Brasil e Mundo
Eduardo Girão lança candidatura à Presidência do Senado


O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) lançou nesta segunda-feira (12) que vai concorrer à presidência do Senado . Ele é o terceiro parlamentar que anuncia oficialmente que disputará o cargo em 2023 – Rodrigo Pacheco (PSD) e Rogério Marinho (PL) já confirmaram que estarão no pleito.
Durante a coletiva de imprensa, Girão não demonstrou nenhum incômodo com a concorrência e garantiu que “quanto mais candidatos melhor”. Ele relatou que vai trabalhar para poder “engrandecer o debate”.
“Quanto mais candidatos melhor para que se tenha a renovação esperada desta casa, para que se tenha uma mudança, uma alternância de poder, que é sempre saudável para a democracia. Então, vamos trabalhar nesse sentido de engrandecer esse debate”, relatou.
Girão decidiu ser candidato de maneira independente, mas explicou que o Podemos não demonstrou nenhuma resistência. Sua intenção é se colocar como uma opção alternativa. “Nós vamos ter um caminho alternativo, um caminho independente, onde a gente possa colocar pautas transparentes para a população”, resumiu.
No domingo, Girão usou as redes sociais e comunicou que colocaria seu nome para concorrer ao cargo de presidente do Senado.
“Tenho sentido e penso que essa Casa está muito distante dos interesses da sociedade. Não tem nos representado, não de hoje, mas há muito tempo vem engavetando projetos importantes para o país”, afirmou.
Proposta
O senador declarou que, caso seja eleito presidente da Casa, trabalhará para que cada parlamentar apresente, pelo menos, um projeto por ano no plenário.
“Cada senador ter direito a votar um projeto no plenário [durante o ano]. Olha como isso é simples de se fazer, pelo menos isso. Então, não são só aqueles que têm acesso ao presidente, que votaram no presidente, que tem uma relação mais próxima, não, todos os senadores devem ter direito a votar uma demanda deles que, na verdade, é demanda da sociedade. Então, que seja votado e a decisão vem também pelas pessoas”, detalhou.
A votação acontecerá no dia 1° de fevereiro do ano que vem. Marinho contará com o apoio do PL e PP para ficar com o cargo. Pacheco já tem ao seu lado o PSD, PT, PSB e MDB.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro