Brasil e Mundo

Bolsonaro e Putin decidem não participar da cúpula do G20

Publicados

em

Bolsonaro e Putin não irão à cúpula do G20
Alan Santos/Presidência – 16/02/2022

Bolsonaro e Putin não irão à cúpula do G20

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai comparecer à cúpula do G20, marcada para acontecer na próxima semana na Indonésia, de acordo com o colunista Jamil Chade, do Uol. O não comparecimento é inédito entre presidentes brasileiros.

Além de Bolsonaro, o presidente russo Vladimir Putin também confirmou sua ausência. Também há a possibilidade do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador não participar.

Na ausência de Bolsonaro, o chanceler Carlos França irá à Indonésia para representar o Brasil. Ainda segundo o colunista, assistentes próximos a Bolsonaro tentaram avisá-lo da importância de sua participação, mas o presidente optou por se ausentar.

Um dos principais motivos seria o entendimento de que o foco da comunidade internacional é o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até o momento, nenhum país havia agendado reuniões bilaterais com Bolsonaro.

Em 2021, na cúpula do G20 em Roma, Bolsonaro se viu como “pária internacional”, sendo ignorado por líderes e tendo uma agenda esvaziada.

A cúpula do G20 costuma debater os principais temas internacionais, sendo considerada uma espécie de diretório do planeta.

É possível que, neste ano, não haja a tradicional foto com todos os líderes. Isso porque presidentes de países ocidentais avisaram que não apareceriam na foto caso algum representante russo fosse à cúpula. Mesmo com Putin de fora, a Rússia enviará o chanceler Sergey Lavrov.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bolsonaro admite preocupação com prisão, mas confirma volta em março
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA