Brasil e Mundo
Eleição do Senado gera ‘terceiro turno’ entre Lula e Bolsonaro


As eleição para a presidência do Senado colocou o chefe do Executivo Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em disputa novamente em um “terceiro turno”. Os rivais, agora, tentam negociar e engariar votos para a disputa entre os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), preferência do atual governo, e Rogério Marinho (PL-RN), do mesmo partido de Bolsonaro .
O crescimento de Marinho às vesperas da eleição não era esperado pelo. Com Lula apoiando abertamento a reeleição de Pacheco, o ex-presidente Jair Bolsonaro resolver se dirigir aos congressistas e declarar apoio à candidatura de Marinho à presidência do Senado “pelo reequilíbrio entre os Poderes”, afirmou.
Na disputa, o ex-ministro de Bolsonaro dá a partida com 23 votos — ele tem o apoio do bloco PP-PL-Republicanos. Aém disso, ele tem mais três filiados ao PSDB e dissidências no União Brasil, MDB, Podemos e até no PSD, partido de Pacheco. Marinho ainda articula uma conversa com o Eduardo Girão (Podemos-CE) sobre a possibilidade dele desistir de sua candidatura. Com isso, ele conseguiria mais 2 ou 3 votos de Girão. No entanto, para ganhar a disputa com Pacheco, Marinho precisa ter, no minímo, 41.
Pacheco segue confiante e afirma ao seu grupo que está à frente na corrida. Favorito na disputa, o senador diz a aliados que terá a vitória com mais de 50 votos. Já Rogério Marinho, aposta nos indecisos e apontava para até 34 votos garantidos, no entanto, nesta segunda (30), ampliou a expectativa para 40.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Parque do Rio Doce recebe jacutingas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Câmara de JF amplia acervo histórico