Brasil e Mundo

Aliados de Lula apostam que Lewandowski vai antecipar aposentadoria

Publicados

em

Ricardo Lewandowski
Nelson Jr./SCO/STF

Ricardo Lewandowski

Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apostam que Ricardo Lewandowski vai antecipar sua aposentadoria para o primeiro trimestre do ano que vem. A expectativa é que o petista convide o magistrado do Supremo Tribunal Federal para cuidar da pastar da Defesa . Porém, para pessoas próximas, o ministro tem dito que não fará parte da futura gestão.

Segundo apurou o Portal iG, importantes lideranças do PT gostam de Lewandowski. Na avaliação deles, no processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ministro lidou o episódio com respeito e ainda tomou uma ação que permitiu a petista seguir com seus direitos políticos.

O nome do magistrado não surgiu por acaso. Lula o elogiou inúmeras vezes e, quando questionado se poderia convidá-lo, sempre deixou claro que não descartava a possibilidade. No entanto, para isso ocorrer, precisaria ter a sinalização do magistrado de que anteciparia a aposentadoria ainda no primeiro trimestre.

Lewandowski deixará o Supremo Tribunal Federal em maio, quando completará 75 anos. Ele poderá ocupar qualquer cargo público e também concorrer em disputas eleitorais a partir de 2024. Só que o magistrado tem dito para pessoas próximas que não tem qualquer interesse.

Leia Também:  Com medo, aliados aconselham "lei do silêncio" para Bolsonaro

Ricardo Lewandowski falou publicamente sobre o assunto

O desejo de não aceitar um cargo no governo Lula foi dito publicamente. Ao conversar com jornalistas, ele chegou a dizer que o “futuro a Deus pertence”. No entanto, em outro momento, garantiu que seu único objetivo é aproveitar a aposentadoria ao lado da família.

“Li pelos jornais [o interesse de Lula para tê-lo como ministro da Defesa], mas minha expectativa é cuidar dos netos. Fora de cogitação, até porque não fui convidado”, explicou.

De fato, o ministro quer descansar. Ele também tem demonstrado preocupação com a sua imagem.  Ele não quer passar a sensação aos brasileiros de que tem um lado e suas decisões são contaminadas por conta das suas preferências ideológicas.

Mesmo com as apostas de aliados de Lula, não há qualquer indício que o magistrado antecipará sua aposentadoria. A expectativa de petistas é que isso ocorra.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula: recursos para educação e saúde são investimento, não gasto
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA