Brasil e Mundo

Bolsonaro nomeia diretor-geral da PF para cargo em Madri

Publicados

em

Márcio Nunes de Oliveira foi nomeado para cargo em Madri
Tom Costa/MJSP

Márcio Nunes de Oliveira foi nomeado para cargo em Madri

A apenas 11 dias para o fim do atual governo, o presidente Jair Bolsonaro (PL)  nomeou o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Márcio Nunes de Oliveira , para a função de adido policial federal na Embaixada do Brasil em Madri , na Espanha . Ele ficará no cargo pelos próximos três anos.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, e assinada por Bolsonaro e pelos ministros da Justiça, Anderson Torres, e das Relações Exteriores, Carlos França.

Márcio Nunes de Oliveira havia sido nomeado à PF em fevereiro deste ano . Ele era secretário-executivo de Torres no Ministério da Justiça, nome de sua confiança. A troca ocorreu em um momento no qual investigações da Polícia Federal avançavam sobre Bolsonaro e seus aliados.

Pouco antes, a Polícia Federal tinha afirmado que o atual chefe do Executivo cometeu crime de violação de sigilo funcional divulgando documentos sigilosos aos quais teve acesso em razão de seu cargo . O caso envolvia o vazamento de um inquérito da PF sobre um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), propagado por Bolsonaro durante transmissão ao vivo na qual ele atacava a lisura das urnas eletrônicas .

Leia Também:  Irmã de governador de RR é alvo de ação contra comércio ilegal de ouro

Enquanto esteve na PF

À frente da Polícia Federal , Oliveira negou que as trocas que realizou em diretorias tenha interferido nas atividades da corporação, em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) .

Ele também disse que era descabido afirmar que houve instrumentalização do órgão em prol da reeleição de Bolsonaro, que, à época, era candidato à presidência .

Durante sua gestão, proibiu celulares em reuniões, despertando críticas por parte de delegados.

Oliveira foi o quinto a ser nomeado ao cargo durante o governo Bolsonaro e, além dele, outros integrantes da cúpula da PF devem ocupar cargos em outros países.

A partir de janeiro de 2023, Flávio Dino, indicado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , para assumir o Ministério da Justiça, anunciou que o delegado Andrei Rodrigues vai assumir a diretoria-geral da PF.

Leia Também:  Gilmar Mendes arquiva processos de improbidade contra Arthur Lira

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Sâmia vai à PGR contra Eduardo Bolsonaro após fala sobre professores
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA