Brasil e Mundo
Câmara dos Deputados aprova lei ‘Padre Julio Lancelotti’


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (22) o Projeto de Lei 488 de 2021, que proíbe a construção de objetos e estruturas que impossibilitem a permanência de pessoas em situação de rua em locais livres e públicos. O texto, que ganhou o nome de lei ‘Padre Julio Lancelotti’ já passou pelo Senado e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Essa medida que combate a arquitetura hostil é protetiva para a população em situação de rua. Ela visa termos cidades mais humanas. Eu repito: ninguém merece viver numa situação de rua, com as dificuldades que a nossa população enfrenta”, afirmou o relator do projeto, Orlando Silva (PC do B-SP).
A proposta aprovada em votação simbólica recebeu este nome em homenagem ao sacerdote católico que realiza assistência às pessoas em situação de rua na capital paulista.
O texto aprovado inclui no Estatuto da Cidade, que estabelece as diretrizes gerais da política nas cidades, a promoção de conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade nos espaços livres de uso público.
Entenda
Em fevereiro do ano passado, pedras foram instaladas embaixo do viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, na zona leste de São Paulo. Na época, Lancelotti foi ao local para retirar as pedras a marretadas.
Após a repercussão negativa, a prefeitura da capital paulista retirou os paralelepípedos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas