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Ativista do MTST é nomeado secretário no governo Lula

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Guilherme Simões Pereira, ativista do MTST
Twitter/Reprodução

Guilherme Simões Pereira, ativista do MTST

O governo Lula anunciou nesta terça-feira (24) a nomeação de Guilherme Simões Pereira , ativista do MTST ( Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto ) para ser secretário Nacional Políticas para Territórios Periféricos. A pasta faz parte do Ministério das Cidades , comandada por Jader Filho (MDB-PA).

A Secretaria Nacional Políticas para Territórios Periféricos não existia em outros governos, ou seja, é uma estrutura inédita do governo federal. Em 2022, durante a campanha eleitoral, Lula visitou o Complexo do Alemão e prometeu criar um setor exclusivo para discutir políticas públicas em favor das melhorias das pessoas que moram nas periferias do Brasil.

Na biografia de Simões postada nas redes sociais, ele se coloca como “militante do MTST, do movimento negro e morador do Grajaú”, bairro do extremo-sul de São Paulo. “Enorme honra e responsabilidade! Agora é trabalhar pra que as quebradas sejam o centro da nossa política urbana. A periferia veio pra ficar”, postou no seu perfil no Twitter.

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Guilherme Boulos comemorou

Guilherme Boulos, deputado federal eleito pelo PSOL de São Paulo, comemorou a nomeação de Simões. O psolista tem forte ligação com o presidente Lula e com membros do PT, tanto que foi cogitado a assumir o cargo de ministro das Cidades, pasta recriada.

“A periferia vai ser o centro! Nosso companheiro Guilherme Simões foi nomeado para a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Militante do MTST, do movimento negro e morador Grajaú, a voz periférica vai estar bem representada”, comentou.

Boulos é pré-candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024. Lula e lideranças do PT, como o ministro da Fazenda Fernando Haddad, já se pronunciaram publicamente que apoiarão o psolista na disputa pelo executivo paulistano.

Em 2020, Boulos concorreu ao cargo em uma chapa pura – Luiza Erundina, também do PSOL, foi sua vice – e chegou ao segundo turno, derrotando outros dois nomes da esquerda: Márcio França (PSB) e Jilmar Tatto (PT). No segundo turno, perdeu para Bruno Covas (PSDB).

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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