Brasil e Mundo

Atos golpistas: Lula e Pacheco devem se reunir nesta quinta-feira

Publicados

em

Lula e Rodrigo Pacheco
Reprodução: Ricardo Stuckert – 09/11/2022

Lula e Rodrigo Pacheco

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com o  presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PDT) amanhã (26). O mandatário retorna da viagem a Argentina e Urugua i  nesta quarta-feira (25), com aterrissagem prevista para às 21h30, em Brasília.

Será a primeira reunião de Lula e Pacheco após os atos golpistas que destruíram a sede dos Três Poderes no dia 8 de janeiro , e ocorrerá a uma semana da eleição da presidência do Senado, a qual Pacheco vai disputar a reeleição.

Pacheco e Lula tem algumas opiniões diferentes sobre como deve proceder as investigações dos atos vândalos em Brasília. O chefe do Senado já defendeu a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar os atos golpistas contra as sedes do Congresso Nacional, STF (Supremo Tribunal Federal) e Palácio do Planalto.

Na visão de Pacheco, uma CPI é “muito pertinente” e “adequada” para solucionar o episódio. 

“Talvez, pela gravidade, pela magnitude que essa violação democrática, essas agressões que o estado de direito sofreu no Brasil, eu considero muito pertinente uma Comissão Parlamentar de Inquérito”, comentou o presidente do Senado no dia 10 de janeiro a jornalistas.

Leia Também:  PGR pede abertura de três novos inquéritos para investigar golpistas

Lula, no entanto, disse em entrevista à Globonews no dia último dia 18, que não é a favor da abertura de uma CPI.

“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, afirmou o presidente.

Eleição no Senado

Nesta semana, o PDT , partido de Pacheco que integra a base do governo, já declarou apoio ao atual presidente do Senado. Ele ainda espera o mesmo movimento de outros partidos aliados do Planalto, como MDB e PSB.

“Esse apoio do PDT é de fato algo que legitima aquilo que nós fizemos em conjunto, a presidência do Senado com o apoio do PDT, mas também é um compromisso de futuro, compromisso de que o Senado continuará nessa linha da defesa social, também da responsabilidade fiscal, das reformas que interessam ao povo brasileiro, sem inventar crise, sem criar divergência”, disse Pacheco.

Leia Também:  Senai lança terça-feira o programa de inovação à agroindústria em Cuiabá

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Moraes define multa de R$ 100 mil por hora por bloqueio de rodovias
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA