Brasil e Mundo
Ciro Gomes tem imóvel penhorado para indenizar Fernando Holiday


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE) teve um imóvel penhorado depois de decisão da Justiça de São Paulo . A medida foi adotada para assegurar que o ex-governador do Ceará pague a indenização por danos morais para o vereador da capital paulista Fernando Holiday (Republicanos-SP).
A juíza de direito Lígia Dal Colletto Bueno, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível da capital, determinou a análise do imóvel por um trio de corretores imobiliários, no mínimo, para definir qual é o valor do bem. A residência fica localizada em Sobral (CE) e é uma herança deixada pela mãe de Ciro.
O processo teve início em 2018 depois que o ex-ministro participou deu ma sabatina na rádio Jovem Pan. Na ocasião, o pedetista era pré-candidato à Presidência da República e tratou de diversos assuntos, como economia, corrupção, democracia e combate ao racismo.
Durante uma das suas respostas, ele criticou Fernando Holiday que, na ocasião, fazia parte do MBL (Movimento Brasil Livre). Ciro chamou o vereador de “capitãozinho-do-mato”. “A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar, que era o capitão-do-mato no passado”, acrescentou.
Em fevereiro de 2019, Ciro Gomes foi condenado em primeira instância pela Justiça. O tribunal ordenou que o ex-governador cearense pagasse um indenização de R$ 38 mil. “Trata-se de quantia que não se mostra ínfima nem exagerada, especialmente se considerada a extrema gravidade das ofensas, disseminadas Brasil afora”, diz trecho da decisão.
Após quatro anos, o valor da indenização passou a ser de R$ 98,7 mil, de acordo com informações do advogado de Holiday.
Ciro Gomes teve carro penhorado no passado
Em 2020, a defesa de Fernando Holiday conseguiu fazer com que a Justiça determinasse a penhora de um carro de luxo do ex-ministro.
“Quando Ciro Gomes me ofendeu de forma racista no meio da campanha presidencial de 2018, pensou que eu fosse esquecer como tantos fizeram ao processá-lo. Hoje, ele perde um carro, mas valor algum pagará o racismo putrefato que a esquerda brasileira se utiliza e Ciro personifica”, escreveu o vereador na ocasião no seu perfil no Twitter.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo