Brasil e Mundo
Ex-ministro sanfoneiro é nomeado por Bolsonaro para presidir Embratur


O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), também conhecido como “ ministro sanfoneiro ”, foi nomeado à Presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur . A escolha do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.
A decisão de colocar Gilson no cargo ocorre faltando menos de dois meses para Bolsonaro sair da Presidência da República. Machado terá um mandato de quatro anos, caso não seja demitido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocupará o Palácio do Planalto a partir do dia 1° de janeiro de 2023.
Gilson Machado saiu do Ministério do Turismo em março deste ano para disputar uma vaga no Senado por Pernambuco, nas eleições que ocorrerão em outubro. Porém, ele foi derrotado por Teresa Leitão (PT).
Ele foi escolhido por Bolsonaro para assumir o Ministério do Turismo em dezembro de 2020. Antes de ser ministro, Gilson chegou a ser presidente da Embratur, além de ter atuado como empresário, produtor rural, veterinário, músico e líder da banda Forró da Brucelose.
A fama de sanfoneiro
Por ter uma banda de forró, Gilson passou a participar por diversas vezes das lives semanais do presidente da República para falar sobre suas ações do governo federal. Era constante a aparição de Machado tocando a sanfona e alegrando Bolsonaro.
Claro que isso se transformou em meme nas redes sociais. Opositores passaram a chamar as cenas envolvendo o ex-ministro de “trash” e desrespeitoso com as vítimas da Covid-19, já que algumas apresentações ocorreram quando o Brasil enfrentava o pior momento da pandemia.
Apesar das críticas, Gilson não perdeu prestígio com os bolsonaristas. Inclusive, lideranças políticas chegaram a sugeri-lo para ser vice da chapa do chefe do Executivo federal na busca pela reeleição.
A argumentação era que Machado nasceu no Nordeste e poderia atrair simpatizantes da região. No entanto, Bolsonaro optou pelo General Braga Netto (PL) e lançou o ex-ministro para disputar o Senado.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas