Brasil e Mundo
20 chefes de Estados confirmam presença na posse de Lula


A lista de chefes de Estado que irão comparecer à posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece no dia 1º de janeiro, foi divulgada e conta com 20 nomes. O número é o dobro dos presente na posse de Jair Bolsonaro (PL), em 2019.
Dentre os confirmados estão:
- Gabriel Boric, do Chile;
- Alberto Fernández, da Argentina;
- Lacalle Pou, do Uruguai;
- Gustavo Petro, da Colômbia;
- Mario Abdo Benítez, do Paraguai;
- Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha;
- Marcelo Rabelo de Sousa, de Portugal;
- Rei Felipe IV, da Espanha.
Além dos chefes de Estado confirmados , outros países mandarão representantes. Um dos países, segundo a Reuters, será os Estados Unidos, que será representado pelo secretário de Estado, Antony Blinken.
De acordo com a futura primeira-dama, Janja da Silva, que faz parte da equipe responsável pelo evento da posse , o convite foi feito a todos os países que mantém relações diplomáticas com o Brasil. Por tal motivo, alguns chefes de Estado como Nicolás Maduro não foi convidado, uma vez que o governo Bolsonaro cortou relações entre o Itamaraty e a Venezuela. Ainda assim, integrante da organização da posse dizem estar trabalhando para convidar Maduro de outras formas.
Há alguns dias, Janja divulgou que o evento seria chamado de “Festival do Futuro”, e que contariam com diversos nomes da música brasileira.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas