Brasil e Mundo
AGU vai pedir bloqueio de bens de empresas suspeitas de financiar atos
A Advocacia-Geral da União ( AGU ) deve pedir o bloqueio de contas e bens de empresas em vários estados do Brasil suspeitas de financiar os atos terroristas , manifestantes e os acampamentos bolsonaristas na capital federal. Ainda não há um número exato de alvos, no entanto, a contagem já passa de 100. O governo Lula afirmou na segunda (9) que está tentando identificar todos os envolvidos, inclusive, grupos privados que finaciaram ida, estadia e alimentação dos bolsonaristas em Brasília .
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na madrugada desta segunda (9) “a apreensão e o bloqueio de todos os ônibus identificados pela Polícia Federal, que trouxeram os terroristas para o Distrito Federal” . O magistrado ordenou que todos os proprietários dos 87 veículos prestem depoimentos em um prazo de até 48 horas e que apresentem “a relação e identificação de todos os passageiros, dos contratantes do transporte, inclusive apresentando contratos escritos caso existam, meios de pagamento e quaisquer outras informações pertinentes”.
Flávio Dino, o ministro da Justiça, afirmou, mais cedo, que a Polícia Rodoviária Federal havia identificado os responsáveis por financiar o transporte dos golpistas para a capital federal em pelo menos dez estados. Segundo informações do governo do DF, na véspera dos ataques, mais de cem ônibus chegaram à cidade com cerca de 4 mil pessoas. Dino diz que o fretamento dos veículos foram bancados po empresários.
“O que é possível afirmar cabalmente é que havia financiamentos. Temos a relação de todos os contratantes dos ônibus. E essas pessoas serão chamadas porque contrataram os veículos e não eram para excursões turísticas”, disse ele.
O Ministério Público e a Polícia Federal investigam desde novembro de 2022 os possíveis responsáveis pelo finaciamento dos atos antidemocráticos pelo país logo após a eleição do presidente de Lula. Em acampamentos em frentes aos quarteis do Exército, como do de Brasília, por exemplo, bolsonaristas tinham estrutura que contava com: banheiros químicos e alimentação grátis.
Nesta segunda (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou durante uma reunião com governadores no Palácio do Planalto, que o governo está empenhado em encontrar os responsáveis pelos manifestações e ataques golpistas.
Segundo Lula, até o momento, 1500 pessoas foram detidas após os atos terroristas ficarão presas até o fim do inquérito. O chefe do Executivo disse que não vão parar de investigar nas pessoas que estiveram no ato, que, segundo ele, “possivelmente são vítimas, que possivelmente são massa de manobra, que possivelmente receberam ajuda, lanche, comida para vir aqui protestar”.
“Os mandantes certamente não vieram aqui e nós queremos saber quem financiou, queremos saber quem custeou, quem pagou para as pessoas ficarem tanto tempo”, disse.
“Os mandantes certamente não vieram aqui e nós queremos saber quem financiou, queremos saber quem custeou, quem pagou para as pessoas ficarem tanto tempo”, concluiu.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
A Toyota anunciou o lançamento do novo modelo SW4 2025 no Brasil, apresentando o SUV de grande porte em três versões distintas. Com motor atualizado para cumprir as novas normas de emissão que entram em vigor em 2025, o modelo segue a tendência de extensão de garantia, previamente vista na picape Hilux, para até dez anos, incluindo unidades usadas desde o modelo de 2020.
Produzido em Zárate, Argentina, o SW4 não apresenta mudanças visuais, mas incorpora atualizações significativas em sua mecânica para se alinhar às novas exigências ambientais. Ao falar sobre preços, o SUV mantém as opções de cinco e sete lugares, com valores que variam de R$ 384.190 a R$ 437.890, dependendo da versão escolhida.
Quais são as versões e especificações do Toyota SW4 2025?
As três versões disponíveis do Toyota SW4 2025 oferecem um motor 2.8 turbodiesel atualizado, alinhado ao Proconve L8, que exige padrões mais rígidos de emissões a partir de janeiro de 2025. O modelo continua com 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais1 dia atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Minas Gerais5 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
Brasil e Mundo2 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
ESPORTES14 horas atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS2 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo1 dia atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial