Brasil e Mundo

Eleições: termina hoje prazo para justificar ausência no 2º turno

Publicados

em

Eleitores devem justificar ausência no segundo turno até esta segunda (9)
Leopoldo Silva / Agência Senado – 02.10.2022

Eleitores devem justificar ausência no segundo turno até esta segunda (9)

Os brasileiros que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, em 30 de outubro de 2022, têm até esta segunda-feira (9) para  justificar a ausência e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

O eleitor pode fazer a justificativa por meio do aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica , nos portais da Justiça Eleitoral ; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

O voto é obrigatório para as pessoas que têm entre 18 e 70 anos e cada turno é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral . Dessa forma, mesmo que o eleitor já tenha justificado a ausência no primeiro turno e, caso também não tenha comparecido aos pontos de votação no segundo, ele ainda precisa emitir uma nova justificativa.

Para que o eleitor esteja com a situação regularizada, é preciso ter votado nos dois turnos ou justificado a(s) ausência(s).

Os brasileiros que estiverem com a situação irregular frente à Justiça Eleitoral ficam impedidos de emitir o certificado de quitação eleitoral e também não conseguir fazer a emissão de documentos como o de identidade ou passaporte.

Leia Também:  Consulta pública para discussão do Plano Estadual de Ação Climática termina em fevereiro

Resultado do segundo turno

Ao final do segundo turno , de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Lula foi eleito com 60.345.999 votos (50,90%) , em uma disputa acirrada com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , que marcou 58.206.354 votos (49,10%).

Depois de 20 anos de sua primeira vitória, Lula venceu novamente o pleito e governará o Brasil pela terceira vez.

Desde a redemocratização, essa é a nona eleição. Pela primeira vez, o presidente em exercício que tentou a reeleição não terminou eleito . Além disso, como apontou o iG , os líderes nas pesquisas sempre terminaram eleitos .

Lula tomou posse no dia 1º e, junto ao vice-presidente empossado, Geraldo Alckmin (PSB), assinou o termo de posse.

A cerimônia, sediada no Congresso Nacional, em Brasília , foi presidida por Rodrigo Pacheco, presidente do Senado

Leia Também:  Política Estadual de Bioinsumos é aprovada em 2º turno

Antes de chegar ao Congresso Nacional, Lula desfilou em carro aberto ao lado da primeira-dama Janja, de Alckmin e da esposa do vice-presidente, Lu Alckmin .

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  'Não farei articulação política', afirma futuro ministro da Casa Civil
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA