Brasil e Mundo
Escândalo das joias: Ex-ministro ganha R$ 34 mil dos cofres públicos


O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque , recebe R$ 34 mil mensalmente por fazer parte do conselho da Itaipu . O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perderá o cargo em breve, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará outros nomes para a função.
Além de Bento, também há os bolsonaristas Célio Faria Junior, ex-assessor especial, e Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, que substituiu Albuquerque no ano passado.
Albuquerque está envolvido no escândalo da entrada ilegal de joias de diamantes no Brasil. Ele possui o cargo de conselheiro até maio de 2024, mas o governo federal pode fazer substituição a qualquer momento. O governo Lula tem avaliado quais nomes serão indicados.
As pessoas que costumam fazer parte dos conselhos são indicações políticas. Como o sistema de governo no Brasil é o de coalizão, os presidentes escutam os partidos da base governista e pedem indicações para que todas as agremiações se sintam representadas. Há presidentes que pedem nomes técnicos, enquanto outros optam por figuras políticas.
Além de não mexer no conselho de Itaipu, a Casa Civil também não fez alterações na composição dos principais conselhos administrativos de estatais, como a Petrobras e Embraer. As trocas estão previstas para ocorrer em abril, segundo o Estadão.
Bento Albuquerque e o escândalo das joias
A comitiva de Bento Albuquerque voltou da Arábia Saudita com dois pacotes com presentes e uma escultura dados pelo governo saudista em outubro de 2021. Uma caixa de relógio e outros itens de valor foram entregues ao antigo mandatário do Brasil em novembro do ano passado, quando o ministro de Minas e Energia era Adolfo Sachsida.
O ex-ministro disse para os fiscais da Receita que as peças de diamantes eram da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Ele prestará depoimento nesta semana e mudará sua versão. Além disso, Albuquerque aceitou em receber toda a responsabilidade por parte dos bolsonaristas. A intenção é proteger a imagem do ex-presidente e também de Michelle.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais