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Com ampla votação, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara

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Arthur Lira (PP - AL) terá mais dois anos de mandato como presidente da Câmara dos Deputados
Bruno Spada/Câmara dos Deputados – 09/01/2023

Arthur Lira (PP – AL) terá mais dois anos de mandato como presidente da Câmara dos Deputados

O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) foi reeleito nesta quarta-feira (1°) para a presidência da Câmara dos Deputados. Com ampla margem e com favoritismo na disputa, o parlamentar obteve 464 votos, recorde já registrado em uma eleição para o comando da Casa.

Lira deixou para trás os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Chico Alencar (PSOL-RJ). Enquanto Alencar obteve 21 votos, Van Hattem conseguiu 19. Outros cinco parlamentares votaram em branco.

Para a vitória, Lira conseguiu reunir PT, PL e outros partidos de base e oposição em um único bloco. Na teoria, o grupo daria 491 votos ao deputado, mas ‘traições’ já eram esperadas.

Com mais dois anos à frente da Câmara, Arthur Lira terá papel fundamental no cenário político do país. Será ele um dos responsáveis de articular o apoio da maioria da Casa a favor do governo, assim como fez com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

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Lira deverá sentar com líderes e começar a articular os apoios nesta semana. Nos bastidores, porém, o parlamentar deve encontrar resistências, principalmente do próprio partido, que fez parte da base bolsonarista no último governo.

Mesa Diretora e Comissões

Com a vitória de Lira, as atenções se concentram para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e a disputa pelas principais comissões da Casa. Uma coisa já está acerta: a composição da mesa diretora.

Em negociações internas, ficou definido que Republicanos, PL, União Brasil, PT e MDB e PSD farão parte da mesa.

  • 1ª vice-presidência – Marcos Pereira (Republicanos-SP)
  • 2ª vice-presidência – Sóstenes Calvacante (PL-RJ)
  • 1ª secretaria – Luciano Bivas (União Brasil-PE) 
  • 2ª secretaria – Maria do Rosário (PT-RS) 
  • 3ª secretaria – Júlio César (PSD-PI) 
  • 4ª secretaria – Lúcio Mosquini (MDB-MT)
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Os nomes serão escolhidos pelos partidos, no entanto, qualquer parlamentar pode se colocar como candidato, de maneira avulsa. As posses da mesa diretora acontecem nesta quinta-feira (2).

Quanto as comissões, o imbróglio é maior. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a mais desejada pelos partidos, pois liberam, ou não, os projetos para o plenário. Lira costurou um acordo para que PT, PL, MDB e União Brasil se revezem no comando da comissão.

Já a Comissão Mista de Orçamento (CMO) é uma preocupação para o governo Lula. A oposição está de olho no cargo, mas a cúpula petista não quer ceder a comissão para a oposição.

As transições entre deputados e senadores devem ser negociadas nos próximos dias, mas o PT negocia que o União Brasil comande a relatoria do Orçamento deste ano.

Fonte: IG Política

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Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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