Brasil e Mundo
Atos golpistas: STF rejeita dois pedidos de habeas corpus para presos
O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou, nesta segunda-feira (16), pedidos de habeas corpus feitos pela defesa de duas pessoas presas por participarem dos atos antidemocráticos realizados no dia 8 de janeiro.
As defesas de Eduardo Zeferino Englert e Francisca Elisete Cavalcante buscavam a revogação de suas prisões sob alegação de lesão à garantia de locomoção e liberdade dos investigados. A negação foi feita pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator das ações.
O objetivo dos pedidos era reverter a decisão de Alexandre de Moraes no inquérito que determinou a apuração dos responsáveis pelas manifestações de caráter golpista realizadas na Praça dos Três Poderes.
“A jurisprudência sumulada do STF estabelece que ‘não cabe habeas corpus originário para o Tribunal Pleno de decisão de Turma, ou do Plenário, proferida em habeas corpus ou no respectivo recurso’, escreveu Leandowski nas duas decisões .
Eduardo Zeferino, um dos presos que tiveram o habeas corpus negado pela Suprema Corte, é empresário na cidade de Santa Maria, localizada no Rio Grande do Sul. No dia das ações terroristas, inclusive, ele publicou uma mensagem nas suas redes sociais afirmando que estava indo para Brasília.
“Dizia ele, estou indo para Brasília, neste país lugar melhor não há”, escreveu Eduardo em uma publicação realizada na sua conta do Facebook.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, ao longo desta semana, a Operação Furnas 2025, um dos maiores treinamentos militares já realizados em Minas Gerais. A operação mobiliza cerca de 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, em uma estrutura montada na região do Lago de Furnas, no Sul do estado.
O exercício, que seguirá até o dia 30 de outubro, conta com a participação de militares de nove países — entre eles França, Portugal, Chile e Reino Unido — e de um representante da Junta Interamericana de Defesa. O objetivo é treinar tropas e fortalecer a integração entre forças civis e militares, com foco em operações de defesa, missões de paz e ações de resposta a desastres naturais.
Ação Cívico-Social beneficiou população de São José da Barra
No último sábado (25), a Marinha promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO) em São José da Barra (MG), beneficiando centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, oficinas de primeiros socorros, cortes de cabelo, além de atividades educativas e culturais.
A programação contou com apresentações de cães de guerra, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Fanfarra Municipal de São José da Barra e mostra de equipamentos e viaturas da Marinha, atraindo famílias e crianças durante todo o dia.
De acordo com o Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, mais de 200 pessoas foram atendidas.
“Esse tipo de iniciativa aproxima a Marinha da população e reforça o compromisso social da instituição, que não se limita apenas à atuação militar, mas também ao cuidado e à solidariedade”, destacou o oficial.
Workshop em Passos reuniu instituições civis e militares
Na segunda-feira (27), a Marinha realizou o II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na Faculdade Santa Casa de Passos (MG).
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Eletrobras, Santa Casa de Misericórdia e universitários da região.O evento teve como foco o intercâmbio de experiências e a troca de lições aprendidas em situações de emergência e desastres naturais, fortalecendo a integração entre órgãos civis e militares.
A programação incluiu palestras temáticas e um exercício de coordenação interagências, simulando cenários de calamidade pública.Demonstração de Capacidades será realizada nesta quarta-feira
O ponto alto da Operação Furnas 2025 acontecerá nesta quarta-feira (29), com a Demonstração de Capacidades no Lago de Furnas.
Durante o evento, a Marinha apresentará parte de seus meios operativos, com embarcações, aeronaves, veículos blindados e anfíbios, exibindo ao público a estrutura e a preparação das forças brasileiras para atuar em diferentes tipos de cenário.Presença e integração
Com a Operação Furnas 2025, a Marinha reforça sua presença estratégica em Minas Gerais e demonstra a importância do Lago de Furnas como área de treinamento e de integração com a sociedade civil.
As ações unem tecnologia, capacitação militar e compromisso social, fortalecendo o elo entre as Forças Armadas e a população mineira.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásEstudo da CNM aponta cenário fiscal desafiador para os municípios e reforça importância do 1% do FPM
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJF substituirá fogos por luzes
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSigma Lithium destaca liderança do Brasil em lítio sustentável na COP30
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásLiberada mineração Mariana/Ouro Preto
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMunicípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásEconomia mineira em desaceleração
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásVereador atropela, foge e é preso



