RECONHECIMENTO
Presidente da Câmara de Vereadores de Alpinópolis leva moção de aplausos à Prefeito de Passos

O Presidente da Câmara de Vereadores de Alpinópolis/MG e Pré Candidato à Deputado Federal pelo PSDB Alex Cavalcante Mochila, esteve em Passos/MG nesta última terça-feira (10/05), com a agenda repleta de compromissos, um de seus encontros foi com o Prefeito Municipal de Passos Diego Rodrigo de Oliveira (PSL), tal reunião que contou com a presença também da Assessora da Câmara Municipal de Alpinópolis, a Dra. Rhanya Queiroz, e os Vereadores da Câmara Municipal de Passos João Serapião (PL), Gilmara Silveira de Oliveira (PDT) e Maurício Antônio da Silva (PSL), a reunião proporciou a entrega de uma Moção de Aplausos ao prefeito de Passos/MG pela conquista da instalação da Cervejaria Heineken na cidade. Alex, que esteve presente na solenidade para assinatura da TAC – Termo de Ajustamento de Conduta entro o Estado de Minas Gerais, Ministério Público e a HNK BR Indústria de Bebidas, no dia 27 de abril de 2022 na cidade celebrou a conquista para a região. “É imensa a alegria em receber na nossa região uma empresa de tamanha grandeza, e que gerará cerca de 11 mil empregos indiretos. Nossa região tem um potencial enorme e merece empresas assim. Nosso povo é trabalhador, esforçado, competente e batalhador, merece oportunidade de empregos melhores, com gestão de carreira e plano de futuro. Estou muito feliz e empenhado a fazer o impossível para ajudar a trazer mais empresas deste porte para nossa região.” Encerra ele.

Alex Cavalcante entrega Moção de Aplausos ao prefeito Diego Oliveira e comunidade passense
Capa: Da esquerda para a direita/ João Serapião, Alex Cavalcante Mochila, Diego Oliveira, Gilmara Patas Amigas, Maurício da Cemig e Rhanya Queiroz


ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Polícia Civil desmantela suposto esquema milionário de notas frias ligado a funcionário do Sindicato Rural

Polícia Civil deflagra Operação Contrafactual em Passos
Na manhã desta terça-feira, 07/10/25, a Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a uma investigação que apura desvio de recursos e uso de notas fiscais falsas em uma empresa cerealista de Passos.
A ação integra a Operação Contrafactual, instaurada para apurar indícios de apropriação indevida de valores que superam R$ 1,5 milhão, além da utilização de documentos fiscais sem respaldo em operações reais de compra e venda.
Segundo as investigações, o esquema envolvia a emissão de notas fiscais “frias” para justificar movimentações financeiras e manipulação de balanços, possibilitando o uso irregular de cheques e depósitos bancários. O caso também aponta para o envolvimento de um funcionário do Sindicato Rural (SINRURAL) de Passos, cuja atuação foi considerada essencial para a emissão dos documentos fiscais utilizados no esquema.
Como resultado das medidas cautelares, a Polícia Civil obteve o afastamento do referido funcionário de suas funções.
O nome da operação, Contrafactual, faz referência à estratégia dos investigados de criar uma realidade paralela — sustentada por notas fiscais e registros contábeis fictícios — para ocultar a inexistência de produção agrícola e justificar movimentações financeiras que, na prática, não correspondiam a negócios efetivos.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e outros materiais que servirão para aprofundar a apuração dos fatos.
“A investigação busca descontinuar um sistema que simulava operações rurais inexistentes para gerar lastro contábil falso e movimentar recursos de origem ilícita. Nosso objetivo é garantir que práticas fraudulentas como essa sejam identificadas e interrompidas, protegendo a competitividade do mercado e a sociedade”, destacou o delegado responsável pelo caso, Felipe Capute.
A investigação segue em andamento.
- O SINRURAL se manifestou oficialmente sobre o caso.
-
COLUNA MG7 dias atrás
Domingos Sávio conduz com maestria o Encontro Regional do PL em Divinópolis e reforça a união da direita mineira
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Queimadas deixam 11 mil sem energia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Parceria fortalece prevenção a incêndios rurais em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços vai reduzir tarifa de ônibus
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Vale da Eletrônica cresce 20%
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
PM recebe capacitação sobre o agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Montes Claros inaugura novo Fórum
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nova subestação no Norte de Minas