ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Poder Legislativo realiza primeira reunião ordinária remota da história

ALPINÓPOLIS _ Redação
Sempre foi um sonho dos munícipes ter acesso às reuniões da Câmara, porém poucas pessoas conseguiam acompanhar os encontros dos Edis devido a rotina diária, profissional e social. Com a pandemia surgiram também novos desafios e dessa forma a atual Mesa Diretora se reinventou e com respaldo jurídico realizaram a primeira reunião ordinária remota da história.
” Ainda estamos estudando e conhecendo o sistema, mas garantimos que durante esse biênio o povo terá acesso a tudo que acontece dentro da gestão. Na reunião inaugural e na solenidade de posse essa tecnologia já havia sido utilizada, porém com os vereadores no plenário. Agora fizemos a reunião com cada um dos representantes trabalhando nas suas casas. Não iremos parar os trabalhos de forma alguma, a não ser pela vontade de Deus.” Disse o presidente da Câmara Alex Cavalcante Gonçalves ( PSDB ).
A reunião de ontem ( 11/01 ) por exemplo, foi realizada dessa maneira devido ao contato dos vereadores com o prefeito Rafael Freire, que está contaminado com Covid. ” a casa de Leis preparou rapidamente a reunião remota, seguindo outras câmaras municipais, como Campinas SP e até mesmo a Câmara dos Deputados que tem adotado a tecnologia como aliada nesse prisma. Temos colaboradores com grande capacidade técnica e dispostos a trabalhar. Essa soma colhe bons resultados. ” descreveu Cavalcante.
O App usado é disponibilizado de forma gratuita e por isso o tempo limite são 60 minutos o que tornou a reunião mais ágil e eficiente. Os vereadores deverão passar por exames essa semana para saber se também podem estar positivos para o coronavírus.
” Solicitamos a secretária de saúde esses exames aja visto que o contato foi durante o encontro com o prefeito a convite dele próprio para tratar sobre o aumento de salário dos cargos de confiança. A Sandra Silveira se prontificou e deve nos ajudar. Tem feito um excelente trabalho na secretaria de saúde. Se alguém ter Positivo deverá continuar participando das reuniões ordinárias ainda de forma remota , até que o isolamento exigido seja cumprido” Finalizou o presidente, Alex Cavalcante Gonçalves ( PSDB).
Na reunião de ontem as vereadoras, Maísa do Feijãozinho e Joicinha do Rosário, ambas do PSD apresentaram um pacote de indicações para o prefeito, dentre elas a compra de vacinas para o combate ao Covid e melhorias em diversas estradas rurais e vias urbanas, também está incluso no pacote de indicações a manutenção da iluminação pública que se encontra com várias ruas da cidade necessitando de reparos nas lâmpadas e providências sobre o enfretamento ao Covid.
O presidente da Casa sugeriu via ofício a implantação da Defensoria pública municipal, que além de dar oportunidade para os advogados poderá atender a população carente que não consegue arcar com honorários e necessitam de defesa judicial.
A Câmara Municipal dos vereadores convida todos os moradores para se inscreverem no canal do YouTube e acompanhar semanalmente os trabalhos do Poder legislativo.
#reuniãoordinária
#camâradealpinópolis
#renuiãoremota
#vereadoresalpinópolis


ALPINÓPOLIS E REGIÃO
BENÇÃO OFICIAL DO PL!

Respaldo de Domingos Sávio e Maurício do Vôlei confirma projeção política de Alex Mochila
O ex-presidente da Câmara de Alpinópolis e atual assessor parlamentar em Brasília, Alex Cavalcante Gonçalves Mochila, teve nesta segunda-feira (7) a confirmação pública de sua filiação ao Partido Liberal (PL), durante encontro na sede estadual do partido, em Belo Horizonte. O ato contou com a presença do presidente estadual da legenda, deputado federal Domingos Sávio, e do deputado federal Maurício do Vôlei, de quem Alex é assessor direto no Congresso Nacional.
Alex já havia assinado sua ficha de filiação no dia 4 de novembro de 2023, ao lado do presidente de honra do partido em Minas Gerais, José Santana de Vasconcelos. Agora, com o gesto institucional de Domingos Sávio e o apoio declarado de Maurício do Vôlei, o nome de Alex ganha projeção dentro do partido como um dos quadros em potencial para os desafios políticos de 2026.
“Ter minha filiação endossada por duas lideranças tão diferentes e tão complementares me honra imensamente. Um tem a sabedoria de quem construiu a história. O outro, a ousadia de quem está construindo o futuro”, declarou Alex.
Domingos Sávio: referência de liderança e ética pública
Deputado federal em seu oitavo mandato e presidente estadual do PL, Domingos Sávio participou do ato de confirmação da filiação de Alex, reconhecendo sua trajetória política e dando o aval para a construção de um novo ciclo dentro da legenda em Minas Gerais.
“Domingos é diferente. Ele tem a principal característica de um líder : sabe ouvir, mesmo tendo talento com a oratória. Foi e é linha de frente contra a esquerda pelos últimos 40 anos. Respeitado, combativo e desprovido de vaidade. Nunca buscou holofotes, mas sempre buscou soluções. Ninguém permanece oito mandatos sem entregar resultado”, afirmou Alex.
Maurício do Vôlei: confiança, acolhimento e futuro
Com Maurício do Vôlei, Alex mantém uma relação ainda mais próxima. Atua diretamente em seu gabinete em Brasília, alinhado às pautas do esporte, do conservadorismo e da renovação política.
“O Maurício enxergou em mim — um cara simples, de uma cidade pequena — mas com um potencial para algo maior. Nos conectamos. Considero o Maurício como um irmão que não tive e minha admiração e gratidão por ele serão eternas. No gabinete, fui acolhido por todos e me sinto em casa. Ele é a esperança de uma nova política. E juntos vamos fazer muito pelas pessoas.
Uma história construída com trabalho
Alex iniciou sua trajetória pública há mais de 15 anos. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis, período em que:
• Aprovou a lei que garantiu o funcionamento de academias como atividade essencial durante a pandemia
• Criou o Agosto Lilás, voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher
• Instituiu nome a Galeria de Ex-Presidentes da Câmara, homenageando Vicente Ismael de Paula
• Viabilizou viatura para a Polícia Civil, ônibus escolar e recursos para saúde, cooperativismo e educação
• Conseguiu emendas para as Escolas Damásio e Panorama, sendo a primeira onde aprendeu a escrever
Seu discurso em defesa da educação, em sessão plenária, foi aplaudido de pé por professores — momento considerado histórico na política local.
Experiência em diversas frentes
Alex também foi:
• Delegado nacional dos direitos da pessoa idosa, representando Minas Gerais em Brasília!
• Presidente do Conselho Municipal de Segurança
• Secretário de Esportes e Turismo
• Chefe de Agricultura e Meio Ambiente
• Chefe de gabinete municipal
• Vice-presidente da Associação de Vereadores do Médio Rio Grande
• Vice-presidente do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra
No setor privado, atuou em instituições como Banco do Brasil, Correios, Sicoob, Cooxupé e Massey Fergusson Somassey. Também é técnico agropecuário, repórter, comunicador e colunista da Jovem Pan Itajubá.
Rumo a 2026
Com respaldo interno do PL, base construída junto com o amigo Maurício do vôlei no Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas, e um histórico consistente de entrega, Alex Mochila se consolida como um nome em ascensão com força e técnica para política regional.
📲 Assista abaixo ao vídeo do momento da filiação e compartilhe com quem acredita em uma política com raízes, propósito e coragem.
https://www.instagram.com/reel/DL2UnDgMqBn/?igsh=MXJiNzEzZWViYmFjcw==
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
BENÇÃO OFICIAL DO PL!
-
G MAIS ESPORTES3 dias atrás
Maurício do Volei conduz vitória histórica para o esporte brasileiro. PL avança na Câmara com relatoria favorável!
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Morador em situação de rua tem projeto
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança campanha “Camisa Verde Que Transforma”
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Minas participa de levantamento nacional de riscos para o agro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Montes Claros vai adquirir ônibus elétricos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
RT&One vai investir 6 bilhões em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Bocaina de Minas agora faz parte da AMM, que chega a 825 municípios afiliados