Brasil e Mundo
Equipe de Lula precisa de chaveiro para abrir sala no Planalto


A guerra entre os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ganhou um capítulo inusitado na última semana do governo anterior. A equipe do petista precisou chamar um chaveiro para abrir portas do Palácio do Planalto .
De acordo com informações da jornalista Natuza Nery, do Portal G1, e confirmadas pelo Portal iG, o grupo responsável por preparar a cerimônia de posse de Lula decidiu visitar o Palácio do Planalto para ver se tudo estava correto para que o atual mandatário pudesse subir a rampa e discursar no Parlatório.
Ao chegarem ao local, os profissionais foram até o terceiro andar para verificar o gabinete presidencial. Porém, todos foram surpreendidos quando perceberam que a sala estava fechada e ninguém da equipe bolsonarista tinha deixado a chave.
Com o clima hostil, o grupo resolveu chamar um chaveiro para conseguir entrar na sala. A informação foi passada para o presidente Lula, que demonstrou incômodo com o episódio. Apesar do ocorrido, o petista optou por não fazer alarde e focou apenas na cerimônia de posse.
Lula x Bolsonaro
A relação entre Lula e Bolsonaro nunca foi boa. Em 2018, o capitão da reserva foi eleito criticando os governos do PT e comemorou a prisão do petista. Inclusive, convidou o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), responsável pela condenação em primeira instância do atual governante do país, para ser ministro da Justiça e Segurança Pública.
Ao longo dos últimos quatro anos, bolsonaristas atacaram sistematicamente petistas e pessoas com ideologia mais próxima da esquerda. “Vamos fuzilar a petralhada”, chegou a dizer Bolsonaro para os seus apoiadores.
No ano passado, Lula fez uma campanha defendendo a democracia e pedindo o fim do ódio. O clima tenso ficou entre ele e o ex-presidente ficou evidenciado nos debates promovidos pelos canais Band e Globo.
Uma das cenas que mais chamou a atenção do eleitor foi quando Bolsonaro pediu para Lula ficar ao seu lado, mas o petista se recusou. “Não quero ficar perto de você”, falou o governante de forma séria.
Bolsonaro se recusou a passar a faixa presidencial ao novo presidente do Brasil. Ele viajou aos Estados Unidos e deve retornar apenas em março.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas