Brasil e Mundo
Alckmin diz que EUA querem doar recursos “vultosos” ao Fundo Amazônia


O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse nesta segunda-feira (27) que o governo dos Estados Unidos prometeu enviar recursos “vultosos” para o Fundo Amazônia . Ele se encontrou com o representante norte-americano John Kerry para tratar de temas relacionados ao clima.
Alckmin conversou com jornalistas após a reunião com Kerry e integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio Itamaraty, em Brasília. O local é a residência oficial do Ministério das Relações Exteriores.
“O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia, mas como também outras cooperações”, declarou o vice-presidente.
No começo de fevereiro, Lula viajou para Washington, nos Estados Unidos, e se encontrou com Joe Biden, presidente norte-americano. Após o encontro, o chefe do Executivo federal brasileiro confirmou que a gestão dos EUA tem a intenção de contribuir com o Fundo Amazônia, mas que nenhum valor tinha sido estipulado.
Jornalistas perguntaram hoje a Alckmin qual contrapartida os Estados Unidos exigiram para enviar dinheiro ao fundo. O vice-presidente relatou que não houve nenhuma exigência feita pelos norte-americanos, porque o governo brasileiro deixou claro quais trabalhos adotará para proteger o meio ambiente.
“O compromisso do Brasil já ficou claro na presença do presidente Lula no encontro com o presidente Joe Biden. Ficou claro o compromisso do Brasil de ser o grande protagonista no combate às mudanças climáticas”, pontuou.
Fundo Amazônia e os Estados Unidos
Segundo informações da jornalista Júlia Duailibi, do Portal G1, os Estados Unidos se comprometeram a doar cerca de US$ 50 milhões. Porém, o valor não foi confirmado pelo governo norte-americano.
A embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Bagley, relatou que o valor será definido pelo Congresso americano e a Casa Branca.
Fundo Amazônia
O Fundo Amazônia foi criado em 2008 e recebeu ao longo da sua trajetória R$ 3,3 bilhões em doações. Porém, o programa não angaria fundos desde 2019 por conta dos problemas da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante 10 anos, o fundo recebeu dinheiro da Noruega, da Alemanha, da Petrobras e de outras empresas nacionais.
Com o retorno de Lula ao poder, o chanceler alemão, Olaf Scholz, afirmou que o governo da Alemanha destinará 203 milhões de euros para ações na Amazônia, sendo que 35 milhões de euros vão direto para o fundo. O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eidea, disse que o país ajudará na reestruturação do projeto.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem