Brasil e Mundo
Câmara aprova PLs para remissão de IPTU e autorização de concessões


O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou na tarde desta quarta-feira (16/11) dois projetos de lei enviados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O PL 408/2022, que disciplina concessões e permissões de serviços, obras e bens públicos, foi aprovado em segunda e definitiva discussão. A votação ocorreu de forma simbólica, apenas com registros de votos contrários dos vereadores do PT e do PSOL. O texto segue agora para sanção do prefeito.
A proposta cria normas para a cessão onerosa de direitos à nomeação de equipamentos públicos esportivos com o objetivo de gerar receitas para o Município.
O PL também prevê a concessão de pontos comerciais desocupados situados em vias e logradouros públicos, além de baixos de viadutos, pontes e adjacências. E ainda a outorga de áreas públicas para instalação de cafés, restaurantes, “food bikes”, “pocket cafés”, entre outros espaços congêneres.
IPTU
Já o PL 613/2022 foi aprovado em primeira discussão de forma simbólica, sem nenhum registro de voto contrário. O texto ainda precisará passar pela segunda votação. O projeto remite e anistia IPTU de imóveis de programas habitacionais de interesse social (HIS) no Município.
Veja a íntegra da sessão: https://www.youtube.com/watch?v=DjvsMnRkjN4
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM