Brasil e Mundo
Escândalo das joias: Ex-ministro ganha R$ 34 mil dos cofres públicos
O ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque , recebe R$ 34 mil mensalmente por fazer parte do conselho da Itaipu . O aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) perderá o cargo em breve, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará outros nomes para a função.
Além de Bento, também há os bolsonaristas Célio Faria Junior, ex-assessor especial, e Adolfo Sachsida, ex-ministro de Minas e Energia, que substituiu Albuquerque no ano passado.
Albuquerque está envolvido no escândalo da entrada ilegal de joias de diamantes no Brasil. Ele possui o cargo de conselheiro até maio de 2024, mas o governo federal pode fazer substituição a qualquer momento. O governo Lula tem avaliado quais nomes serão indicados.
As pessoas que costumam fazer parte dos conselhos são indicações políticas. Como o sistema de governo no Brasil é o de coalizão, os presidentes escutam os partidos da base governista e pedem indicações para que todas as agremiações se sintam representadas. Há presidentes que pedem nomes técnicos, enquanto outros optam por figuras políticas.
Além de não mexer no conselho de Itaipu, a Casa Civil também não fez alterações na composição dos principais conselhos administrativos de estatais, como a Petrobras e Embraer. As trocas estão previstas para ocorrer em abril, segundo o Estadão.
Bento Albuquerque e o escândalo das joias
A comitiva de Bento Albuquerque voltou da Arábia Saudita com dois pacotes com presentes e uma escultura dados pelo governo saudista em outubro de 2021. Uma caixa de relógio e outros itens de valor foram entregues ao antigo mandatário do Brasil em novembro do ano passado, quando o ministro de Minas e Energia era Adolfo Sachsida.
O ex-ministro disse para os fiscais da Receita que as peças de diamantes eram da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Ele prestará depoimento nesta semana e mudará sua versão. Além disso, Albuquerque aceitou em receber toda a responsabilidade por parte dos bolsonaristas. A intenção é proteger a imagem do ex-presidente e também de Michelle.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias