Brasil e Mundo
Datafolha: Lula tem 37% de aprovação em cinco meses de mandato


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% de aprovação dos eleitores, segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (17). O número se manteve estável, com a queda de 1 ponto percentual em relação ao último levantamento realizado em março.
Outros 33% avaliam o governo como regular e 27% veem a gestão petista como ruim ou péssima. Cerca de 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
No último levantamento, Lula tinha aprovação de 38% dos eleitores, enquanto 29% reprovavam. O petista ainda tinha avaliação regular de 30% dos entrevistados pelo Datafolha.
Em seis meses de governo, Lula mantém índices maiores que os ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB). Bolsonaro, por exemplo, tinha 33% de aprovação e reprovação, além de outros 31% que avaliavam o governo como regular.
Entretanto, o petista fica aquém se comparado a avaliação do primeiro governo Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso. A porcentagem de aprovação ainda é mais baixa se comparado aos seus dois primeiros governos.
O Datafolha ouviu 2.010 eleitores, em 112 municípios, entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte: Política Nacional


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’