Brasil e Mundo
Deputado do partido de Bolsonaro se reúne com a base de Lula em jantar


O deputado federal Luciano Vieira (PL-RJ) esteve em um jantar com a base do governo do presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quarta-feira (8). A reunião aconteceu na casa do parlamentar Washington Quaquá (PT-RJ) em Brasília. Ele contratou uma equipe do Rio de Janeiro para produzir o cardápio.
De acordo com informações de Octavio Guedes, colunista do Portal G1, Luciano esteve com lideranças do PT, como o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padillha, o subsecretário executivo da pasta, Olavo Noleto, e Quaquá. Também tiveram aliados de Lula no local, como o prefeito de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Wagner Carneiro, esposo da ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Luciano foi eleito pela primeira vez ao cargo de deputado federal no ano passado. Ele conquistou mais de 84 mil votos. Sua aproximação com a base de Lula começou depois que lançou uma candidatura de oposição ao nome indicado pelo partido de Bolsonaro para ocupar a Segunda Vice-Presidência da Câmara.
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), aliado a Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado para representar o PL na mesa diretora. No entanto, Vieira decidiu marcar posição e fez campanhas para deputados de PT, PC do B e PSOL.
PL vai analisar o caso
O deputado Altineu Côrtes (RJ), líder do PL, afirmou para o jornalista que o caso será analisado pelo partido. A expulsão de Luciano não está descartada pela direção da legenda.
Outro parlamentar que esteve no jantar e chamou muita atenção foi Otoni de Paula (MDB). Apesar dos emedebistas fazerem parte da base governista, Otoni sempre foi muito próximo do ex-presidente Bolsonaro.
Nos bastidores, o governo Lula já informou que trabalhará para levar deputados e senadores do PL para a base governista. O PT trabalha com a hipótese de ter o apoio de 25% dos parlamentares do Partido Liberal no Congresso.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas