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Dia da Água

Em cinco anos, programa Restaurar já beneficiou 16 sub bacias hidrográficas em Minas Gerais

Iniciativa do Sebrae Minas conciliar a gestão dos recursos hídricos para o uso sustentável da água para consumo e produção agrícola

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Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22/3), o Sebrae Minas divulga balanço do programa Restaurar, iniciativa que contribui para a preservação das bacias hidrográficas no estado. Em cinco anos, o programa foi implantado em 16 sub bacias das regiões Noroeste, Doce, Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais. Foram 1.824.718 hectares analisados, cerca de R$ 1,6 milhões investidos, sendo 70% recursos financeiros do Sebrae Minas.

Entre as principais ações do programa está a realização de um estudo para mensurar a disponibilidade hídrica das bacias hidrográficas para irrigação nas lavouras, contribuindo para o aumento de produtividade rural sem conflitos por água. A iniciativa também analisa as fragilidades e potencialidades do território, com o objetivo de melhorar a utilização dos recursos naturais para potencializar economicamente a região.
“O Restaurar disponibiliza as informações que vão apoiar poder público e produtores rurais a terem uma visão ampla sobre a preservação e o uso da água, tornando possível, a recuperação de áreas degradadas, principalmente pelo mau uso, evitando o desperdício de recursos hídricos e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
 
O programa foi iniciado em 2018, utilizando a ferramenta de Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), metodologia elaborada pelas secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em 2020, a metodologia foi reformulada e passou a disponibilizar análises sobre as sub-bacias hidrográficas. Essas informações ajudam na criação de um planejamento estratégico do território, levando o desenvolvimento sustentável para a pauta das lideranças locais e estimulando a implantação de projetos que alavanquem a região.
“São informações que ajudam na elaboração de estratégias e ações, além do direcionamento de políticas públicas que assegurem a preservação do ribeirão e estimulem a produção agrícola de forma sustentável na região”, conta Silva.
Em média, um estudo de ZAP custa entre R$ 150 mil e R$ 350 mil. Os recursos advêm do esforço financeiro do Sebrae Minas e dos produtores. Apenas nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba do estado, até o início do ano, seis projetos foram finalizados, com 1 milhão de hectares atendidos e quase R$ 1 milhão investidos em diagnóstico hídrico.
“Estes recursos foram aplicados na implantação de práticas conservacionistas dos solos – construção de barraginhas e terraceamentos -, recuperação de nascentes e áreas de preservação permanente, manutenção de estradas rurais e asfaltamento de rodovias importantes para o escoamento da produção agrícola”, justifica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
O próximo diagnóstico apresentado será em Sacramento, no Triângulo Mineiro, sobre as condições da microbacia do Ribeirão Borá e seu entorno. O evento – promovido com o apoio da Prefeitura de Sacramento e da empresa Scala – será realizado nesta quarta-feira (22/3), às 8h30, na Casa de Cultura Sérgio Pacheco (Rua Cel. José Afonso de Almeida, 184).
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sebrae
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Brasil e Mundo

Fim da Carteira Nacional de Habilitação

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A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

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Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

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Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

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