Brasil e Mundo
COP27: Marina Silva larga na frente para ser ministra do Meio Ambiente
A deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) se colocou como grande favorita para ser ministra do Meio Ambiente . Esse favoritismo isolado se deu após a participação dela na COP27 , que ocorreu no Egito ao longo das últimas duas semanas. A futura parlamentar foi muito procurada por autoridades internacionais, que não esconderam a admiração que possuem por ela.
Segundo apurou o Portal iG, Marina foi a segunda brasileira mais procurada e “tietada” por especialistas, jornalistas e políticos de todas as partes do mundo, ficando atrás apenas do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inclusive, ela conseguiu uma reunião particular com o petista no começo da semana.
Aliados de Lula se impressionaram com o sucesso da ex-ministra. O único que não demonstrou espanto com a situação foi o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT). Ele sempre relatou aos petistas que Marina Silva, Lula e Gilberto Gil eram verdadeiros pop stars nos primeiros dois mandatos do partido.
Com enorme prestígio, Marina se tornou a maior favorita para ser ministra do Meio Ambiente. Lula já sinalizou que quer transformar o Brasil em protagonista na área e enxerga como fundamental que um nome de sucesso internacional esteja à frente da pasta.
Na avaliação dele, ter a deputada eleita ao seu lado é importante para provar ao mundo que o país quer se destacar nas ações contra o desmatamento. A COP27 apenas reforçou a intenção de chamar Marina e convidá-la para fazer parte da sua equipe de ministros a partir de 2023.
Izabella Teixeira
Lula também cogita chamar Izabella Teixeira , mas ela corre por fora. A ex-ministra foi para a COP27 e demonstrou muita habilidade para se reunir com políticos e a sociedade civil. Além disso, a aliada do presidente eleito é vista como uma profissional com enorme capacidade técnica.
Caso Marina não queira ser ministra, a tendência que Lula convide Teixeira para retornar ao cargo. Porém, pessoas próximas dizem que Izabella pode não aceitar o convite, dependendo do projeto.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias