Brasil e Mundo
Eduardo Cunha terá que devolver seis carros de luxo à Justiça


Segundo decisão do novo juiz da Lava Jato Eduardo Appio, da 13.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha vai precisar entregar seis carros de luxo à Justiça. Cunha teve o mandato cassado e foi preso há sete anos em decorrência da Operação Lava Jato .
A frota do ex-deputado inclui: dois Porsche Cayenne, um Ford Fusion, um Ford Edge, um Hyundai Tucson e um Passat Variant Turbo. Os automóveis de luxo estão registrados em nome da empresa ‘Jesus.com’ e devem ser entregues em até cinco dias úteis.
“Revogo, por conseguinte, o respeitável despacho judicial deste Juízo Federal (nos autos de pedido de prisão preventiva de Eduardo Cunha 5052211-66.2016.4.04.7000 – decisão do evento 03 do então juiz federal Sérgio Moro ) o qual havia autorizado que o acusado Eduardo Cunha (e seus familiares) ficassem na posse dos veículos de luxo”, afirmou Appio na decisão.
Veja os carros:
Em outubro de 2016, ao ser preso preventivamente em decorrência da Operação Lava Jato , o Ministério Público Federal pediu a apreensão de oito veículos do então deputado, pela segunda vez. À época, os bens somavam mais de R$ 1 milhão.
Entre os modelos, alguns são da marca Porsche , avaliados em mais de R$ 300 mil cada. O juiz Sergio Moro , porém, determinou que os carros ficassem somente bloqueados, ou seja, dessa forma não poderiam ser vendidos, mas continuariam sob posse da família Cunha.
Os procuradores justificaram o pedido de apreensão dos carros dizendo que poderiam ser “produtos de crime”.
“Vale frisar que, embora Eduardo Cunha já tenha sido objeto de busca e apreensão por ordem do Supremo Tribunal Federal, a repetição da diligência é pertinente, tendo em conta que o elemento ‘surpresa’ da segunda busca e apreensão pode torná-la mais efetiva”, afirmou o documento.
“Além disso, no presente momento, a medida visa arrecadar dinheiro em espécie e possíveis objetos adquiridos com produto do crime, como automóveis, joias, artigos de luxo.”
Em junho do mesmo ano, Cunha teve os bens bloqueados dentro de ação de improbidade apresentada pela Lava Jato.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES4 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF