar pelas quatro
etapas da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa ( Escolar , Municipal, Estadual e Regional) e ganhar medalhas de bronze e prata, na categoria Memórias Literárias, estará com sua professora Rosa Mendes de Lima, em São Paulo, concorrendo à etapa Nacional, medalha de ouro, no dia 09 de dezembro(segunda-feira) com o texto: Menina da Boca Roxa de Amora, que conta a vida de Helena Oliveira Freire.
No final de Outubro, a aluna e professora já estiveram em São Paulo, para receberem
as medalhas de bronze. Lá, aprimoraram seus conhecimentos sobre o gênero Memórias
Literários e, ainda, conquistaram a prata. Nesta oportunidade, Lavínia produziu mais textos
desse gênero para ser apreciado e avaliado pelas professoras do concurso que a orientou,
durantes os três dias, os quais passou estudando com alunos de todos os estados brasileiros, Lavínia voltou animada e bem confiante.”Foi maravilhoso, além de aprender muito e de uma forma bem legal, conheci pessoas do Brasil inteiro. Adorei tudo: a mistura de sotaques, as aulas, os passeios culturais, as brincadeiras… fui muito bem cuidada e aprendi um pouco de cada cantinho desse Brasil, pelas vozes dos meus colegas, pessoas que marcaram minha vida para sempre e ainda tive o prazer de conhecer e entrevistar a escritora Geni Guimarães, que foi muito generosa, assim como Dona Helena Freire, contou suas memórias de uma forma muito especial, por isso não tive dificuldade de produzir outro texto para ser avaliado e comparado ao primeiro que escrevi.” Disse Lavínia.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produções de textos de grande
relevância, destinado a alunos de escola pública com o tema “O Lugar Onde Vivo”, que propicia a esses estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
Nesta edição, a participação nas cinco categorias (Poema, Memórias Literárias, Crônica,
Documentário e Artigo de Opinião) atingiu mais de 170 mil inscritos, de quase 5 mil municípios participantes de todos os 27 estados brasileiros.
A escola Dona Indá vem se destacando neste grandioso concurso desde a 1ª edição em
2008, quando foi medalha de ouro com a aluna Carolina Oliveira. Em 2010, conquistou bronze e prata e repetiu o feito em 2012 e 2016, com bronze. Agora em 2019, espera fechar o ano com medalha de ouro.
Educação
Aluna e professor de Passos têm obras selecionadas em concurso nacional
A aluna Evellyn Caroline de Oliveira Silva e o professor José dos Reis Santos, ambos da Escola Estadual São José, de Passos, tiveram suas obras selecionadas para a Coletânea Nacional “Amor e outras drogas lícitas”, da Editora Persona, entre centenas de poemas enviados para o certame. A estudante participará da coletânea com o poema “Garota Pernambucana” e o professor, com “Amores desfeitos”.
Com 13 anos de idade, Evellyn cursa o 8º ano na Escola São José e foi aluna de José Reis ano passado. Ao verificar o talento dela para a poesia, o professor passou a orientá-la, inscrevendo-a em dois concursos em 2022. Este ano, incentivou e orientou a ex-aluna a participar da coletânea da Persona, prontificando-se a corrigir o texto por ela elaborado. Há outras alunas do professor que estão participando de outros certames literários, este ano.
Por sua vez, José Reis é jornalista há mais de 40 anos e professor de Língua Portuguesa e Redação na E.E. São José. Já venceu alguns concursos nacionais e internacionais de poesia, contos e crônicas. “Além de participar, gosto de incentivar meus alunos a participar de concursos literários”, frisou.
“Estou muito feliz. Não esperava por isso. Sem dúvida, ser selecionada em uma antologia nacional tem uma importância muito grande na minha vida”, comentou Evellyn Caroline ao saber do resultado. Por sua vez, a diretora da escola, Susane Mara de Oliveira Silva, destacou a importância do trabalho feito pela equipe de professores com os alunos da escola, “que contribui para revelar novos talentos que temos na Escola São José. São talentos em diversas áreas, como esportes, música, artes e na literatura, como é o caso da nossa aluna Evellyn, uma frequentadora assídua da biblioteca”.
Composta por 150 poemas de autores de várias regiões do Brasil, a obra Coletânea “Amor e outras drogas lícitas” ficará em pré-venda até o dia 07 de maio próximo. Após isso, a Persona terá cerca de um mês para finalizar e imprimir o livro, a qual será comercializada pelo site da editora.
FONTE: José dos Reis Santos
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Você precisa estar logado para postar um comentário Login