Brasil e Mundo

Amazonino Mendes, ex-governador do Amazonas, morre aos 83 anos

Publicados

em

Amazonino Mendes
Divulgação

Amazonino Mendes

O ex-governador do Amazonas , Amazonino Mendes (Cidadania), morreu neste domingo (12) aos 83 anos. Ele concorreu novamente para ocupar pela quinta vez o cargo do Executivo do estado na eleição do ano passado.

Amazonino foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no dia 25 de dezembro de 2022. O quadro de saúde dele estava piorando ao longo dos últimos anos. Durante a campanha do ano passado, ele não teve uma agenda cheia e evitou participar de grandes mobilizações no interior.

Após a eleição, ele foi internado para se recuperar de uma inflamação no intestino grosso e uma pneumonia, mas recebeu alta no dia 6 de dezembro. No dia 18, ele passou por uma consulta médica e recebeu a orientação de permanecer em São Paulo. Dias depois, ele retornou para o hospital e ficou por lá por 48 dias.

A família ainda não deu detalhes do velório e como o corpo será levado para Manaus, onde deve ser velado e sepultado. Ele deixa três filhos.

Leia Também:  Feminicídio: Rapaz diz ter matado namorada após ser chamado de inútil

Trajetória de Amazonino

Amazonino Armando Mendes nasceu em Eurinepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Ele estudou direito pela Universidade Federal do Amazonas e conseguiu ser eleito governador por quatro vezes, além de ter sido senador e prefeito  de Manaus em três oportunidades.

Seu primeiro mandato como prefeito começou em 1983. Em 1987, conseguiu ser eleito governador. De 1991 a 1992, ocupou a função de senador.

Em 1994, foi eleito governador do Amazonas pela segunda vez, sendo reeleito em 1998. Ele sofreu derrotas ao tentar ser prefeito de Manaus (2004) e governador do Amazonas (2006). Só que, em 2008, voltou ao poder executivo da capital do estado.

Em 2017, venceu novamente a eleição para o cargo de governador do Amazonas após eleições suplementares para suceder o então governador José Melo e do vice Henrique Oliveira.  Ele tentou ser reeleito em 2018, mas perdeu para Wilson Lima.

Em 2020, sofreu uma nova derrota, mas agora na corrida pela prefeitura de Manaus. No ano passado não conseguiu vencer Wilson Lima na disputa pelo governo do estado.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPF investiga deputado que exibiu livro de Hitler em Assembleia do MS
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA