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Boulos descarta ministério no governo Lula: ‘pretendo estar na Câmara’

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Guilherme Boulos diz que não será ministro no governo Lula
Guilherme Boulos / Twitter

Guilherme Boulos diz que não será ministro no governo Lula

Em entrevista ao jornal O Globo divulgada nesta segunda-feira (19), o deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol-SP) negou que será ministro no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Boulos, que participou ativamente da campanha e é um dos integrantes da equipe transição, afirmou que vai atuar na Câmara e deve ser candidato a prefeito de São Paulo daqui a um ano e meio.

“Não sou candidato a ministro. Cabe ao presidente Lula, que teve mais de 60 milhões de votos, montar o time dele. Nós defendemos que o Ministério das Cidades fique com a esquerda, e há grandes nomes para isso. Eu pretendo estar na Câmara dos Deputados no ano que vem”, disse.

O Psol passa por divergências internas quanto à ideia de integrar o governo Lula em 2023. A líder do seu partido na Câmara, Sâmia Bomfim (Psol-SP), disse que o partido não deve ter integrantes na base da próxima gestão para assegurar a defesa de algumas pautas específicas, ligadas à legenda.

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Boulos minimizou as discordâncias do Psol, afirmando que elas são um “sinal de democracia partidária. De um partido vivo, militante e que não é cartorial”, disse na entrevista.

O deputado eleito afirmou que o Psol decidiu que não pleiteará ou terá cargos no governo. “Mas vamos respeitar e apoiar caso Sônia Guajajara seja indicada para o Ministério dos Povos Originários, por entender que essa é uma conquista histórica do movimento indígena”, completou.

Boulos também disse que não concorda com o apoio do PT à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara dos Deputados. A federação do partido de Lula formalizou o apoio em 29 de novembro. Com o apoio do grupo, Lira reúne 16 partidos que endossam sua recondução por mais 2 anos.

“Compreendo a decisão do PT para compor uma base mais ampla de governabilidade. Mas não concordo. Lira está muito ligado ao apoio a Bolsonaro. O ideal era buscar outro nome de unidade da coalizão que elegeu Lula ”, declarou Boulos.

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Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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