Brasil e Mundo
Diretor da OMS parabeniza Nísia por indicação ao Ministério da Saúde


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) , Tedros Adhanom Ghebreyesus , celebrou a indicação da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade , ao Ministério da Saúde. A nomeação foi oficializada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia na manhã dessa quinta-feira (22) .
A socióloga está à frente da Fiocruz desde 2017 e será a primeira mulher a liderar a pasta da Saúde .
“Parabéns à minha amiga Dr. Nísia Trindade @nisia_trindade por ser indicada para ser ministra da saúde do Brasil, a 1ª mulher a assumir esta posição. Tudo de bom e conto que trabalharemos juntos nos próximos anos para avançarmos na #Saúde para Todos!” , escreveu o diretor da OMS nas redes sociais.
Devido à posição que Nísia ocupa na fundação, que é uma das maiores instituições de saúde do Brasil, a futura ministra já se encontrou com Tedros algumas vezes.
Pouco tempo antes de a Covid-19 ser declarada como emergência global , Nísia foi até a sede da OMS , em Genebra, para representar a Fiocruz , durante encontro com mais de 300 especialistas internacionais. Eles foram ao local para avaliar o cenário mundial da doença e encontrar formas de combater o vírus, que se alastrava.
Na ocasião, ela chegou a coordenar as sessões durante um dos dias do encontro, que definiu as prioridades de pesquisas em escala global relacionadas ao vírus da Covid-19 .
Antes disso, em 2018, ela também fez parte de um grupo de trabalho que visava construir o Plano de Ação Global da OMS . No ano seguinte, atuou como membro do grupo consultivo da Organização para implementação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) .
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor