ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Poder Legislativo realiza primeira reunião ordinária remota da história

Publicados

em

ALPINÓPOLIS _ Redação

Sempre foi um sonho dos munícipes ter acesso às reuniões da Câmara, porém poucas pessoas conseguiam acompanhar os encontros dos Edis devido a rotina diária, profissional e social. Com a pandemia surgiram também novos desafios e dessa forma a atual Mesa Diretora se reinventou e com respaldo jurídico realizaram a primeira reunião ordinária remota da história.

” Ainda estamos estudando e conhecendo o sistema, mas garantimos que durante esse biênio o povo terá acesso a tudo que acontece dentro da gestão. Na reunião inaugural e na solenidade de posse essa tecnologia  já havia sido utilizada, porém com os vereadores no plenário. Agora fizemos a reunião com cada um dos representantes trabalhando nas suas casas. Não iremos parar os trabalhos de forma alguma, a não ser pela vontade de Deus.” Disse o presidente da Câmara Alex Cavalcante Gonçalves ( PSDB ).

A reunião de ontem ( 11/01 ) por exemplo, foi realizada dessa maneira devido ao contato dos vereadores com o prefeito Rafael Freire, que está contaminado com Covid.  ” a casa de Leis preparou rapidamente a reunião remota, seguindo outras câmaras municipais, como Campinas SP e até mesmo a Câmara dos Deputados que tem adotado a tecnologia como aliada nesse prisma. Temos colaboradores com grande capacidade técnica e dispostos a trabalhar. Essa soma colhe bons resultados. ” descreveu Cavalcante.
O App usado é disponibilizado de forma gratuita e por isso o tempo limite são 60 minutos o que tornou a reunião mais ágil e eficiente. Os vereadores deverão passar por exames essa semana para saber se também podem estar positivos para o coronavírus.
” Solicitamos a secretária de saúde esses exames aja visto que o contato foi durante o encontro com o prefeito a convite dele próprio para tratar sobre o aumento de salário dos cargos de confiança. A Sandra Silveira se prontificou e deve nos ajudar. Tem feito um excelente trabalho na secretaria de saúde. Se alguém ter Positivo deverá continuar participando das reuniões ordinárias ainda de forma remota , até que o isolamento exigido seja cumprido” Finalizou o presidente, Alex Cavalcante Gonçalves ( PSDB).
Na reunião de ontem as vereadoras,  Maísa do Feijãozinho e Joicinha do Rosário, ambas do PSD apresentaram um pacote de indicações para o prefeito, dentre elas a compra de vacinas para o combate ao Covid e melhorias em diversas estradas rurais e vias urbanas, também está incluso no pacote de indicações a manutenção da iluminação pública que se encontra com várias ruas da cidade necessitando de reparos nas lâmpadas e providências sobre o enfretamento ao Covid.
O presidente da Casa sugeriu via ofício a implantação da Defensoria pública municipal, que além de dar oportunidade para os advogados poderá atender a população carente que não consegue arcar com honorários e necessitam de defesa judicial.
A Câmara Municipal dos vereadores convida todos os moradores para se inscreverem no canal do YouTube e acompanhar semanalmente os trabalhos do Poder legislativo.

Leia Também:  Capitólio ZERA casos de Covid. Alpinópolis registra 415,3% de aumento em 2021. Passos e São José da Barra também tem aumento nos casos.

#reuniãoordinária

#camâradealpinópolis

#renuiãoremota

#vereadoresalpinópolis

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes

Publicados

em

Há obras que informam. E há obras que, antes de qualquer coisa, tocam. Tocam como o vento passando pela pele, como a memória que insiste em voltar para lembrar quem somos. É exatamente esse o efeito do documentário “Memórias da Ventania”, lançado pelo Policial Militar e Historiador, Sargento Juliano Pereira de Souza, que tem emocionado moradores e devolvido à cidade capítulos inteiros de sua própria alma.

Exibido oficialmente em 6 de novembro deste ano, durante o “1º Encontro Literário Amigos da História”, na Câmara Municipal de Alpinópolis, em Minas Gerais, o curta-metragem reuniu escritores, autoridades e apaixonados pela cultura local em uma noite em que passado e presente se abraçaram.

A produção nasceu em julho, quando a equipe percorreu fazendas, ruas e antigas residências de Alpinópolis. Ali, entre conversas despretensiosas e lembranças guardadas nas gavetas, moradores abriram seus baús de histórias, oferecendo memórias que atravessam gerações. O roteiro se apoia no livro “Caminhando pela História – Um Passeio pelas Ruas”, e ganhou vida por meio da Mix Produtora, de Diogo Miranda, com supervisão histórica minuciosa de Juliano Pereira.

Leia Também:  Sangue, gritos e mortes. Terra santa é palco de chacina!

Com sensibilidade e precisão, o documentário costura temas essenciais, como religião, política, educação, cultura e economia, que fazem parte do nascimento e da identidade do município. O resultado é um registro audiovisual de 32 minutos que vai muito além do informativo: é um gesto de preservação da história, um convite ao pertencimento, uma carta de amor à cidade.

Selecionado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o documentário reafirma o compromisso com a memória coletiva e com a democratização do acesso à cultura. Um dos destaques da obra é seu cuidado com a inclusão; linguagem simples, legendas e intérprete de Libras permitem que todos — absolutamente todos — tenham acesso à história de Alpinópolis-MG.

E não para por aí. O documentário tem como missão chegar às escolas do município, onde será exibido aos estudantes, professores e funcionários, ampliando o seu impacto e garantindo que “A Ventania” continue soprando também nesta nova geração.

“Minha intenção é despertar nos jovens o interesse pela história local, fortalecer o sentimento de pertencimento à terra e valorizar a cultura do nosso povo”, afirma Juliano Pereira de Souza.

Leia Também:  OAB de Alpinópolis protocola pedido para Casa do Advogado

“Memórias da Ventania” já está disponível gratuitamente no YouTube. Assistir é mais que um ato cultural, é uma exaltação da própria origem.

👉 Assista agora: https://www.youtube.com/watch?v=GQ2EnUy8Izw

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA